Tecnicas de sublinhar e resumir
Por: queiroz1 • 1/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.791 Palavras (8 Páginas) • 1.314 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO DO NORTE
Laureate Internacional Universities
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ALFRED VAN RHACHAD CARRIL QUEIROZ
TÉCNICAS DE SUBLUNHAR E RESUMIR
MANAUS
2015
ALFRED VAN RHACHAD CARRIL QUEIROZ
TÉCNICAS DE SUBLUNHAR E RESUMIR
Trabalho apresentado no centro
Universitário do norte como pré-requisito
Para obtenção de nota parcial da 1° avaliação
Da turma ADM0101
MANAUS
2015
Sumário
INTRODUÇÃO
1 TECNICAS DE SUBLINHAR E RESUMIR
2 TIPOS DE RESUMO
2.1 REDAÇÕES DE RESUMO: PARÁGRAFOS E CAPITULOS
2.2 REDAÇÃO DE RESUMOS DE LIVROS
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Sublinhar tornou-se uma técnica indispensável para elaborar um resumo, limitando o texto em suas ideias principais, se preocupando para não reproduzir as frases do autor.
Para se obter uma boa finalidades nas anotações, são formados procedimentos a serem seguidos, mas que podem haver adaptações pessoais do autor do resumo.
1 TECNICAS DE SUBLINHAR E RESUMIR
Sublinhar é a técnica utilizada para elaborar esquemas e resumos, para ressaltar ideias importantes de um texto.
O requisito fundamental desta técnica é a compreensão do assunto, pois possibilita a identificação de ideias principais e secundarias, fazendo-se uma seleção do indispensável, sem o prejuízo do entendimento.
Contudo há certas normas que devem ser obedecidas para que se produzam resultados eficazes. Não se deve sublinhar parágrafos inteiros, apenas palavras-chaves, isto porque, sublinhar uma frase inteira sobrecarrega a memoria e o aspecto visual, além do risco de reproduzir as frases do autor. Deduzindo que a reprodução de usar o vocabulário próprio ou do autor é improcedente. Pois não se resume apenas as palavras, mas as ideias contidas no texto.
A técnica de sublinhar pode ser desenvolvida a partir dos seguintes procedimentos:
- Leitura do texto, para tomar de contato;
- Esclarecimento de duvidas de vocabulário, termos técnicos e outras:
- Releitura do texto, para identificar as ideias principais;
- Ler e sublinhar, em cada paragrafo, as palavras que contem a ideia-núcleo e os detalhes mais importantes;
- Assinalar com linha vertical, á margem do texto, os tópicos mais importantes;
- Assinalar, á margem do texto, com um ponto de interrogação, os casos de discordância, as passagens obscuras, os argumentos discutíveis;
- Ler o que foi sublinhado, para verificar se há sentido;
- Reconstruir o texto, em forma de esquema ou de resumo, tomando as palavras sublinhadas como base.
O indispensável e sublinhar apenas o necessário evitando acumular anotações, que além de causar mau aspecto, dificulta o trabalho do leitor e gera confusão
O ideal é fazer uma comparação do texto original com o sublinhado.
(ANDRE & HENRIQUE, 1992, p. 50-1)
2 TIPOS DE RESUMO
Há vários tipos de resumo e cada um apresenta características especificas, de acordo comas suas finalidades:
- Resumo descrito ou indicativo: focaliza nos principais tópicos de texto, e não dispensa a leitura do texto original para a compreensão do assunto, quanto á extensão não deve ultrapassar de quinze ou vinte linhas e se utiliza frases curtas.
- Resumo informativo ou analítico: é o tipo de resumo que reduz o texto a 1/3 ou ¼ do original, abolindo-se gráfico, citações, exemplificações abundantes, mantendo as ideias originais, não se permite opiniões pessoais do autor do resumo, se deve dispensar a leitura do texto original.
- Resumo critica: consiste em uma redução do texto original, mantendo as ideias fundamentais, assim como o informativo, ele dispensa a leitura do texto original, contudo as opiniões e comentários do autor.
- Resenha: é um resumo critico, de conteúdo, mais abrangente, além de reduzir o texto, permite opiniões e comentários, incluindo julgamentos de valor, tais como comparações com outras obras da mesma área do conhecimento, a relevância da obra em relação a outras do mesmo gênero etc.
- Sinopse (em inglês, synopsis oi summary; em francês, resume d’auter):neste resumo indicam-se temas ou assunto da obra e suas partes principais, trata-se de resumo curto, elaborado apenas pelo autor da obra e por sus editores.
SALOMON(1977, p 176-7)indica a maneira certa e a erra de elaborar uma sinopse:
“Ensaios de acumuladores elétricos de tipo acido-chumbo.
Jão william MEREGE
ERRADO:
Como introdução ao seu trabalho o autor de definição dos termos usados de acordo com as especificações brasileiras recomendadas pela ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), enumera os aparelhos a serem usados e explica o tratamento prévio necessário ao êxito em ensaios.
Explica, com pormenores as frases dos ensaios parciais e apresenta vários gráficos e tabelas dos resultados obtidos. Expõe também a diferença entre os métodos S.A.E. (Society of Automotive Engineers) e os da ABNT usados nos ensaios.
Certo:
Definição dos termos, de acordo, com as especificações da ABNT. Aparelhos usados e tratamento prévio necessário ao êxito dos ensaios. Fases dos ensaios parciais: determinação da tenção final de carga, da f. r m., da capacidade em A-h e W-h, dos rendimentos. Gráficos e tabelas dos resultados obtidos.
Diferença entre os métodos as S.A.E e da ABNT.”
Observe-se a linguagem objetiva, concisa, as frases curtas do exemplo certo. Com menos palavras, o modo certo oferece muito mais informações.
2.1 REDAÇÕES DE RESUMO: PARÁGRAFOS E CAPITULOS
A técnica de resumo difere, no modo de redigir, se trata de um texto curto ou de uma obra inteira, por texto curto compreende-se o que consta de um paragrafo a um capitulo.
...