TRABALHO EM GRUPO UNIP
Por: michelisuguro • 25/11/2015 • Dissertação • 357 Palavras (2 Páginas) • 1.871 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
7º SEMESTRE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ALUNA:
Micheli dos Santos Pires Suguro - RA 1201586
Polo Fernão Gaivota
2015
ESTUDOS DISCIPLINARES II
Trabalho em Grupo (TG)
Enunciado
Os operadores argumentativos são centrais na formação do discurso. Eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado em que são utilizados. Escolha um dos operadores argumentativos e dê um exemplo de aplicação em um texto curto que contenha o operador sublinhado, ou seja, escreva ao menos um parágrafo que contenha o operador argumentativo escolhido sublinhado. O texto deve ser diferente dos apresentados no ED.
Exemplo:
Juliana nunca conseguiu se casar. Claro que teve vários namorados (e casos rápidos também), mas nunca conseguiu manter um relacionamento forte o suficiente para levá-la ao altar. Em determinada ocasião, foi descuidada, engravidou e, com forte convicção religiosa, manteve a gravidez. Teve uma linda menina de nome Sula. Consequentemente, os vizinhos maldosos apelidaram Juliana de “mãe solteira”. Consequentemente é um operador que introduz uma conclusão relativa a argumentos apresentados em enunciados anteriores.
Os operadores argumentativos são centrais na formação do discurso, são as palavras que fazem a diferença, eles assumem diferentes funções, dão força, ou seja, potencializam a frase ou conteúdo, podendo às vezes até modificar o texto, fazendo toda a diferença na sua interpretação.
As palavras que funcionam como operadores argumentativos são os conectivos, os advérbios e outras palavras que, dependendo do contexto, não se enquadram em nenhuma das dez categorias gramaticais.
Segue abaixo um exemplo de operadores argumentativos:
O sonho de João.
João era um garoto muito sonhador.
Começou ir à escola muito cedo, porque queria ser alguém na vida, portanto, sabia que se estudasse e fizesse boa carreira, teria melhores oportunidades no futuro.
Começou então a dedicar mais tempo aos seus estudos, apesar de ter que ajudar o pai na plantação.
Com o passar do tempo, ele decidiu que queria ser engenheiro, mas sabia que teria que se esforçar muito para ter boas notas. Logo, chegou à conclusão de que quando se mudasse para perto da escola, era provável que tivesse melhor desempenho, pois sabia que a cidade onde estudava era tão boa, quanto o pequeno povoado onde vivia.
...