TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA E TEORIA CLÁSSICA
Por: marii583 • 9/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.240 Palavras (9 Páginas) • 320 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO PAULISTANO UNIPAULISTANA
Tecnólogo Gestão de Recursos Humanos
TEORIA DA ADMINISTRAÇAO CIENTIFICA E TEORIA CLASSICA
SÃO PAULO
2018
TEORIA DA ADMINISTRAÇAO CIENTIFICA E TEORIA CLASSICA
Projeto para o Curso Superior de Tecnologia em
Gestão de Recursos Humanos apresentado ao
Centro Universitário Paulistano Unipaulistana,
Como parte dos requisitos. Sob a orientação do
Prof.
São Paulo
2018
Sumario
Introdução ............................................................................................................1
Administração cientifica ........................................................................................2
Princípios .............................................................................................................4
Teoria Clássica ....................................................................................................5
Vantagens e Desvantagens .................................................................................7
Conclusão.............................................................................................................8
INTRODUÇÃO
Dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da administração, embora ambos não tenham se comunicado entre si, e tenham partido de pontos de vista diferentes e mesmo opostos, o certo é que suas ideias constituíram a base da chamada abordagem clássica da administração.
Este trabalho visa identificar as diferenças entre a teoria clássica de Fayol e a teoria cientifica de Taylor, analisar como as orientações diferentes se completam com relativa coerência com base em suas ideologias, e o que determina o sucesso de uma empresa.
São Paulo
2018
Administração cientifica
O nome Administração cientifica, é devido a tentativa de aplicações de métodos da ciência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da administração são a observação e a mensuração. A escola da Administração científica foi iniciada no começo desse século pelo engenheiro Americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna TGA. Taylor teve inúmeros seguidores, Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth e outros. Provocando uma verdadeira revolução no pensamento administrativo, e no mundo industrial da sua época. Sua preocupação inicial era eliminar perdas e desperdícios sofridos pelas empresas, aumentar o nível de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
Taylor nasceu na Filadélfia, veio de uma família com princípios rígidos e educado com uma mentalidade disciplinar. Iniciou sua carreira como operário e se formou como engenheiro. Na época vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalancear o pagamento por peça. Isso fez com que Taylor estudasse o problema para tentar uma solução que atendesse ambas as partes, patrões e empregados. Isso passou por dois períodos
O primeiro período Taylor publicou seu livro “ Shop Management (Administração de Oficinas), 1903”. Com técnicas do trabalho operário, por meio do estudo de tempos e movimentos. Começando de baixo Taylor junto com os operários no nível de execução. Fez um paciente trabalho de análise das tarefas que cada operário realizava. Verificou que o operário produzia menos do que era capaz com o equipamento disponível. Concluiu que o operário que produzia mais recebia a mesma quantia que o operário que produzia menos do que era capaz. Viu a necessidade de pagar mais ao operário que produz mais. Em essência Taylor diz em Shop Management que:
- O objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.
- Para realizar tal objetivo a administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formula princípios e estabelecer processos
- Empregados devem ser colocados em seus postos com matérias e condições de trabalho adequados para que as normas possam ser cumpridas
-O empregado deve ser treinado para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa que a norma seja cumprida.
Seu ponto de partida foi a aplicação dos princípios tecnológicos de sua época ao trabalho manual. Por tanto ele identificava o trabalho a ser feito, e designava a maneira certa a ser realizado e finalmente reunia as operações, de forma que poderia ser realizada mais rapidamente e com maior economia de tempo e movimentos.
O segundo período de Taylor corresponde ao livro “Princípios da Administração Cientifica” quando concluiu que o trabalho operário deveria ser companhada de uma estruturação geral da empresa e que se tornasse coerente a aplicação dos princípios. Então desenvolveu seus estudos sobre Administração geral, e a denominou de administração cientifica, sem deixar sua preocupação quanto a tarefa do operário.
Para Taylor as industrias tinham três males
O primeiro era a vadiagem (sistema de operários que reduziam a produção um terço do que seria normal, para evitar a redução de tarifas de salários.
Há três causas de determinantes de vadiagem no trabalho
- O engano entre os trabalhadores de o maior rendimento do homem e da máquina provocaria o desemprego dos operários.
- O defeito do sistema de admiração que forçava os operários a ter ociosidade no trabalho, a fim de proteger seus interesses pessoais.
- Os métodos empíricos ineficientes utilizados nas empresas, com quais os operários desperdiça grande parte do seu esforço e tempo.
O segundo, desconhecimento da gerencia, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.
E terceiro, A falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho
Para reparar esses três males Taylor idealizou a organização Racional do trabalho, segundo ele era uma evolução e não uma teoria, tendo como 75% de análise e 25% de bom senso.
Para Taylor a implantação da administração cientifica deve ser gradual, e obedecer a um período de 4 a 5 anos, para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por partes dos empregados e prejuízo aos patrões. Administração cientifica é a combinação de “ciência no lugar de empirismo, harmonia em vez de discórdia. Cooperação e não individualismo Rendimento máximo em lugar de produção reduzida desenvolvimento de cada um a fim de alcançar maior eficiência prosperidade”.
...