Tecnicas De Administração De Pessoal
Projeto de pesquisa: Tecnicas De Administração De Pessoal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 7526592437 • 16/9/2014 • Projeto de pesquisa • 6.794 Palavras (28 Páginas) • 174 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..........................................................................................1
2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................2
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................4
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................7
5. ANEXOS...................................................................................................8
5.1. ANEXO I
5.2. ANEXO II
5.3. ANEXO III
5.4. ANEXO IIII
1. INTRODUÇÃO
A Área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar peça chave de transformações dentro de uma organização. Há pouco tempo atrás, o departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista. A gestão de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava a técnica e o mecanicismo do profissional.
É fundamental que o setor de recursos humanos tenha acesso as informações estratégicas da empresa, e possa participar ativamente deste processo de planejamento. Agir de forma estratégica é ter abertura para participar das reuniões de diretoria, não apenas como um ouvinte, mas como alguém que vai entender e poder colaborar para o desenvolvimento e alcance dos objetivos organizacionais.
Para que o recursos humanos seja, o que hoje chamamos de RH estratégico, os profissionais que atuam nesta área precisam desenvolver e possuir diversas habilidades e atitudes que irão auxiliar a sua inclusão no nível estratégico das organizações. É necessário ter uma excelente capacidade de comunicação e atitude de posicionamento dentro da empresa, de maneira que consiga ter acesso e possa participar de forma efetiva das decisões estratégicas do negócio. É preciso agir, saber negociar, liderar e ter uma capacidade de ver o negócio de maneira global, a chamada visão sistêmica, e não ficar simplesmente esperando um convite da diretoria para participar deste processo. Saber vender o seu ponto de vista, a sua importância dentro da empresa é um fator determinante, onde somente assim os profissionais de recursos humanos poderão ter a oportunidade de participar, conhecer melhor as outras áreas da empresa, apresentar seus projetos conforme os objetivos e assim poder programar e apresentar os resultados da sua área para a empresa.
A estratégia utilizada no departamento de Recursos Humanos pode ajudar a companhia com ações de melhoria, que incentivam os colaboradores para que coloquem seus clientes também em primeiro lugar. Esses atos fazem toda a diferença.
O profissional do RH deve desenvolver suas competências e programar práticas inovadoras. Ele é um agente de mudanças e deve estar apto a ser um estrategista.
As políticas de recursos humanos referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros, e, por intermédio deles, alcançar os seus objetivos, e variam grandemente de acordo com cada organização, cada uma desenvolve a política de RH mais adequada as suas necessidades. Uma política de recursos humanos deve abranger alguns aspectos principais como:
1) Políticas de Suprimento de Recursos Humanos: onde recrutar e como recrutar os recursos necessários à organização, critérios de seleção, e integração de novos empregados;
2) Políticas de Aplicação de Recursos Humanos: como determinar requisitos básicos da força de trabalho, critérios de planejamento, alocação e movimentação de recursos humanos e critérios de avaliação da qualidade e da adequação desses recursos;
3) Políticas de Manutenção de Recursos Humanos: critérios de remuneração direta e indireta, como manter uma força de trabalho, critérios relativos às condições físicas e ambientais, relacionamento de bom nível com sindicatos e representações.
4) Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos: critérios de diagnóstico, preparação e reciclagem de força de trabalho, critérios de desenvolvimento de Rh a médio e longo prazo, visando o potencial humano.
5) Políticas de Monitoração de Recursos Humanos: como manter banco de dados de análise quantitativa e qualitativa da força de trabalho, critérios para auditoria permanente da aplicação e adequação das políticas e procedimentos relacionados como os recursos humanos da organização.
A importância de ter a área de recursos humanos na empresa é tornar o ambiente mais humano, com intenção de reter talento.
Conseguir um bom profissional e mantê-lo na organização exige muito conhecimento, organização, recursos e criatividade.
Incentivar e motivar pessoas a fornecer o melhor de si, comprometendo-se com a empresa e envolvendo-se de forma a colaborar com o crescimento e com o faturamento da organização, somando ao crescimento pessoal e dar autonomia e segurança ou estabilidade do emprego, não é uma tarefa tão simples.
Por este motivo a organização deveria preocupar-se em ter uma área de administração de pessoal, com um profissional capacitado a fim de sanar problemas primários com os colaboradores.
Tanto o profissional de recursos humanos e a administração de pessoal, atualmente é de suma importância para a organização, onde reter talentos é uma das preocupações, mas não é a única preocupação. Evitar o retrabalho, em folha de pagamento e nos impostos que são gerados e evitar as reclamações trabalhistas e processos judiciais é muito importante para a organização. Para isso, é necessário um profissional com conhecimento e um setor onde este profissional possa desenvolver a atuar.
O trabalho de um profissional na área de recursos humanos inicia na contratação de pessoal. Recrutar e selecionar pessoas capacitadas para determinado cargo, solicitar exame médico admissional e documentos necessários para a admissão, efetuar a admissão do candidato e confeccionar os contratos legais, preencher a carteira de trabalho e o livro/ficha
...