Tecnicas de negociação
Por: lilianfofa • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 4.807 Palavras (20 Páginas) • 159 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
ANTÔNIO FERMINO – RA: 350513
LILIAN DA S. FERRAZ BARBO – RA: 356036
LOIVA SCHARDOSIM – RA: 362983
SABRINA COELHO PAVÂN – RA: 355800
VIVIANE BEATRIZ NUNES PEREIRA – RA: 380509
YASMINI RAMOS IZIDORO BRAGA – RA: 350519
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
PORTO ALEGRE
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
ANTÔNIO FERMINO – RA: 350513
LILIAN DA S. FERRAZ BARBO – RA: 356036
LOIVA SCHARDOSIM – RA: 362983
SABRINA COELHO PAVÂN – RA: 355800
VIVIANE BEATRIZ NUNES PEREIRA – RA: 380509
YASMINI RAMOS IZIDORO BRAGA – RA: 350519
Trabalho de Técnicas de Negociação do 1º Semestre apresentado à banca examinadora da Faculdade Administração da Anhanguera – Uniderp, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração sob a orientação da professora Maria Renata M. G. Dalpiaz.
PORTO ALEGRE
2012
Roteiro de preparação para negociações salariais
Etapa 4
Passo 1
A. A negociação, é uma atividade especifica do ser humano, apenas o homem é capaz de negociar. O ato de negociar não por acaso, é preciso toda uma preparação para uma negociação bem sucedida. O atual cenário das negociações exige das partes que negociam um preparo e entendimento da situação.
Como o nível de informações facilmente disponíveis no mundo dos negócios as pessoas devem se preparar cada vez mais para enfrentar as diversas situações com êxito. Para isso é preciso toda uma preparação antes de entrar numa sala para negociar. Muito provável que a outra parte estará bem preparada. E, além disso, precisamos também levar confiança aos outros negociadores.
É necessário haver um planejamento identificando todas as partes do processo, é preciso um aprofundamento no assunto, estando por dentro de todos os dados referentes à negociação, onde haja um pleno domínio do assunto que será tratado. Temos que realmente estudar sobre o que será tratado na negociação, ir atrás dos dados, montar estratégias e táticas, tanto sobre o assunto da negociação com também em como mostrar a outra parte o domínio sobre o assunto.
Além da preparação em relação à negociação, ter domínio sobre o assunto é preciso, o indivíduo que irá negociar deve ter uma preparação própria, tanto mental como física. É preciso estar relaxado para então controlar suas emoções, não fugindo assim, dos objetivos já traçados no planejamento da negociação. Estar com a mente limpa e disposta, sem interferências ou outras preocupações, focando apenas na negociação, claro que isso vem através do domínio e estudo do assunto a negociar.
Já a preparação física tem igual importância, pois deixa os indivíduos com todas as suas forças focadas na negociação, deve acontecer com antecedência à negociação. Devem-se evitar situações que tragam ansiedade, tensão ou até angústia. Estar com o corpo em plenitude física, com exercícios de relaxamento além não ingerir alimentos que possam prejudicar o raciocínio ou diminuir a percepção e que nem desviem o foco nos momentos de pressão.
Todas essas medidas anteriormente comentadas tem o objetivo de preparar o negociador dando-lhe a possibilidade de definir alternativas que o deem auxilio na conclusão da negociação, tanto para ele, quanto para a outra parte envolvida. Para isso o negociador deve se colocar no outro lado da negociação.
B. A negociação, apesar de que não deveria ser assim, acaba se tornado um jogo, só que um jogo onde as duas partes devem ganhar, porém em alguns casos não é isso que acontece.
O certo é nunca passar por cima da ética, e sim fazer as coisas como devem ser feitas com total clareza e transparência. Só que para “ganhar” os negociadores algumas vezes extrapolam os limites da ética, muitas vezes com mentiram, ou com omissões da verdade, com estratégias para encurralar ou prejudicar a outra parte, tudo para obter vantagem.
Porém ninguém que participar de uma negociação que não tragam algum benefício seja para si, ou para corporação onde trabalha. Porém quando há a intenção de trapaça ou intenção de tirar vantagem da outra parte, já extrapola a negociação, pois na negociação é preciso ética, é uma negociação onde não há uma conduta correta de alguma das partes, mais cedo ou mais tarde trará más consequências.
Passo 2
Filme Em Boa Companhia
O filme Em Boa Companhia apresenta uma situação bem comum no atual mundo dos negócios. Relata a história em que uma empresa foi comprada por outra, e consequentemente são trocados os cargos e as pessoas responsáveis por eles. Porém a nova administração não tem conhecimento das pessoas que ocupavam o cargo, e deram ao novo responsável à missão de cortar algumas pessoas.
Esses atos de demissão geram polemica entre os funcionários antigos da empresa. Como essa ordem vem do topo da direção, o novo gerente daquele setor enfrenta problemas entre as ordens dadas e a realidade vivida dentro da empresa. Ele mantém sua ética e tenta fazer o que é correto e está ao seu alcance. Além disso, ele começa a fazer melhorias na empresa tem tinha um planejamento de negócios.
Havia reuniões com todos os funcionários onde todos davam suas opiniões, eram trocadas ideias entre todos os funcionários. E a todo o momento o novo chefe estava focado nas negociações e formas de trabalho, pensando em novas estratégias e táticas. Além de estar preparado para as negociações procurava sempre preparar sua equipe para as situações mais diversas que viessem a enfrentar.
Apesar do novo chefe do setor manter sempre sua ética, no que estava ao seu alcance, à alta diretoria extrapolava os limites da ética, onde a ordem era cortar gastos demitindo as pessoas e um desses diretores chegou a chantagear os lideres da equipe de forma antiética. Aconteceu que ele mesmo foi demitido, pois a empresa foi novamente comprada, voltando a sua direção inicial.
Passo 3
A arte de negociar segundo especialistas, e em especial negociação salarial, é um processo muito delicado, pois exige do profissional muito preparo, consistência de informações e principalmente firmeza no que está sendo solicitado como remuneração ou aumento.
...