TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria dos Sistemas e Teoria da Contingência

Por:   •  23/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 4

TGA

Teoria dos Sistemas

Teoria da Contingência

Teoria de Sistemas

A teoria de sistemas foi desenvolvida pelo alemão Ludwing Von Bertalanffv, na década de 1950, com o objetivo de classificar os sistemas e a que forma seus componentes se organizam e o padrão de comportamento de cada categoria.

O sistema é um conjunto de unidades respectivamente relacionadas. Estes decorrem dois conceitos: o de propósito e o de globalismo.

O termo sistema é empregado no sentido de sistema total. Os componentes necessários à operação de um sistema são chamados subsistemas. A hierarquia dos sistemas e o número de subsistemas dependem da complexidade do sistema.

Os sistemas podem ser físicos, (Que são equipamentos, máquinas, objetos, coisas reais, ou seja, “hardware”) ou abstratos (São planos, ideias, hipóteses, são chamadas de “software”).

Quanto sua natureza, os sistemas podem ser fechados (não recebem influência do ambiente e não influenciam o ambiente) ou abertos (São adaptativos. Para sobreviver dever reajustar constantemente ás condições do meio).

Uma organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes.

A organização é um sistema criado pelo homem e matem uma dinâmica de interação com o meio ambiente.  É um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de influenciar o meio externo e por ele ser influenciado.

Katz e Kahn desenvolveram um modelo de organização através da aplicação da Teoria dos Sistemas à teoria administrativa. No modelo proposto, a organização apresenta as características típicas de um sistema aberto.

Com a Teoria geral de sistemas ajuda-nos a entender a inter-relação existente entre o sistema humano, agroindustrial, e o sistema natural, meio ambiente, bem como as inter-relações existentes dentro cada um destes sistemas e suas interações. Assim poder-se prever como serão as relações entre estes sistemas, podendo desenvolver um método para que eles se tornem um sistema maior que vise um desenvolvimento sustentável.

CAPÍTULO 7 – TEORIA DE SISTEMAS

  1. O que é um sistema?

É um conjunto de partes interativas e interdependentes que, conjuntamente formam um todo com determinado objetivo e efetuam determinada função.

  1. Quem são os agentes do ambiente externo segundo a Teoria dos Sistemas?

Mão de obra, concorrência, consumidores, comunidade, tecnologia, sindicatos, governo, sistema financeiro, fornecedores.

  1. Realize a substituição da terminologia da biologia para a administração: Ecossistema, Sistema, Subsistemas.

Ecossistema – ambiente(externo); Sistema – Empresa (foco de estudo); Subsistemas – Departamentos(Internos).

  1. Quanto a natureza, os sistemas podem ser abertos ou fechados. Escreva a diferença entre ambos.

Os sistemas abertos tem interação com o meio ambiente, já os sistemas fechados não têm.

  1. Em um sistema (empresa) o que podem ser as ‘entradas e saídas’?

Entradas podem ser recursos ou influencias do ambiente externo na empresa. Já saídas são os resultados destes recursos ou influencias na empresa que são “devolvidos” ao ambiente externo (que podem ser produtos ou serviços).

  1. Por que a homeostase é importante para um sistema aberto?

A homeostase é importante para um sistema aberto, pois regula o seu ambiente interno para manter uma condição estável.

  1. O que é a estrutura organizacional de uma empresa? Como ela pode ser representada? Dê um exemplo.

Estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Pode ser representada na forma gráfica de organograma, onde é possível notar a divisão do trabalho (departamentalização) e a relação superior ao subordinado (linhas de autoridade e responsabilidade).

Ex:

[pic 1]

  1. Qual a diferença entre a estrutura Linear e a estrutura tipo comissão?

Estruturas lineares são aquelas em que se tem uma verticalidade nas tomadas de decisões. As decisões são tomadas pelos cargos mais altos e passados para “as camadas inferiores” da estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com