Teoria da administração
Por: orcilina • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 361 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Este trabalho será analisado com base na Sustentabilidade Ambiental, Econômica e Social observando os impactos causados pela empresa L&Construção como possíveis desperdícios de recursos naturais, desmatamento, poluição do ar, solo, água, falta de controle de gastos com fins de redução, falta de conhecimento da legislação ambiental, e falta de investimento na área social como projetos sociais, capacitação e treinamentos.
Serão mostradas algumas propostas para melhorias e adequação em relação à Sustentabilidade com os objetivos de apresentar resultados positivos com a nova mudança.
Desenvolvimento
Reconhecidamente, o setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento do país, e desta forma se torna peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil, a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria.
A cadeia produtiva da construção tem um peso grande também em termos de desperdício e falta de controles na utilização de insumos, baixa reutilização de materiais recicláveis, poluição como emissões de carbono, água, solo, cabeceiras de rios, etc. Segundo a UNEP (United Nations Environment Programme), as edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs) relacionadas ao consumo energético.
À medida que a urbanização avança – mais de 80% da população brasileira vive atualmente em áreas urbanizadas – medidas relacionadas à sustentabilidade deverão ser adotadas para garantir a elevação da qualidade de vida da população.
A intenção deste projeto é antecipar o setor às normas e regulamentações, cada vez mais comuns, que estão ditando as novas diretrizes sobre sustentabilidade. As empreiteiras e construtoras devem calcular os impactos ambientais durante o empreendimento.
Estimular a adoção de práticas mais eficientes na construção civil reduzindo o impacto ambiental ao adotar materiais e sistemas mais eficientes. O foco está na redução do consumo de recursos naturais, como água e energia, sem esquecer o correto gerenciamento dos resíduos. Tudo isso atrelado à construção de edifícios mais confortáveis e funcionais para seus ocupantes.
...