Teoria das Organizações
Por: adriannecgs • 18/3/2016 • Resenha • 579 Palavras (3 Páginas) • 412 Visualizações
Página 1 de 3
CALDAS, M. Paradigmas em estudos organizacionais: uma introdução à série. Revista de Administração de Empresas, vol 42, nº 1, jan/mar 2005
HARTH, M. J; CUNLIFFE, A. What is Organization Theory? In: Organization Theory: Modern, Symbolic, and Postmodern Perspectives. UK: Oxford Press, 2012.
MC AULEY, J; DUBERLEY, J; JOHNSON, P. Organization Theory: Challenges and Perspectives. UK: Pearson, 2007. Disponível no SIGAA ou http://text-translator.com/wp-content/filesfa/Organization-Theory.pdf
O professor Miguel Caldas, associado à Loyola University New Orleans, introduz uma breve apresentação à inauguração da série “REA-Clássicos: Textos Essenciais em Estudos Organizacionais”, promovido pela Revista de Administração de Empresas. O autor apresenta e contextualiza a série, que objetiva proporcionar à comunidade acadêmica brasileira acesso à produção científica internacional considerada como clássica, mas que por inviabilidade de recursos, custo-benefício, não existem exemplares em língua portuguesa, além de situar os dois primeiros artigos que compõem a primeira parte da série no quadro de teorias organizacionais no Brasil.
O autor menciona a discussão de alguns paradigmas em estudos organizacionais dos anos 80, através de Gareth Morgan e Gibson Burrell, apresentando dois elementos do artigo. O primeiro diz respeito ao seu modelo de “paradigmas sociológicos”, com base ontológica e epistemológica que serviriam de base para teorias organizacionais futuramente. O segundo elemento apresentado por Morgan é a conceituação da visão metáfora da teoria organizacional, esta divulgada no Brasil em 1996.
Na leitura introdutória do livro What is Organization Theory?, das professoras Harth e Cunliffe, observa-se uma base teórico do conceito de Teoria Organizacional, tratando de forma singela, de fácil compreensão aos leitores, os preceitos básicos sobre a Teoria da Organizações, áreas correlacionadas e investigação. O capítulo traz um tópico específico com definições sobre Conceitos e Abstrações, itens relevantes para pesquisa sobre Organizações.
Além de conceitos e definições básicas sobre o estudo na área de organizações, o texto traz um conhecimento sobre múltiplas perspectivas, com base nos estudos de Morgan e Burrell, já antes mencionado na apresentação do professor Miguel Caldas na Revista de Administração de Empresas.
As autoras trazem um conhecimento um pouco mais detalhado sobre paradigmas sociológicos na análise organizacional, trazendo de forma mais aprofundada o conceito de Ontologia e Epistemologia, bem como perspectivas das correntes: modernista, simbólico-interpretativista e pós-moderno sob o olhar da investigação. O texto também chama a atenção para a escolha da aplicação de quaisquer uma dessas perspectivas dentro de uma organização, de modo que essa escolha alterará a maneira como o gestor irá lidar com as mais variadas áreas que a compõe.
Os autores do livro Organization Theory: Challenges and Perspectives, no tópico “alternativas críticas para gerencialismo na teoria da organização”, fazem menção à teoria crítica, originada em Frankfurt. Alguns teóricos da organização se recusam a alinhar o seu trabalho, seja prática ou ideologicamente, as perspectivas existentes, uma vez que acreditavam ser antiético e injusto amarrar as organizações às teorias que beneficiam apenas a uma minoria capitalista que detém o poder. A teoria crítica visa se aprofundar em questões de interesse social, a fim de que a sociedade possa ser beneficiada.
O livro retoma questões já discutidas em estudos anteriormente mencionados, como as perspectivas sociológicas e filosóficas na maneira de enxergar e trabalhar as teorias das organizações.
Observa-se uma integração e coerência entre as três leituras selecionadas; as leituras se complementam. Os autores abordam a mesma linha de estudo, porém com o enfoque em áreas distintas, complementando e enriquecendo a construção do conhecimento pelo leitor. Os estudos trazem uma linguagem de fácil compreensão, sendo possível que leitores das demais áreas do conhecimento possam entender as principais ideias sem maiores dificuldades.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com