Teoria da administração
Por: jessicabbruno • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 553 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
ETAPA 1
DESENVOLVIMENTO
A palavra administração originou-se do latim ad (direção, tendência para) minister (subordinação ou obediência), em outras palavras é aquele que presta um serviço a outro. Contudo a administração sofreu uma transformação eu seu significado tornando-se assim
uma ação organizacional por meio de planejamento, controle e direção de todas as áreas e níveis de uma organização. Desta forma é considerado um processo de organizar, dirigir e planejar o uso de alguns recursos com o intuito de alcançar um determinado objetivo. Trata de um planejamento da estruturação, controle e direção das atividades exercidas dentro de uma organização. Por isso a administração e indispensável no desenvolvimento das organizações.
A teoria geral da administração surgiu com a administração Cientifica de Taylor através de atividades realizadas por operários, conhecida como ênfase nas tarefas dando continuidade com ênfase na estrutura (Teoria clássica de Fayol) e com a teoria burocracia de Weber, seguindo-se tempos depois à teoria estruturalista. Ênfase nas pessoas deu origem à reação humanística por meio da teoria das relações humanas que com o tempo passou a ser desenvolvida pela teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional.
Na realidade, cada teoria administrativa surgiu para solucionar problemas empresariais que mais se destacavam na época.
O aprofundamento da Revolução Industrial gerou mudanças um aumento da complexidade das organizações empresariais. Em meio a esse contexto de grandes transformações econômicas, sociais e demográficos muitos estudiosos puderam perceber que o controle das empresas se tornava bastante difícil. Empresas como a Ford apresentavam problemas em seus conglomerados principalmente no que se referia à gestão de empregados. Assim,
nas primeiras décadas do século passado surgiram os acadêmicos e peritos da indústria que se ofereciam para ajudar os empresários americanos e europeus.
No inicio do século XX surgiram os primeiros trabalhos científicos na administração. Os principais estudiosos dessa fase foram os engenheiros Frederick Winslow Taylor, que contribuiu para o desenvolvimento da Escola da Administração Cientifica, e Henri Fayol criador da teoria clássica.
Taylor tinha por intuito resolver a dependência do capital frente ao trabalho vivo. Dentro de seu conceito a administração deveria entender, normatizar e sistematizar a execução dos trabalhos dentro das organizações, assim dando margem à produtividade de forma adequada. Em seus estudos Taylor propunha quatro grandes princípios:
1) Principio de planejamento: O trabalho deve ser planejado e testado. Neste caso o empregador saberia a quantidade ideal de tarefas a serem aplicadas ao empregado visando um aumento de seus ganhos.
2) Principio de preparo dos trabalhadores: A administração da organização fica a incumbida do preparo e treinamento dos trabalhadores e desta forma alcançando um aumento da produtividade.
3) Principio de controle: Conexão da ciência do trabalho e trabalhadores onde há um controle para certificar se as tarefas estão sendo feitas dentro da metodologia da empresa e prazos propostos.
4) Principio da execução:
...