TCC CLIMA ORGANIZACIONAL: FATORES MOTIVACIONAIS E SEUS EFEITOS SOBRE A PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO DE PESSOAS
Por: Herickson Stally • 8/9/2022 • Monografia • 7.815 Palavras (32 Páginas) • 297 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Anápolis
2017
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
Clima Organizacional: Fatores motivacionais e seus efeitos sobre a produtividade e manutenção de pessoas
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera de Anápolis, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em (Administração).
Aprovado em: __/__/____
BANCA EXAMINADORA
Prof(ª). Titulação Nome do Professor (a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor (a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor (a)
RESUMO[a]
A crescente necessidade de gestores em uma busca de melhoria na sua organização, e a evolução do comportamento organizacional trouxe um impacto bastante nos diversos meios, uma das interferências é um clima organizacional desfavorável, para reversão desse problema são elaborados modelos de análises de clima, em sua riqueza de fatores para enfatizar mais os níveis de clima, no decorrer do tempo os fatores de comportamento aumentaram pelo comportamento do mesmo ser diversas. Por isso o conhecimento do clima deve ser sempre estudado e proporcionar o crescimento do assunto que ajudam os empresários a conhecer mais sua organização. O objetivo desse estudo é ampliar os conhecimentos sobre o assunto e exemplificar seus benefícios, assim especificando os modelos existentes indicando para cada caso de organizações, a produção relacionada com o clima é evidenciado como uma situação favorável de ser aplicada, ou seja, um clima favorável desenvolve um aumento na produção. O conhecimento sobre o assunto ajudará em um maior aprofundamento da área administrativa e das organizações ao crescimento nas suas areas, tanto no conhecimento a execução.
Palavras-chave: Clima organizacional positivo; Produtividade; Motivação.
ABSTRACT
The growing necessity of gestores in an improvement search in his organization, and the evolution of the behavior organizacional brought an impact enough in several ways, one of the interferências is a climate organizacional unfavorable, for reversion of this problem there are prepared models of analyses of climate, in his factors wealth to emphasize more the levels of climate, in the course of the time the behavior factors increased for the behavior of the same being much. Therefore the knowledge of the climate must always be studied and provide the growth of the subject that the businessmen help to know more his organization. The objective of this study is to enlarge the knowledges on the subject and to exemplify his benefits, when so the existent models are specifying indicating for each case of organizations, is shown up the production connected with the climate like a favorable situation of being applied, in other words, a favorable climate develops an increase in the production. The knowledge on the subject will help in a bigger deepening of the administrative area and of the organizations to the growth in his areas, so much in the knowledge the execution.
Key-words: Positive organizational climate; Productivity; Motivation.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Hierarquia da motivação de Watson (1974). 31
LISTA DE QUADROS
Quadro 1 – Níveis de clima organizacional. 23
SUMÁRIO[b]
INTRODUÇÃO
O clima organizacional pode ser definido como a percepção que um indivíduo ou grupo tem com relação a empresa na qual trabalha. Esta percepção é composta por experiências, procedimentos, conceitos e métodos que compõem a organização e principalmente o setor no qual este indivíduo se encontra. Este conceito agrega ainda que o clima organizacional diz respeito ao elo que o indivíduo cria entre suas expectativas, valores e ideais pessoais alinhados com os do empreendimento, torna-se claro que o clima organizacional é composto em parte por expectativas e componentes que antecedem uma determinada situação. Tem também como principal característica a ideia de mudança e instabilidade unida a capacidade de influenciar em características particulares dos indivíduos.
Apesar de aparentar ser algo abstrato, atualmente observa-se que o fator clima organizacional possui imenso peso com relação ao produto final, atentando a isto, as empresas passaram a observar que o cliente interno (colaborador) possui alto grau de relevância na satisfação do consumidor final ou cliente externo, e passaram a mensurar e criar ferramentas que proporcionam a melhora do fator clima organizacional. A mensuração do clima organizacional deve manter o foco nas práticas que ocorrem na organização, consequentemente, após o resultado focar nos fatores a serem incrementados visando melhora do clima.
As organizações buscam principalmente como base, modelos de análise já criados por diversos autores conceituados para muitas vezes adaptarem estes de acordo com a organização a qual pretendem aplica-lo. Basicamente os modelos de análise são compostos pela entrada de informações que geram o clima, como exemplo, as necessidades, estruturas (físicas e organizacionais), grupos, comunicação, liderança, estratégia de motivação, e após isto concluem com a mensuração do retorno que objetiva o aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo, satisfação, qualidade, diminuição do retrabalho, dentre outros. Apesar de ser um fator que aparenta ter instabilidade, quando atingido determinado grau de retorno satisfatório, pode ser instaurado na rotina do empreendimento e sustentado pela cultura do mesmo.
...