Teorias administrativas
Resenha: Teorias administrativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FFCERQUEIRA26 • 9/5/2014 • Resenha • 908 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
A Administração, tal como a encontramos hoje, é o resultado histórico e integrado da contribuição comunicativa de numerosos precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que, no decorrer dos tempos, foram cada qual no seu campo de atividades, desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias.
Assim, como combinamos no início, a fim de efetuarmos uma abordagem completa, a evolução do pensamento administrativo, estudaremos as diversas Teorias de Administração, a contribuição de cada uma delas para a Ciência da Administração, seu enfoque e variáveis.
Dica: Esse quadrinho abaixo é de extrema importância para sua prova!! É um resumo do mínimo que você precisa saber para começar a pensar em fazer uma prova de administração!
Ênfase: Teorias Administrativas: Principais enfoques:
Nas tarefas Administração
Científica Racionalização do trabalho no
Nível Operacional
Teoria Clássica
Teoria Neoclássica Organização formal.
Princípios Gerais da Administração
Funções do administrador.
Na estrutura Teoria da Burocracia Organização Formal Burocrática.
Racionalidade Organizacional.
Teoria Estruturalista Múltipla abordagem:
Organização formal e informal
Análise Infra-Organizacional
Análise Interorganizacional
Teoria das relações humanas Organização Informal.
Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo.
Nas pessoas Teoria do Comportamento Organizacional Estilos de Administração.
Teoria das decisões.
Integração dos Objetivos Organizacionais e Individuais.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional Mudança Organizacional Planejada.
Abordagem de Sistema Aberto.
No ambiente Teoria Estruturalista
Teoria Neo-estruturalista Análise Infra-Organizacional e
Análise Ambiental
Abordagem do Sistema Aberto
Teoria da Contingência Análise Ambiental (imperativo ambiental)
Abordagem de Sistema Aberto
Na tecnologia Teoria da Contingência Administração da Tecnologia
(imperativo tecnológico)
(As Principais teorias administrativas e seus principais enfoques – retirada do livro do Prof. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração.)
Considerando a complexidade das organizações nos dias de hoje, a tarefa de administrar (condução racional das atividades de uma entidade) requer um aparato de pessoas estratificadas em diversos níveis hierárquicos que se ocupam de incumbências diferentes. Nesse sentido, três são as habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar eficazmente:
• Habilidade técnica: consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas, por meio da experiência.
• Habilidade humana: consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz.
• Habilidade conceitual: consiste na habilidade para lidar com idéias e conceitos abstratos. Esta habilidade permite que a pessoa faça abstrações, desenvolva filosofias e princípios de ação.
A combinação dessas habilidades varia à medida que a pessoa sobe na escala hierárquica, de posições de supervisão a posições de alta direção.
À medida que se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidade conceitual. Nos níveis inferiores, os supervisores precisam de habilidade técnica para lidar com as tarefas. Nos níveis mais altos, os executivos precisam de habilidades conceituais para decidir sobre os destinos de sua organização.
INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS
Platão (429 a.C.-347 a.C.), filósofo grego, discípulo de Sócrates, preocupou-se com os problemas políticos e sociais inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A República, expõe o seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.
Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), discípulo de Platão, deu enorme impulso à Filosofia, abrindo as perspectivas do conhecimento humano na época. No seu livro, Política, estuda a organização do Estado e distingue três formas de administração pública, a saber:
1. Monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania).
2. Aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia).
3. Democracia ou governo do povo (que pode
...