Tecnicas de negociação
Por: julianagoncalves • 12/4/2015 • Resenha • 802 Palavras (4 Páginas) • 841 Visualizações
Técnicas de negociação
O processo de negociação
O processo de negociação é divido em três partes que são as entradas (as influencias às quais a negociação está sujeita, o processo em si (a negociação em si, o processo de transformação das entradas em saídas) e as saídas (resultados da negociação – acordos ou não). A entrada é composta de várias perguntas em primeiro momento. As quais refletem a dinâmica interna da negociação. Todas as perguntas devem ser respondidas pelo negociador para sua maior competência e poder realizar uma negociação positiva. O processo, pode ser colocado como entradas e saídas. É de suma importância que o negociador consiga identificar alguns pontos importantes como, os objetivos e as metas do processo e da negociação, as entradas do processo e manter o foco para que se consiga uma saída positiva. Saídas são os resultados positivos da negociação. Aonde ao longo do processo você consegue passar as coisas positivas ao longo do processo, a decisão e o acordo são conjuntos, a busca para soluções de conflitos, por benefícios duradouros e a visão estratégica e ampla são necessárias para que a negociação seja efetiva.
A importância da comunicação no processo de negociação
A comunicação tem uma importância muito grande em um processo de negociação. Com um bom dialogo você pode ter a certeza de um resultado satisfatório, explicando cada, ponto, detalhe. Já uma má comunicação pode ser prejudicial e arruinar a negociação o até o trabalho, o desempenho do negociador. O negociador não deve apenas saber falar, explicar, como é necessário saber ouvir. Dessa forma ele conseguira administrar de forma coerente esse processo, atingindo ganhos para ambas as partes.
As variáveis básicas de um processo de negociação
Marcando o horário de uma negociação o negociador já começa a definir o perfil da pessoa. Se ela chega atrasada pode ser vista como uma pessoa confiante. Se chega muito adiantada é vista como ansiosa. Um detalhe o qual já revela algo sobre a outra parte a qual se negocia. O tempo é algo fundamental para uma negociação o qual é determinado pelo negociador, assim não tendo um tempo mínimo ou máximo. Embora não seja uma regra, a parte que possuir um maior conjunto de informações tem mais chances de obter um melhor resultado na negociação, o que leva o negociador a buscar informações importantes nas diversas fontes disponíveis.
As habilidades essenciais dos negociadores
Ter habilidade tem sido o quesito mais importante em um processo de negociação, o que implica saber usar adequadamente as técnicas de negociação (saber fazer as propostas adequadamente e no momento certo), ter conhecimento do setor de atuação e visão de negócio para alcançar o máximo que se deseja na negociação. Mesmo que as habilidades dos negociadores sejam fundamentais no meio empresarial, poucas obras tratam do tema. Isso acontece provavelmente por causa da subjetividade e da dificuldade de colocar em pratica tais conceitos.
O planejamento da negociação
Planejar as negociações implica identificar os conflitos ou incompatibilidades, estabelecer objetivos e possibilidades objetivas das metas e identificar os padrões objetivos que servem como referências para tomar decisões. Assim o planejamento torna-se fundamental em qualquer tipo de negociação. Um dos primeiros aspectos a ser considerado em uma negociação é seu planejamento, que deve ser realizado de acordo com o tamanho da loja do parceiro comercial, pois a estrutura da empresa afeta diretamente a forma como se irá negociar. O negociador de um estabelecimento deve preocupar-se com os seguintes fatores em um planejamento: custo dos itens, transportes, propaganda conjunta, serviços inclusos, itens especiais e estoques. É fundamental sempre analisar e ter um planejamento da empresa seja ela grande ou pequeno porte.
...