Teorias ADM - ATPS
Casos: Teorias ADM - ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bianca4321 • 22/3/2015 • 1.489 Palavras (6 Páginas) • 291 Visualizações
Introdução
Todas as grandes civilizações antigas já utilizavam as principais técnicas da administração, porém apenas após a revolução industrial ocorrida entre os séculos XVIII e 19 a administração passa a ser estudada a finco e se torna uma “ciência”.
Até meados do século 19 os antigos empreendedores e administradores americanos não encontravam grande dificuldade em lidar com os pequenos grupos de trabalhadores e suas pequenas produções, porém cada vez mais com a expansão das máquinas e meios de comunicação tornou-se necessário deixar de lado modelos de erros e acertos e enfim passar a rumo sério e padronizado de se administrar as empresas que se expandiam cada vez mais.
Surge então os grandes e renomeados pensadores a respeito dessa ciência até então sem parâmetros.
A partir daqui iremos falar a respeitos de dois dos maiores nomes da Administração e um pouco dos conceitos fundamentados por cada um deles.
Em seguida tentaremos aplicar os conceitos teóricos na empresa JC Confecções que necessita urgentemente de uma restruturação para continuar suas atividades visando um futuro próspero.
Etapa 1 – Passos 1 e 2
Frederick W. Taylor - Administração Cientifica
Frederick Winslow Taylor foi um norte-americano nascido no ano de 1856 e considerado o pai das bases cientificas da administração. Formou-se engenheiro e teve uma carreira em altos cargos nas empresas por onde passou, porém iniciou sua carreia como operário, o que lhe trouxe bases práticas para aplicação de seus estudos.
Sua vasta experiência como operário lhe deu a visão ampla de que se era necessário pensar na questão de quanto tempo de gasta ao executar os trabalhos e também em como dividir o trabalho entre os operários. Essas duas teorias visavam maior eficiência e baixos custos nas fabricas.
O foco dos estudos de Taylor sempre foram as fábricas e seus ambientes de produção.
Taylor é autor do livro de maior referencias até os dias de hoje quando se fala em Administração, o Best Seller” Os Princípios da Administração Científica”, publicado em 1911.
As principais questões abordadas por Taylor são:
• Utilização de princípios científicos ao se executar tarefas, ou seja, eliminar o sistema de “erro e acerto”;
• Divisão do trabalho em suas diversas fases;
• Divisão das autoridades, poderes e responsabilidade a cada uma delas afim de conduzir o desempenho da equipe;
• Tornar o colaborador o mais capacitado possível;
• Remuneração justa e baixos custos.
• Utilização apenas de metodologias já testadas e certificadas;
• Padronização dos meios de produção
Teórica clássica da Administração – Fayol
Henry Fayol foi um francês nascido em 1841 formado em engenharia e referência quando o assunto é a Teoria Clássica da Administração.
Fayol estudava princípios parecidos com os de Taylor, porém visando toda a estrutura das organizações, enquanto o primeiro focava na parte operacional.
Todas suas análises eram muita amplas quando se falava de uma organização.
Fayol dividiu a organização por departamentos e responsabilidades, padrão referencial até nos dias de hoje. A organização precisava ter sua área financeira, contábil, técnica, administrativa e assim por diante.
Fayol, até publicar seu trabalho nos Estados Unidos, não tinha o devido reconhecimento dos seus estudos, o que se tinha por base e aplicação até então eram as relevâncias apontadas por Taylor.
O engenheiro aponta 14 princípios básicos que complementam os estudos de Taylor.
1- Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
2- Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
3- Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contraordens.
4- Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
5-Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
6-Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
7-Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
8-Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.
9-Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
10-Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.
11-Eqüidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
12-Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.
13-Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
14-Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.
...