Teoria da Contabilidade
Por: pantaa • 30/5/2016 • Trabalho acadêmico • 5.863 Palavras (24 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE
NOME e RA
Curso: Administração e Ciências Contábeis
Turma: A
Turno: Noite
Disciplina: Teoria da Contabilidade
Prof.ª responsável EAD: Ma. Juliana Leite Kirchner
Tutor responsável: Bruno Costa Santos / Raquel Mario
Assunto: Relatório sobre Estudo Dirigido da disciplina Teoria da Contabilidade
Data de entrega: 21/11/2013
01 INTRODUÇÃO
ETAPA I
1.0 Objetivo da Contabilidade
1.1 Semelhanças da Vida Financeira Particular e a de uma Empresa
ETAPA II.
2.0 Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas.
2.1 Exercícios de Fixação
2.2 Planilhas Descrição de Contas
ETAPA III
3.0 Relatórios da Empresa Natura Cosmético
3.1 Relatórios da Empresa Porto de Santos
3.2 Relatórios Financeiros da Empresa Saraiva SA Livreiros Editores
ETAPA IV
4.0 Importância das sociedades anônimas
4.1 Quadros 1 – Tipos jurídicos de empresas
2.2 Quadros 2– Diferença entre Sociedades Limitada Anônima e Comentários
5.0 Relatórios Finais
6.0 Referências Bibliográficas
1- INTRODUÇÃO
A Contabilidade tem evoluído ao longo dos anos em função de diversos estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio através de um sistema informações que possibilitam a tomada de decisões mais racionais no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações.
Para isso, o estudo da Contabilidade como o de qualquer outra ciência, necessita esta centrada num foco, num objeto que será investigado e desnudado, visando conhecer intimamente o mesmo. Também é necessário identificar o objetivo, ou seja, o alvo, a meta, a finalidade do que se pretende atingir com o estudo do objeto; bem como as funções que são as ações naturais da contabilidade, as atribuições que são desencadeadas para garantir o atendimento dos objetivos .
Assim, neste trabalho procuramos mostrar de forma condensada a evolução do pensamento contábil, identificando o objeto, os objetivos e as funções desta importante ciência que é a contabilidade.
1.0 Objetivos da Contabilidade
O objetivo da Contabilidade é o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade. Por isso que o principal objetivo é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.
As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
Quanto à finalidade da Contabilidade ela é social uma vez que por suas avaliações de progressos das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.
Entre os usuários das demonstrações contábeis incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Os usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.
Os usuários usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas de suas diversas necessidades de informação. O objetivo das Demonstrações Contábeis é o de prover os usuários de dados para tomada de decisões e também apresentar os resultados da Atuação da Administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados.
As demonstrações contábeis divulgadas são baseadas em informações utilizadas pela Administração sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mutações na posição financeira da entidade.
1.1 Semelhanças da Vida Financeira Particular e a de uma Empresa.
A maioria das pessoas, mesmo sem saber ou no inconsciente, administra suas vidas, seus ganhos e suas compras como uma empresa, mais muitas vezes não se dão conta disso. Todos, seja pessoa física ou empresa, temos como objetivo buscar crescimento econômico, para isso, primeiramente precisam se organizar. . Enquanto o cidadão pensa em crescer economicamente e socialmente, comprando um imóvel, um carro novo, estudar e dar educação para os filhos, obter uma poupança ou um investimento que traga benefícios futuros para ter uma qualidade de vida melhor, uma empresa busca seu crescimento econômico para expandir seu negócio, agregando valores patrimoniais, financeiros e deixar sua marca no mercado sendo ele nacional e internacionalmente, buscando imóveis para novas sedes, equipamentos de ultima geração para aperfeiçoar sua produção ou serviço, entrar em contato com novos investidores e mercados, buscando sempre o crescimento contínuo para benefícios futuros. Através de demonstrações contábeis, que podemos também fazer nós mesmos em uma escala menor, para sabermos onde estão meus ativos, passivos e meu patrimônio, podendo assim fazer um controle de gastos mesmo que eu não tenho uma escala tão grande de serviços e gastos como de uma empresa. Todo esse controle nos fornece as informações com as quais é possível determinar uma relação entre a vida financeira pessoal, como a de uma empresa. Umas das semelhanças que podemos citar diretamente é o fluxo de caixa, onde são determinados os itens a receber e os a pagar, para se manter um controle financeiro, sendo que nós temos uma única fonte de renda e as empresas trabalham com vários clientes, mas sempre devemos manter o controle de caixa para não ficarmos sem recursos. As entradas de dinheiro em caixa para pessoas físicas se dão uma vez ao mês, em alguns lugares pagam semanalmente e há ainda profissionais autônomos que recebem pelo serviço. Já nas empresas elas se distribuem no decorrer do mês conforme acordo feito entre a empresa e seus clientes e fornecedores. As despesas também é outro item no qual existe muita semelhança, pois tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas de energia elétrica, água, internet e telefonia. De forma geral podemos dizer que a contabilidade é um fator primordial para a organização de uma empresa e de nossa vida particular, pois mesmo parecendo situações distintas e de escala muito diferente, em sua essência temos os mesmos desafios e metas.
...