TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Administração ATPS

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A Seguir abordaremos os conceitos relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas e analisaremos o ensino da Teoria da Contabilidade, conceitos de patrimônio, balanço patrimonial e lista de contas.

1. Referencial Teórico

O conceito de ativo é representado pelo conjunto de bens, direitos e poder de uma entidade, baseado nas aplicações de recursos, que a empresa possui, envolvendo de uma só maneira as receitas e despesas, obtendo o valor próximo do real patrimônio de uma entidade.

São úteis para a definição de passivo, perdas e ganhos, definida como benefícios econômicos futuros prováveis onde o ativo é controlado pela empresa, do qual se espera um beneficio futuro. Todo ativo representa mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente, uma promessa futura de caixa.

Meigs e Jhonson (1962, apud Iudicibus,2009) define ativo como recursos econômicos possuídos.”Recursos Econômicos” é mais abrangente, mas o conceito se limita a posse do ativo.

O conceito de ativo mais aceito atualmente que se destaca e possui uma melhor conceituação da USP e da PUCSP, que se baseia, ”recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediatamente fluxo de caixa”. Dentro disso terminologias são usadas por esperados recursos econômicos possuídos, valor para a empresa, direito especifico a benefícios futuros esperados: recursos econômicos possuídos, valor para a empresa, direito especifico a benefícios futuros e potencialidade de serviços futuros.

O sistema tradicional da contabilidade ainda não registra os ativos intangíveis de uma empresa, afetando a qualidade e o poder preditivo da informação apresentada. Os ativos intangíveis por base nisso são os mais difíceis de mensuração e contabilização. Destaca-se entre esses gastos com organização, marca e patentes, direitos autorais, franquias, custos de desenvolvimento, capital intelectual e o goodwill.

As alternativas de mensuração podem ser dividias em duas classes: valores de entrada e saída. São quatro formas baseada no valor de entrada: custo histórico, custo histórico corrigido. Entre os valores de saída: valores descontados das entradas liquidas de caixa futuras, preços correntes de venda, equivalentes correntes de caixa e valores de liquidação.

Pesquisa inicial sobre passivo, afirma a ênfase legal das preocupações. Naturalmente o entendimento de passivo não se restringe somente aos aspectos jurídicos, decorrentes da sua obrigação legal.

Hendriksen e Breda (2007) comentam que “os passivos foram por muitos anos, o filho ignorado da contabilidade”. “Porem” as circunstancia tem forçado uma mudança de postura. Os passivos atualmente assumiram sua posição de direito como medidas diretas de obrigações e empresas. O conceito de passivo tem acompanhado a evolução das discutições cientificas e tem passado por mutações relevantes. Na busca para refletir a realidade.

FASB tem a definição mais abrangente que diz ser os passivos, “sacrifícios futuros provocáveis de benefícios econômicos resultantes de obrigações presentes de uma entidade no sentido de transferir ativos ou serviços para outras entidades no futuro em consequência de transações e ventos passados”. Definindo o passivo como ponto forte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com