Sorveteria Ki Delícia
Por: flaviodfarias • 14/9/2015 • Relatório de pesquisa • 802 Palavras (4 Páginas) • 134 Visualizações
PROGRAMA ESTAGIO 2015
ETAPA DE PAINEL
Estudo de caso: Produtos KDelícia
Os sorvetes KDelícia, nasceu da ideia do seu fundador em vender sorvetes de uma distribuidora, de porta em porta, porém a distribuidora era de pequeno porte e sua mãe desempregada, resolveu a aprender a fabricar sorvetes caseiros para o então menino vender e eles terem um lucro maior. A ideia cresceu, e eles, mãe e filho, abriram sua pequena fábrica com sorvetes artesanais, sendo um referencial no local em que moravam, o menino agora um rapaz, viu que eles podiam se expandir ainda mais, e passaram a vender nos municípios circunvizinhos e a ter revendedores da sua marca.
--
Porém, foi preciso mudar a estrutura de distribuição, pois, para o tipo e o custo do produto vendido, ficava muito caro o sistema de comissões e de prazos de pagamento habituais ao canal de venda somente da pequena fábrica. Foi nesta época que Alfred Costa optou por atender diretamente a pequenos pontos-de-venda, como padarias, bares e lanchonetes, sem contar com a intermediação de atacadistas ou distribuidores. A experiência de sair vendendo pessoalmente, de loja em loja, foi considerada insubstituível pelo empresário, pois graças a ela, sabe exatamente como se vende, conhece profundamente o mercado e o perfil dos compradores, as dificuldades e oportunidades encontradas, podendo, portanto, preparar seus vendedores da melhor maneira para o dia-a-dia nas ruas. Além de vender o produto, buscou também informações técnicas: como fabricar, conservar, embalar, e assim por diante. Nesta busca de aperfeiçoamento da qualidade, fez cursos de vários tipos, desde aqueles oferecidos por grandes fornecedores italianos e revendedores de poupas de fruta até cursos tipicamente voltados para donas de casa.
-
Um momento difícil para a empresa ocorreu no inverno de 1994. O inverno se estendeu naquele ano, e as mudanças na economia e na política, causaram para ele grandes prejuízos. Mais uma vez, Alfred não ficou parado, reclamando, nem saiu atrás de empréstimos para cobrir as despesas. Ao contrário, buscou oportunidades de longo prazo. Como o fim do ano se aproximava, comprou uma máquina para fazer biscoitos, geleias e pães artesanais, e vendeu-os; montou quiosques em feiras para oferecer não só seus sorvetes artesanais, mas também produtos adequados à temperatura do inverno também: ou seja, quando a situação de seus produtos se complicou, a empresa mudou, rápida e temporariamente, sua oferta ao mercado para poder suprir os problemas.
- -
A primeira loja só veio em 2000, na cidade de Boa Viagem, Pernambuco. Pouco depois, ainda neste ano, a empresa implantou o sistema de franquia. Era o que faltava para dar consistência à empresa. Nos anos seguintes foram inauguradas centenas de lojas. Em 2007, para dar conta da expansão, a empresa abandonou sua antiga fábrica de dois mil metros quadrados, e inaugurou uma nova unidade de 10 mil metros quadrados em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. O novo empreendimento consumiu um investimento inicial de R$ 10 milhões.
A KDelícia oferece uma linha diversificada de sorvetes, pães, geleias e biscoitos artesanais, buscando o aprimoramento constantes através de estudos fora do país, principalmente na Itália e França, buscando a excelência dos seu produtos e na qualificação dos seus colaboradores.
Instruções para o Trabalho:
Com base neste histórico de sucesso, prepare uma apresentação de até 20 minutos, considerando os questionamentos abaixo:
● Analise e descreva todas as ações que fizeram um vendedor de sorvetes se tornar um empresário de sucesso.
...