TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Marque a alternativa INCORRETA:
  1. A reforma gerencial significa a introdução da cultura e das técnicas gerenciais modernas na Administração Pública.
  2. A Administração Pública Gerencial relaciona o interesse público com o interesse da coletividade e não com o do aparato do Estado.
  3. A Administração Pública Gerencial se apresenta negando todos os princípios da Administração Pública Burocrática.
  4. A diferença fundamental da Administração Gerencial para a Burocrática está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados.
  5. O consumerismo consiste em uma reorientação do gerencialismo puro, mais voltada à racionalização e tendo como ponto central a satisfação das necessidades dos cidadãos, consumidores de serviços públicos.

  1. A Reforma Administrativa de 1967, implementada pelo Decreto-Lei federal n.200:
  1. Cerceou a autonomia das entidades integrantes da Administração indireta, submetendo-as às mesmas regras previstas para a Administração direta, como licitações e concurso público;
  2. Retomou o processo de centralização da atuação administrativa;
  3. Introduziu mecanismos de parceria com instituições privadas sem fins lucrativos;
  4. Desencadeou um movimento de descentralização da atuação estatal, com a transferência de atividades a autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista;
  5. Priorizou a atuação do Estado no fomento e regulamentação dos setores produtivos e a sua retirada como prestador direto de serviços públicos.

  1. Selecione a opção que indica corretamente aspectos da reforma administrativa brasileira da década de 1930:
  1. Criação do Departamento de Pessoal do Servidor Público, adoção de princípios de desconcentração, instituição de carreiras no serviço público, recrutamento baseado no mérito.
  2. Criação do Departamento Administrativo do Serviço Público, adoção de princípios de centralização, instituição de carreiras no serviço público, recrutamento baseado no mérito.
  3. Criação da Escola de Relações Humanas, adoção de princípios hierárquicos, instituição de remuneração por produção, recrutamento baseado no sistema discricionário.
  4. Criação do Departamento Administrativo do Serviço Público, adoção de princípios hierárquicos, instituição de carreiras técnico-profissionais, recrutamento baseado no sistema discricionário.
  5. Criação do Departamento Pessoal do Servidor Público, adoção de princípios de horizontalização, formalização da função orçamentária, recrutamento baseado no mérito.
  1. Qual dos itens abaixo não representa adequadamente o movimento conhecido como New Public Management - NPM.
  1. A NGP é um movimento cuja origem remonta às mudanças havidas nas administrações públicas de alguns países a partir da década de 1970, principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra.
  2. Uso de indicadores de desempenho transparentes, a utilização mais racional de recursos públicos, descentralização administrativa, a profissionalização dos servidores públicos, são característica da Administração Gerencial.
  3. Reafirmação do papel do Estado como o principal facilitador das soluções referentes aos problemas decorrentes da globalização, mudanças tecnológicas e climáticas, transformações demográficas.

d)  A NGP surge como resposta do Estado à crise econômica mundial, que resultou numa crise fiscal dos Estados; da necessidade de um novo direcionamento para a atuação dos Estados; e da necessidade de um novo modelo de administração capaz de atender às demandas dos cidadãos.

e)  Nos anos 1990, o Public Service Oriented resgatou os conceitos de transparência, dever social de prestação de contas, participação política, equidade e justiça, introduzindo novas ideias ao modelo gerencial puro.

  1. Dentre as afirmativas a seguir, marque a INCORRETA:

a) Tal como acontece com o modelo burocrático, o modelo gerencial adotado também se preocupa com a função controle.

b) O fim da Primeira República ou, ainda, República Velha, foi anunciado em 1930, marcando, a partir daí, um período ímpar de rompimento com a velha ordem na Administração Pública no Brasil.

c) No contexto das reformas, uma das iniciativas marcantes foi a criação do Conselho Federal do Serviço Público, em 1936, sendo transformado pelo Decreto-Lei n. 579 de 30 de julho de 1938, no Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), órgão que ficou responsável pela concepção, condução e execução das mudanças pretendidas, o que representou a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica.

d) No Núcleo Estratégico do Estado, a prevalência do modelo burocrático se justifica pela segurança que ele proporciona.

e) O maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrático incorporasse valores de eficiência, eficácia e competitividade.

  1. Sobre as experiências de reformas administrativas em nosso país, é CORRETO afirmar:
  1. A implantação do DASP e a expedição do Decreto-Lei n.200/1967 são exemplos de processos democráticos de reformismo baseado no debate, na negociação e em um modelo decisório menos concentrador;
  2. Ainda que o formalismo e a rigidez burocrática sejam atacados como males, alguns alicerces do modelo weberiano podem constituir uma alavanca para a modernização, a exemplo da meritocracia e da clara distinção entre o público e o privado;
  3. O caráter neoliberal do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado foi a mola propulsora de seu amplo sucesso e da irrestrita adesão pelo corporativismo estatal;
  4. Já nos anos 1980, o Programa Nacional de Desburocratização propunha uma engenharia institucional capaz de estabelecer um espaço público não estatal, com a incorporação das Organizações Sociais;
  5. Desde os anos 1990, a agenda da gestão pública tem sido continuamente enriquecida, sendo hoje mais importante que as agendas fiscal ou econômica.

  1. Dentre as características que marcam a Administração Gerencial, marque a alternativa INCORRETA:
  1. Descentralização do aparelho de Estado;
  2. Uso de ideias e ferramentas gerenciais advindas do setor privado;
  3. Ênfase no processo e Impessoalidade;
  4. Indicadores de desempenho transparentes;
  5.  “Cidadão-cliente” (a utilização do termo é uma forma de aproximar a administração pública da lógica de mercado).
  1. Todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
  1. Até 1930, o Estado brasileiro era um verdadeiro mercado de troca de votos por cargos públicos; uma combinação de clientelismo e patrimonialismo.
  2. O Decreto-Lei n.200/1967 visava promover uma máquina administrativa nos padrões weberianos, baseada nas características de impessoalidade, formalidade e profissionalismo.
  3. A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei n.200, entretanto, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática.
  4. Com as regras da CF/88, a Administração Pública se tornou mais burocrática, mais hierárquica, mais rígida e mais centralizada.
  5. Como ministro do Mare, Bresser-Pereira elabora o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (Pdrae) a partir da análise das reformas ocorridas em outros países, como a Inglaterra, e das ideias contidas no livro Reinventando o Governo.
  1. Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. O conceito de Novo Serviço Público (NSP) vem sendo utilizado para denominar o modelo emergente que se mostra presente sempre que a comunidade ou o cidadão coproduzem o bem público ou os serviços públicos com os agentes públicos.
  2. O NSP surge como uma alternativa à Nova Gestão Pública, inspirado na teoria política democrática.
  3. A reforma do aparelho do Estado teve como foco tornar a Administração Pública mais eficiente e mais voltada para a cidadania.
  4. Os mecanismos de controle da CF/88 favoreceram o controle social, mas o modelo burocrático expresso pela CF/88 dificulta a transparência administrativa.
  5. A criação do DASP constitui-se na tentativa de adoção de um modelo gerencial na administração federal.
  1. No contexto da Administração Pública brasileira podem ser destacadas algumas transformações da Administração Pública brasileira, dentre elas, EXCETO:
  1. Criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) em 1936;
  2. A publicação do Decreto Lei n. 200/67 durante o Regime Militar;
  3. Promulgação da Constituição de 1988;
  4. A chegada da corte portuguesa ao Brasil, na cidade de Salvador, em 1808;
  5. A reforma dos anos 90.

BONS ESTUDOS!!!!!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (346.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com