Teorias básicas e abordagens de gestão de acordo com Chiavenato
Artigo: Teorias básicas e abordagens de gestão de acordo com Chiavenato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daybi • 3/12/2013 • Artigo • 291 Palavras (2 Páginas) • 465 Visualizações
A palavra Administração é de origem Latim “administer”, segundo Chiavenato 2013, “ad” é direção e “minister” é subordinação. Mas com o decorrer dos anos a palavra Administração teve seu significado modificado, tendo como processo ação de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos, de forma a atingir os objetivos da organização com eficácia garantindo a competitividade dos negócios.
Chiavenato explica, que no decorrer da história foram surgindo diversas escolas e teorias privilegiando uma ou mais das variantes como tarefa, estrutura, pessoa, ambiente, tecnologia e competitividade.
A abaixo será relatado as principais teorias e seus enfoques de acordo com Chiavenato;
Com ênfase nas Tarefas temos a Teoria da Administração Cientifica tendo como enfoque a racionalização do trabalho no nível operacional;
Em Estrutura se tem as Teorias Clássica, Teoria Neoclássica, tendo como enfoque organização formal, princípios gerais da Administração e funções do administrador. Na Teoria da Burocracia o enfoque são organização formal burocrática e racionalidade organizacional. Na Teoria Estruturalista o enfoque são múltipla abordagem: organização formal e informal, analise intra-organizacional e análise interorganizacional;
A ênfase Nas Pessoas tem as Teoria das Relações Humanas com enfoque na organização informal, motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo. Na Teoria do Comportamento Organizacional os enfoques são etilo de administração, teoria das decisões, integração dos objetivos organizacionais e individuais. Na Teoria do Desenvolvimento Organizacional os enfoques são na mudança organizacional planejada e abordagem de sistema aberto.
No Ambiente temos a Teoria Estruturalista com ênfase na análise intra-organizacional, análise ambiental e abordagem de sistema aberto. Na Teoria da Contingência a ênfase são na análise ambiental (imperativo ambiental) e também abordagem de sistema aberto.
Na Tecnologia tem a Teoria da Contingência tendo enfoque na administração da tecnologia (imperativo tecnológico).
Já Na Competitividade novas abordagens na administração com enfoque caos e complexidade, aprendizagem organizacional e capital intelectual.
...