Tecnologia em Gestão Hospitalar Humanização e Atendimento Hospitalar
Por: jessicacolheri • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.274 Palavras (6 Páginas) • 446 Visualizações
Anhanguera Educacional – Uniderp
Faculdade de Tecnologia Anchieta
Tecnologia em Gestão Hospitalar
Humanização e Atendimento Hospitalar
Marisa Azevedo – 7581616914
Jéssica Pereira – 7535602841
Marta Miguel – 7376564529
Cátia Monteiro – 7989742158
Gisele Gerolin – 7707677507
Humanização no Hospital Brasil
São Bernardo do Campo – SP
07/10/2013
Anhanguera Educacional – Uniderp
Faculdade de Tecnologia Anchieta
Tecnologia em Gestão Hospitalar
Humanização e Atendimento Hospitalar
Marisa Azevedo - 7581616914
Jéssica Pereira - 7535602841
Marta Miguel - 7376564529
Cátia Monteiro - 7899742158
Gisele Gerolin – 7707677507
Humanização no Hospital Brasil
Atividades práticas supervisionadas apresentadas à exigência do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar sob orientação de nossa tutora presencial Silvana Maria de Vasconcelos.
São Bernardo do Campo – SP
07/10/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
2 NOME DA EQUIPE: GESTO CONCRETO
3 A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO COLETIVO
4 SALA DA FAMÍLIA
5 O HOSPITAL
6 ESTRATÉGIAS
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
“A maior doença do ocidente não é a tuberculose nem a lepra; é sermos indesejados, desamados, desassistidos.”
Madre Teresa de Calcutá
Falamos insistentemente de ambientes desumanizados, tecnicamente perfeitos, mas sem alma e ternura humana. É assim que os hospitais de hoje em dia estão sendo vistos pelos olhos do povo, trabalhos tecnicistas, sem amor, por isso o Grupo Gesto Concreto criará uma sala de espera no centro cirúrgico, para acolher o acompanhante em momentos delicados, onde é esperado que o hospital tenha toda uma estrutura para saber melhorar esse tipo de situação com o objetivo de acolher não só o paciente, mas seu familiar também.
2 NOME DA EQUIPE: GESTO CONCRETO
Gesto concreto é o nome que escolhemos por todas as integrantes serem de comum acordo que se deve tomar decisões seguras dentro do ambiente hospitalar, e acreditamos que é somente com ações e atitudes concretas que conseguimos melhores condições no mundo e principalmente em um hospital.
3 A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO COLETIVO
É extremamente importante que que todas empresas tenham um ambiente que foi projetado especialmente para acolher os colaboradores ou clientes, pois cada vez mais as pessoas estão sentindo falta do cuidado e do afeto demostrado pelo próximo, que é de extrema importância nos dias de hoje, e que muitas pessoas não tem feito, pois é inevitável perceber que hoje em dia a falta de amor entre as pessoas predomina, o que nos causa tristeza e preocupação.
4 SALA DA FAMÍLIA
Pensando no bem estar do cliente, o Gesto Concreto escolheu o Hospital e Maternidade Brasil, localizado em Santo André, para implantar uma sala para os familiares que ficam aguardando seus entes queridos que estejam passando por alguma cirurgia, parto ou outro procedimento a ser realizado no centro cirúrgico.
5 O HOSPITAL
Por ser o local um local que uma das integrantes do Gesto Concreto trabalhou por 8 anos - mesmo depois de ter saído infelizmente por diversas vezes teve que passar por lá, ora como paciente e também como acompanhante – seria mais fácil pelo amplo conhecimento dela dentro do hospital, e por saber que lá com certeza esse espaço se encaixaria perfeitamente na proposta do hospital que é sempre melhorar no atendimento não só do paciente mas como de seus familiares também.
Este local seria próximo ao centro cirúrgico, e o Grupo teria toda a cautela de não interferir no bom andamento do mesmo. Esse espaço seria construído porque nota-se que nos hospitais ainda não existe um local próprio para essa espera.
Os familiares são orientados a ficar aguardando na recepção para obter noticias ou o até o término da cirurgia, e assim as pessoas ficam aflitas e meio perdidas, às vezes até causando certo tumulto em algumas áreas do hospital. Levando em conta que algumas cirurgias são longas, será criado um espaço próprio para essa espera e todos ficariam mais tranquilos em saber que existe um local para aguardar os médicos e também evitaria o volume de pessoas na recepção, e os familiares teriam melhor conforto para essas horas que às vezes tão difícil, o objetivo não é só fazer o paciente se sentir acolhido mas os que o acompanham também.
...