TRABALHO DE ECONOMIA: “Pensadores clássicos e marxistas”
Por: Paulo Eduardo Freire • 7/12/2018 • Trabalho acadêmico • 470 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL GUAXUPÉ
TRABALHO DE ECONOMIA
“Pensadores clássicos e marxistas”
ALUNO: Paulo Eduardo Freire Couto e Silva
PROFESSOR: Aurélio
TURMA: 1°B- Direito
GUAXUPÉ
2018
Dentre todas as aulas que tivemos em economia, vimos diversos autores diferentes que olharam a economia mundial de maneiras distintas, entre eles estão os clássicos: Adam Smith, Thomas Robert Malthus, David Ricardo e Jean Baptist Say. Vimos também um autor muito importante chamado Karl Marx que deu origem a linha de pensamento da qual ele se encaixa, chamada “marxista”.
Começando pelos clássicos, Adam Smith é considerado o “pai da política”. O autor não concorda com as ideias dos fisiocratas, para ele a riqueza se baseia na divisão do trabalho e na liberdade econômica e não somente ao trabalho na terra. O economista também defende que os países devem abrir-se para o comércio, realizando trocas. E assim sendo, obtém-se vantagem quando cada nação concentra seus esforços na produção dos bens que conseguem produzir em melhores condições. O pensamento de Adam Smith pode causar problemas na atual sociedade. Visto que, todo esse consumismo pregado em suas teorias econômicas, em nossa atual realidade causaria um impacto enorme em nossa ecologia. Porém se conseguirmos regular o aumento das indústrias e também o cuidado com a nossa ecologia, seria um avanço enorme.
Thomas Robert Malthus defende que as terras cultiváveis do planeta estão limitadas pelo espaço geográfico do território nacional e que de maneira natural irá existir um ponto de esgotamento na produção de alimentos. Malthus explica ainda que a população cresce de maneira mais rápida em comparação à produção agrícola. Porém atualmente percebe-se que Malthus errou em pensar que o crescimento populacional seguiria uma linearidade. Com o avanço das tecnologias , da medicina e também do controle de natalidade, não podemos afirmar que algum dia isso afetaria diretamente na produção mundial de alimentos.
David Ricardo foi considerado o principal teórico da linhagem clássica, este exibiu uma reformulação da teoria do valor-trabalho de Adam Smith. O economista, além disso, elaborou uma nova ponderação sobre repartição de rendas, lucros e salários, bem como adotou a teria do livre câmbio a estabilidade da moeda. David Ricardo, sobre a ótica do mundo atual, é o que mais se encaixa em nossa realidade.
Falando agora de Karl Marx e a escola marxista, o autor, após a Revolução Industrial , esboçou algumas das coisas que ele achava que eram fraquezas inerentes ao capitalismo. O economista via o crescimento como combustível para uma futura revolução. O linha de pensamento do Karl Marx é muito grandiosa , visto que , ela nos mostra a situação do trabalhador e a forma em que acontece a revolução. Suas obras ligadas a economia, nos mostra que além de serem escritas em outra época, permanecem atuais, além do mais o trabalhador sempre foi utilizado como ferramenta capitalista e as drásticas derrubadas do sistema se tornam grandes revoluções.
...