Tcc administração anhanguera parte teorica
Por: giovanagranadoo • 11/6/2015 • Monografia • 838 Palavras (4 Páginas) • 1.231 Visualizações
Parte 1
- Conceito de projeto de investimento
Desde a antiguidade, podem se gerenciar projetos como as construções das pirâmides, cidades e caravelas e a muitas formas diferentes para se explicar o que seria um projeto de investimento que na verdade pode ser conceituado em poucas palavras: “ Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único” Isso implica um prazo limitado, uma data estipulada para conclusão e um resultado diferente daquele produzido no curso da rotina operacional.
- Tipos de projetos de investimento
Os projetos apresentam-se em muitas formas e tamanhos:
Projetos de curta duração, empreendimentos baratos que duram apenas alguns dias e necessitam de recursos mínimos. Há também aqueles projetos que tem que ser executados em poucas horas ou não faram o menos sentido por exemplo: a troca de semáforos de uma cidade, coisas que devem ser executada de forma rápida e em horários de baixo movimento para não atrapalhar a cidade.
Os projetos de médio e longo prazo, podem se estender por muitos anos, e requerem grandes recursos financeiros e matérias, alto nível de habilidades e técnicas cientificas, e estrutura de administração complexas.
Mais todos os projetos apresentam características em comum como:
* São empreendimentos independentes
*Possuem proposito e objetivos específicos
*Tem duração limitada (inicio e fins bem definidos)
*entregam um resultado único
*recursos próprios
*Administração e estruturas administrativas próprias
- Duração de um projeto
Por conveniência as pessoas classificam os projetos em termo de duração, as três mais comuns são:
- Curto prazo: 1 mês a 1 ano.
- Médio Prazo: até dois anos.
- Longo Prazo: Mais de dois anos.
- Premissas e restrições de um projeto
Em todos os projetos existe um risco que podem ser administrado em todo o ciclo de vida do projeto. Para evitar estes riscos é necessária a administração dos mesmo, reduzindo a probabilidade ou minimizando as consequências.
A administração desses riscos ocorre em quatro fases;
- identificação – pode ser relacionada a decisões sobre o investimento, planejamento do projeto, relações politicas, crise ambiental ou econômica;
-A avaliação – leva em conta a natureza, a probabilidade, as consequências, custos e recursos, a dificuldade de avaliação do risco aumenta com o prazo, assim projetos de longo prazos são mais difíceis de avaliar.
- A analise e eliminação – são benefícios que incluem maior confiança, métodos , alternativos para reduzir as consequências, quantificação dos riscos que implicarão nas decisões estratégicas.
1.5 Estudo de Viabilidade de um projeto de investimento
Estudar a viabilidade de um projeto é reconhecer tudo que foi proposto para o mesmo, como um panorama que expresse toda a relação de interesses para alcançar os objetivos e prever possíveis resultados, riscos e consequências de cada etapa da ação.
2.1 O que é um plano de negócio?
O plano de negócios é em primeira instancia, um documento usado para descrever o negócio e apresentar a empresa aos fornecedores, clientes, investidores, etc.. A elaboração do plano abrange um processo de auto conhecimento e aprendizagem, permitindo empreendedor sinônimo de posicionar se no seu ambiente de negocio ou seja, o plano de negócios é uma direção que definirá todas as ações da empresa, podendo ser implantado não somente em uma nova organização, mas também em empresas mais antigas que estão utilizando o plano de negócios para pensar no futuro da organização, servindo como guia para a tomada de decisões.
...