Teoria Administrativa Atps
Pesquisas Acadêmicas: Teoria Administrativa Atps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eufran • 12/11/2013 • 1.330 Palavras (6 Páginas) • 402 Visualizações
Etapa 3
Aula- Tema: Abordagem Estruturalista da Administração: Modelo burocrático de organização e Teoria estruturalista da administração. Abordagem Comportamental da Administração: Teoria comportamental da administração e Teoria do de desenvolvimento organizacional.
A Teoria da burocracia é forma da organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Segundo Chiavenato as características da Teoria da Burocracia são: (2011, p. 247 a 249):
Hierarquia da autoridade
A burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o principio da hierarquia. Cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior. Nenhum cargo fica sem controle ou supervisão. Dai a necessidade da hierarquia da autoridade para definir as chefias nos vários escalões de autoridade. Todos os cargos estão dispostos em uma estrutura hierárquica que encerra privilégios e obrigações, definido por regras especifica. A autoridade é inerente ao cargo e não ao individuo que desempenha o papel oficial.
Caráter legal e normativo
A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos estabelecidos previamente por escrito. Em outros termos, é uma organização baseada em uma legislação própria ( como a Constituição para o Estado ou estatutos para a empresa privada) que define antecipadamente como a organização burocrática devera funcionar. Essas normas e regulamentos são escritos e também são exaustivos porque abrangem todas as áreas da organização , prevem todas as ocorrências e as enquadram dentro de um esquema definido capaz de regular tudo o que ocorre dentro da organização. As normas e regulamentos são legais porque conferem as pessoas investidas da autoridade um poder de coação sobre os subordinados e os meios coercitivos capazes de impor a disciplina. Assim, a burocracia é uma estrutura social legalmente organizada.
Formalidade das comunicações
A burocracia é uma organização ligada por comunicações escritas. As regras, decisões e ações administrativas são formuladas e registradas por escrito. Dai o caráter formal da burocracia: todas as ações e procedimentos são feitos para proporcionar comprovação e documentação adequadas, bem como assegurar a interpretação unívoca das comunicações. Como as comunicações são feitas repetitiva e constantemente, a burocracia lança mão de rotinas e formulários pra facilitar as comunicações e roteirizar o preenchimento de sua formalização. Assim, a burocracia é uma estrutura social formalmente organizada.
Racionalismo e divisão do trabalho
A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho. A divisão do trabalho atende a uma racionalidade, isto é, ela é adequada aos objetivos a serem atingidos: a eficiência da organização. Dai o aspecto racional da burocracia. Há uma divisão sistemática do trabalho e do poder, estabelecendo as atribuições de cada participante. Cada participante tem um cargo especifico, funções especificas e uma esfera de competência e responsabilidade. Cada participante deve saber qual é sua tarefa, qual é sua capacidade de comando sobre os outros e, sobretudo, quais são os limites de sua tarefa, direito e poder, para não ultrapassar esses limites, não interferir na competência alheia e nem prejudicar a estrutura existente. Assim, a burocracia é uma estrutura social racionalmente organizada.
Impessoalidade nas relações
A distribuição das atividades é feita impessoalmente, ou seja, em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas. Dai o caráter impessoal da burocracia. A administração da burocracia é realizada sem considerar as pessoas com pessoas, mas como ocupantes de cargos e de funções. O poder de cada pessoa é impessoal e deriva do cargo que ocupa. A obediência prestada pelo subordinado ao superior também é impessoal. Ele obedece ao superior, não em consideração a sua pessoa, mas ao cargo que o superior ocupa. A burocracia precisa garantir a sua continuidade ao longo tempo: as pessoas vêm e vão, os cargos e funções permanecem ao longo do tempo. Assim, a burocracia é uma estrutura social impessoalmente organizada.
Rotinas e procedimentos padronizados
A burocracia é uma organização que fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo. O ocupante de um cargo não faz o que deseja, mas o que a burocracia impõe que ele faça. As regras e normas técnicas regulam a conduta do ocupante de cada cargo, cujas atividades são executadas de acordo com as rotinas e procedimentos. A disciplina no trabalho e o desempenho no cargo são assegurados por um conjunto de regras e normas que ajustam os funcionários as exigências do cargo as exigências da organização: a máxima produtividade.
Meritocracia
A burocracia é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferencias pessoas. A seleção, a admissão, a transferência e a promoção dos funcionários soa baseadas em critérios de avaliação e classificação validos para toda a organização e não em critérios particulares e arbitrários. Esses critérios universais são racionais e levam em conta a competência, o mérito e capacidade do funcionários em relação ao cargo. Dai a necessidade de exames, concursos, teste e títulos para admissão e promoção dos
...