TEORIA GERAL DA ADM
Por: danimoraes2288 • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.071 Palavras (13 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração – 2° SÉRIE A
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)
SOROCABA – SP
2014
Sumário
1 ETAPA 1 – A abordagem clássica da Administração.
1.1 Passo 1
1.2 Passo 2
1.3 Passo 3
2 ETAPA 2 – Concepção de teoria e de administração.
2.1 Passo 1
2.2 Passo 2
2.3 Passo 3
3 ETAPA 3 – Conceitos de ecologia, tecnologias e estratégias de gestão visando resultados.
3.1 Passo 1
3.2 Passo 2
3.3 Passo 3
3.4 Passo 4
4 ETAPA 4 – Estratégias de Readministração.
4.1 Passo 1
4.2 Passo 2
4.3 Passo 3
4.4 Passo 4
- ETAPA 1 – A abordagem clássica da Administração.
- Passo 1
Analisamos os conteúdos individualmente, discutimos e compreendemos o assunto proposto, dessa forma elaboramos ideias para preencher o passo 2.
- Passo 2
Através da pesquisa realizada chegamos a seguinte conclusão:
Taylor foi considerado o pai da administração científica, começou como operário, se tornou engenheiro e chegou a altos cargos em empresas americanas. Por conta de sua vasta experiência produtiva promoveu a criação e aplicação dos conceitos de administração na produção objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. Atingiu a eficiência no trabalho dando ênfase em processos inteligentes, economizando os esforços de seus subordinados com foco na redução de custos de produção. Seus principais conceitos são: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, treinamento e seleção de trabalhadores, coordenação entre as atividades.
Fayol foi considerado o pai da organização estrutural (administração clássica), ele elevou os conceitos administrativos a todos os patamares das empresas, seus principais fundamentos eram estabelecer os objetivos da empresa, organizar, comandar, coordenar e controlar. Outro destaque de Fayol foi a idéia de dividir a empresa em seis funções básicas, são elas: Técnicas (relacionadas a produção), Comerciais (relacionadas a compra e venda), Financeiras ( relacionadas ao controle de capital), Segurança ( relacionadas a proteção e preservação de bens), Contábeis (relacionadas com balanços e estatísticas) e Administrativa ( relacionadas a integração das outras 5 funções).
Comparando os mesmos podemos dizer que Fayol buscava a estruturação da empresa com o objetivo de aumentar a eficiência da organização por meio da definição dos níveis de responsabilidade. Taylor deu ênfase a definição de tarefas dos funcionários buscando alcançar a eficiência da organização por meio da especialização dos operários.
- Passo 3
Analisando as teorias clássicas e científicas, podemos comparar perfeitamente Jose e Carlos (sócios-irmãos) com Taylor e Fayol.
José é responsável pela parte administrativa e conta com o auxilio de duas funcionárias. A situação atual da JC Confecções é de extrema dificuldade em todo seu processo administrativo, como queda de vendas, colaboradores desmotivados, desrespeito à hierarquia e reclamações de clientes.
Os fundamentos de Fayol se encaixam perfeitamente para a solução dos problemas administrativos enfrentados por José, o mesmo busca a estruturação da empresa por meio da separação de responsabilidades, o que não ocorre na JC Confecções.
Carlos por sua vez, se relaciona ao Taylorismo, ou seja, responsável pela produção. Enfrenta dificuldades relacionadas à falta de definição das tarefas dos empregados, elevando assim a deficiência da qualidade dos produtos. Os funcionários se dividem de maneira desorganizada e desta forma não aproveitam suas respectivas especializações.
- ETAPA 2 – Concepção de teoria e de administração.
- Passo 1
Assistimos ao vídeo individualmente, analisamos o conteúdo exposto e discutimos ideias.
- Passo 2
No vídeo podemos identificar fundamentos de Taylor e Fayol, onde é visualizado de forma clara algumas situações onde os conceitos foram aplicados. O PLT explica de maneira mais detalhada a Abordagem Clássica da Administração e cita que a mesma está nas conseqüências geradas pela revolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição da improvisação, ou seja, mostra a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível.
...