TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue As Configurações De Poder, De Acordo Com A Teoria De Mintzberg.

Casos: Conceitue As Configurações De Poder, De Acordo Com A Teoria De Mintzberg.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitue as configurações de poder, de acordo com a teoria de Mintzberg.

De acordo com Mintzberg as configurações de poder se dividem em:

Instrumento, a burocracia é a fonte de poder, visto os influenciadores não ficarem dentro da empresa, as regras são que comandam e ditam o comportamento que é esperados pelos influenciadores.

Autocracia: Todo poder está focalizado no dirigente da organização, que a controla pessoalmente. Os empregados devem expressar lealdade ao dirigente ou saírem da empresa. Os empregados são induzidos a contribuir com os seus esforços, tendo pouca oportunidade para atuar nos jogos de poder.

Missionária: A missionária é dominada por uma ideologia em toda organização. A forte ideologia serve para amarrar a coalizão interna em torno dos seus objetivos ideológicos e permite, também, que os seus membros sejam confiáveis para tomar decisões, uma vez que todos eles compartilham as mesmas crenças e tradições.

Sistema autônomo: O poder tem concentração interna, principalmente pelos seus administradores. É usada a burocracia e estabelecem um sistema de metas claramente operacionalizado e acaba por envolver todos que favorece o clima entre os deveres que eles têm e os direitos.

Meritocracia: Esse sistema de configuração concentra seu poder sobre os seus especialistas, geralmente devido à necessidade de a organização desempenhar um trabalho complexo. Assim eles obtêm poder sobre a base de suas qualificações e conhecimento, dominam a coalizão interna. São os mais fortes influenciadores e favorece um sistema de autoridade fraco, tendo as chefias um poder apenas figurativo, prevalece o desejo individual.

Arena política: Sua caracterização é marcada conflito, tanto na coalizão externa quanto na interna, isso favorece a política. Se o conflito é intenso, sumário e situado (em um das coalizões ou em ambas, origina uma forma de arena política chamada confrontação. Todos os influenciadores perseguem seus objetivos individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com