Teoria do crescimento economico
Por: Adriel Gabriel • 6/3/2018 • Artigo • 485 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
Analisando a afirmação do autor podemos observar que sua referência ao que estudamos nesse semestre é claramente encontrada na seguinte afirmação. “A inflação alta e a desindustrialização são sintomas da baixa produtividade do país que tem a ver, entre outros fatores com o atraso tecnológico, a escala reduzida e a falta de especialização que caracterizam nossas empresas de um modo geral. ” Sobre tal afirmação conseguimos ver que o isolamento econômico do país trouxe em relação aos outros países em desenvolvimento e desenvolvidos, principalmente ligado a falta de recursos de produção, seja eles mão de obra qualificada, alta tecnologia ou políticas públicas de fácil acesso ao crédito e expansão empresarial. Podemos então definir que um dos principais gargalos brasileiros que travam a nossa “explosão” econômica é justamente relacionada a produção do país que ainda não é suficiente para abastecer nossa economia imagine outros países.
O comercio internacional tem se mostrado expansivo e necessitado quanto aos fatores produtivos. Infelizmente ninguém é alto suficiente para abastecer seu país de produtos acabados, sendo assim acordos bilaterais de fornecimento vem se fortalecendo anos após anos. Nossa nação é país que está em crescimento e precisa começar a “trabalhar” iniciando acordos bilaterais, assim através desses especialize suas frentes de produção, mantenha um crescimento elevado de produtos no mercado, e consequentemente aumentará seu produto interno bruto (PIB) tornando-se um pais totalmente desenvolvido.
A integração com o comércio internacional irá trazer benefícios a longo e curto prazo fazendo assim o país crescer em todos os sentidos. O Brasil tenta com políticas públicas inadequadas salvar todas as mazelas que o assolam e vendo essa quantidade de investimento sem retorno, infelizmente nós cidadãos sofremos muito com alta carga tributária. Desse modo cremos que o melhor caminho a seguir no momento não é simples, e dificilmente irá trazer a resposta de todos os nossos problemas. Mas, adotando políticas de acordos internacionais, especializando sua mão de obra e abrindo espaço para novas tecnologias existe uma grande chance de o Brasil voltar a crescer economicamente e produtivamente.
Finalizando a analise chegamos à conclusão que o país se encontra estagnado em custos de produção muito altos e sem abertura de mercado para concorrentes externos. Ou seja, colocando em pratica o que relatamos nos parágrafos acima teríamos uma queda no valor dos custos gerais de grandes empresas (sejam eles fixos, marginais, totais), adotando também uma política liberal nossos empresários poderiam ter mais liberdade para buscar seus insumos fora do país sem que isso gere um custo excessivo e seu produto de valor agregado não esteja em condições de mercado para o consumidor final. Tratando da questão como uma incógnita econômica somente acordos bilaterais, comerciais e de fornecimento o país voltaria a crescer. Ora, com a tecnologia avançada, mão de obra qualificada as empresas iriam evoluir em patamares superiores até de empresas estrangeiras o que iria agregar muito a sociedade, trazendo assim não só benefícios para o governo, mas também para toda sociedade.
...