Teoria da contabilidade
Por: karinho • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.591 Palavras (19 Páginas) • 206 Visualizações
[pic 1]
Alunos: Bruna Freitas da Silva RA: 369546
Elizandra da Silva RA: 357684
Monica de Almeida Borges RA: 404495
Jéssica Priscila Ferreira Nunes RA: 351133
Edivaldo Miotti RA: 369910
ATTPS: Teoria da Contabilidade
Prof:(a) M.a Juliana Leite
Itaquirai-MS
19 de outubro de 2012
Sumario
Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------03
Etapa I-----------------------------------------------------------------------------------------04-06
Etapa II----------------------------------------------------------------------------------------07-11
Etapa III---------------------------------------------------------------------------------------12-13
Etapa IV---------------------------------------------------------------------------------------14-18
Introdução
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. E está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários. Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.
Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis. Hoje, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para empresas informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores.
O profissional vem ganhando destaque no mercado em auditoria, controladoria e atuarial. São as áreas de analise contábil e operacional da empresa e para atuários, um profissional raro, há a especialização em estimativas e análises; o mercado para este cresce em virtude de planos de previdência privada.
Etapa I
A história da contabilidade e mais antiga do que a própria história da civilização, pois a necessidade social da proteção e posse e a perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. Com a evolução o humana se desprendeu da caça dando uma importância maior a agricultura e pastoreio obtendo uma necessidade de organização econômica visando o direito do uso do solo acarretando a superatividade, rompendo a vida comunitária surgindo as divisões criando assim sua riqueza individual.
A origem da contabilidade esta ligada a necessidade de registro de comercio e tem indícios que as primeiras cidades comercias foram os fenícios. À medida que um homem possuía uma quantidade de valores maior preocupava – lhe saber o rendimento e uma forma mais fácil de aumentar suas posses tanta informação era difícil de memorizar então requeria um registro para se tiver um controle.
A evolução da contabilidade pode ser resumida das seguintes formas:
Contabilidade do mundo antigo – período que se inicia com as primeiras civilizações que vai 1202 ate a era crista, quando apareceu o líber Abaci da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
Contabilidade do mundo medieval – período que vai de 1202 da era crista ate 1494 quando apareceu a contabilidade por partidas dobradas o Frei Luca Paciolo, publicado 1494 enfatizando que a teoria da contábil do credito e debito correspondia a teoria dos números positivos e negativos.
Contabilidade do mundo moderno – que inicia em 1494 ate 1840 com o pareci mento da obra La contabilista Alhe Aplicatta Alhe Amminstrazioni Private e Pubbiche da autoria de Franscesco Vilha, premiada pelo governo da Áustria.
Contabilidade do mundo cientifico – período que inicia 1840 e continua ate hoje.
Embora as formas rudimentares de registro assemelhem se ao que se processa hoje sendo os aspectos numéricos se tornou mais qualificados com o acréscimo do valor monetário ao quantitativo. O sistema contábil evoluiu com o aumento de documentos e selos de sigilo; os registros se tornaram diários e posteriormente feitos em papiros ou tabuas no final de determinado período evoluindo chegamos hoje ao que lembra o diário, balancete mensal e anual.
A bíblia também contribuiu muito para a contabilidade, pois a relatos e fatos que atribui muito sobre controle contábeis. Enquanto declinavam as escolas Europeias floresciam os nortes americanos com suas teorias e praticas contábeis com o apoio de uma ampla estrutura econômica e política e por suas pesquisas e trabalho de órgão associativos principalmente a criação de grandes empresas como multinacionais ou transnacionais que requerem grandes capitais e de vários acionistas foram as maiores causas das teoria praticas contábeis.
A vinda da família Real portuguesa incrementou a atividade colonial devido ao aumento dos gastos públicos e a renda dos estados constitui - se então o Erario Regio ou tesouro nacional e publico junto com o banco do Brasil, as tesourarias de fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal responsável por toda a arrecadação distribuição e administração financeira fiscal, são áreas de analise contábil e operacional da empresa e atuários um profissional raro a especialização em estimativa e analises o mercado para estes cresce em virtude de plano de previdência privada.
Com a evolução a contabilidade encontra se hoje uma necessidade enorme de ter o domínio de vários idiomas, pois as empresas realiza transações comercias entre vários países. O objetivo principal e identificar os modelos existentes nos países, eles sofrem influencia de outros modelos utilizados em países economicamente mais fortes e que de certa forma a economia acaba atingindo a forma de tratamento da contabilidade.
A importância para a empresa da contabilidade e o fornecimento da informação sobre os vários tipos de empresa e suas utilidades, sabemos que todos os pais adotam um estilo contábil diferente influenciada por sua cultura e desenvolvimento econômico, e suas ciências que requer o desenvolvimento da nação.
...