Teoria Burocrática
Por: Arota • 19/8/2017 • Trabalho acadêmico • 1.173 Palavras (5 Páginas) • 298 Visualizações
Índice
1. Introdução 1
2. Teoria burocrática segundo Max Weber 2
2.1. Formalidade nas comunicações 2
2.2. Burocracia e divisão de trabalho 2
2.3. Principais características do sistema burocrático 2
3. Teoria de gestão científica segundo Frederick Winslow Taylor 2
3.1. Características de Administração de Taylor 3
3.1.1. Organização Racional do Trabalho 3
4. Teoria Geral de Administração segundo Henry Fayol 4
4.1. Princípios gerais da administração 4
5. Conclusão 6
6. Referências Bibliográficas 7
[pic 1]
Introdução
O presente trabalho de pesquisa, aborda sobre as teorias do processo administrativo, onde Max Weber afirma que está teoria prima pela eficiência, baseando-se na racionalidade, e caracteriza a sua teoria em princípios como, autoridade, hierarquia, divisão de trabalho, formularidade nos actos e comunicação, especialização dos funcionários e impessoalidade nas relações, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente informal e impessoal afim de alcançar os fins pretendidos.
Segundo Frederick Taylor, observar-se-á no decorrer do trabalho que este busca maior rendimento do serviço do operário para aumento de produção.
Na óptica de Henry Fayol, o termo administração deve mais a eficiência e eficácia no qual propôs 14 princípios de administração.
E para melhor compreensão da presente matéria, irei de forma clara explicar cada passo dado.
Teoria burocrática segundo Max Weber
Teoria de Max prima pela total eficiência, todos os detalhes formais devem ser vistos com antecedência, afim de que não existam interferências pessoais que acabem por atrapalhar o processo.
Formalidade nas comunicações
Na organização burocrática, as comunicações devem ser essencialmente escritas. Todas as regras e decisões devem constar em algum documento. Para que possa ter validade formal.
Burocracia e divisão de trabalho
Uma organização democrática, é essencialmente autoritária e hierárquica. Há divisão sistemática do trabalho de forma que cada um possui cargo e funções específicos de competências e responsabilidades distintas. Cada membro do processo deve saber exactamente qual posição ocupa e que trabalho realiza.
Principais características do sistema burocrático
- Autoridade;
- Hierarquia e divisão do trabalho;
- Formularidade no acto e comunicação;
- Especialização dos funcionários;
- Impessoalidade nas relações.
Teoria de gestão científica segundo Frederick Winslow Taylor
O Taylor, enchergou que as empresas da sua época com o desenvolvimento que vinham obtendo, necessitavam de um novo método de funcionamento, algo técnico e científico, que fosse capaz de aumentar a eficiência das mesmas. Seus estudos foram praticamente a revolução da época.
O seu foco era por meio de técnicas de produção bem definido, reduzir os disperdícios que eram comuns no periodo bem como aumentar a produção. Percebeu a necessidade de padronização no trabalho, estudou a forma como as tarefas eram realizadas, o tempo e movimento necessário. Preocupou-se com a organização dos locais de trabalho, e com o treinamento dos funcionários, até em cargos de direcção.
A teoria de Taylor sofreu várias críticas por nao observar as políticas das organizações nas suas diversidades.
Características de Administração de Taylor
A tentativa de substituir métodos empíricos e rudmentares pelos métodos científicos em todos os oficíos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho.
Para Taylor, o operário não tem capacidade nem formação, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho. Porém, com a administração científica ocorre uma repartição de responsabilidades:
A administração fica com o planeamento (Estudo do Trabalho do Operário e Estabelecimento do Método de Trabalho) e a supervisão (Assistência Contínua ao Trabalho durante a Produção) e o trabalhador fica com a execução do trabalho pura e simplesmente.
Organização Racional do Trabalho
Taylor fundamentou a sua teoria em alguns elementos que são:
- Estudo do tempo e movimento;
- Fadiga humana;
- Especialização do trabalho;
- Cargos e tarefas;
- Incentivos por produção;
- Homens económicos;
- Local de trabalho;
- Total padronização;
- Supervisão.
Teoria Geral de Administração segundo Henry Fayol
Para Fayol, a administração é o processo de tomar de decisão. De acordo com Fayol, essas decisões se encontram agrupadas em cinco (5) categorias que são:
- Planear, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Dividia a empresa em seis (6) actividades levadas a análise dos processos para toda a organização, que eram:
- Funções técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contáveis e administrativas.
Segundo Fayol, a função administrativa era a mais importante de todas, pois coordenava as demais definindo cada um dos seus componentes da seguinte maneira.
- Planeamento – consiste em tomar decisões sobre objectivos que a empresa buscará no futuro. Estabelece objectivos e metas da organização.
- Organização – consiste na operacionalização do planeamento.
- Comando – consiste na condução da empresa no sentido de atingir os objectivos visados. Está ligado a autoridade e ao poder.
- Coordenação – consiste em reunir, unificar e harmonizar todas as actividades e esforços visando o alcance dos objectivos previamente traçados durante o planeamento da organização.
- Controlo – consiste na necessidade de verificar se os procedimentos estão de acordo com as regras e os princípios da empresa.
Princípios gerais da administração
Ao desenvolver sua teoria, ele também procurou delinear a capacidade administrativa. Ele propôs cartoze (14) princípios a serem seguidos com objectivo de se ter uma administração mais eficiente e eficaz.
...