TEORIA DA DECISÃO
Por: laurasampaio • 20/10/2016 • Trabalho acadêmico • 3.286 Palavras (14 Páginas) • 527 Visualizações
[pic 1]Faculdade de Tecnologia de São Paulo- Barueri
Disciplina de Processos Gerenciais - GTI 2016
Grazielle Santos
Professora: Margarete Cansado
Teoria da Decisão
Herbert Alexander Simon
[pic 2][pic 3]
SUMÁRIO
1.Introdução
2. Biografia
3. Definições
3.1 O que é Decisão?
3.2 O que é Problema?
3.3 O que compõe uma decisão?
4. Teoria da Decisão
4.1 Processo Decisório
4.2 Etapas que envolvem o processo
5. A organização como um sistema de decisões
6. Decorrências da Teoria da Decisão
7. Pincipais tipos de Decisões
7.1 Decisões programáveis
7.2 Não-Programáveis
7.3 Decisões Semi-Programáveis
8. Condições de decisão
9. Conclusão
10. Referências
[pic 4]
1. INTRODUÇÃO
A teoria da decisão trabalha com a tomada de decisões racionais e consistentes em situações de incerteza, oferecendo um conjunto de conceitos e técnicas para apoio do decisor. O objetivo da Teoria da Decisão é apoiar a escolha de uma ação (ou de uma estratégia) que seja consistente com as alternativas, a informação, os valores e a lógica do decisor no momento da tomada de decisão.
Este trabalho foi realizado com objetivo de esclarecer a Teoria Das Decisões de Herbert Alexander Simon, que em linhas gerais visa na tomada de decisões por parte da organização e dos empregados, a qual pode-se ter o sucesso ou o fracasso.
É necessário para tomada de decisões uma análise do ambiente externo e interno, dado que as decisões podem refletir diretamente no funcionamento e produção da organização. Portanto em qualquer cargo exercido o administrador, gerente ou empregador deve ter o conhecimento do ambiente em que a organização se encontra para tomar decisões.
2. BIOGRAFIA
Herbert Alexander Simon nasceu em 15 de junho de 1916 na cidade norte-americana de Milwaukee-Wisconsin e faleceu em 2001, era filho de uma americana de origem europeia, e de um engenheiro elétrico que emigrou da Alemanha para os Estados Unidos em 1903. Foi um cientista norte-americano especializado em diversos ramos, como, psicologia, matemática, economia e inteligência artificial, e assim sendo bem popular por suas obras.
Iniciou seus estudos em uma escola pública de Milwaukee, na qual demonstrou interesse por ciências Sociais. Em 1933 entrou para a Universidade de Chicago estudando Ciências Sociais e Matemática, seu mentor principal foi Henry Schultz, econometrista e economista matemático, e defendeu uma dissertação de doutorado no campo da tomada de decisões organizacionais entre 1939 e 1942.
Logo em seguida dirigiu um grupo de pesquisa na Universidade de Califórnia e foi professor de ciência política no Instituto de Illinois de Tecnologia. Voltou para Chigaco onde participou do Staff da Cowles Commission aprofundando-se nos estudos de economia na área de institucionalismo e realizou um trabalho para a disciplina de Governo Municipal. Estudando um dos problemas clássicos de orçamentação na administração do lazer público de Milwaukee. Se dividia entre duas partes: Conselho Escolar e o Departamento de Parques, Simon então, verificou que a simples decisão de distribuir recursos entre as duas divisões, ia muito além do que os manuais de economia ensinavam, observando as preferencias e apreço do tomador de decisão, geralmente, pensavam mais do que as considerações economicamente racionais (investir no que traz resultados melhores). A partir desse estudo Simon viu o problema como sendo uma questão de tomada de decisões humanas e de racionalidade limitada e em 1945 publicou Comportamento Administrativo, um estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas, que têm suas raízes no estudo de Milwaukee, onde obteve também o título de PhD, na área, em 1943.
Simon criou A Teoria Das Decisões, para que possa explicar o comportamento humano nas organizações, sendo assim, um emblemático da Escola Comportamental da Administração Convencional e da Escola Cognitiva do Pensamento.
Entretanto, em 1947 publicou Conduta Administrativa, obra em que posteriormente ele recebeu o Prêmio Nobel de Economia, argumentava que à medida que o negócio cresce, processos efetivos para a tomada de decisões tornam-se muito mais complexo, assim os gerentes têm dificuldade de obter todas as informações que eles precisam.
Em 1948, ele trabalhou na administração pública sob o chamado Plano Marshall, basicamente, visa à reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial. Em 1975 ganhou o Prêmio Turing por contribuições à computação.
Em 1978 recebeu o Prêmio Nobel de Economia por seu trabalho sobre os processos de escolha e teoria da decisão, desenvolvida durante o seu doutorado.
Por outro lado, leva em consideração a forma como eles afetam as decisões, tanto em suas relações sociais e de acordo com funcionários e parceiros. Isso faz com que, de acordo com Simon, o gerente não pode escolher em todos os momentos a estratégia certa para maximizar os benefícios (como a realização de análise econômica tradicional) e em vez disso se contenta com o pressuposto de lucro razoável que possam adaptar em suas decisões.
3. DEFINIÇÕES
3.1 O que é Decisão?
Decisão é saber escolher utilizando conhecimentos e habilidades adquiridas ou à experiência entre várias alternativas para satisfazer um propósito. Portanto é o processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de cursos de ação que a pessoa deverá seguir.
A tomada de decisões é basicamente o campo de maior virtude para o ser humano, e é o que nos faz diferentes do resto dos seres viventes. Quando enfrentamos um problema, devemos tomar uma decisão para poder soluciona-lo. Portanto, se apresentam nas alternativas, sobre as quais devemos raciocinar e tomar a que nos pareça suficientemente racional e que nos permita chegar o mais próximo ou aproximado da meta esperada. Emitimos em silêncio um plano, que nos ajuda na tomada de decisões, incluindo decisões relacionadas com modificar esse plano.
...