Teorias da Administração - Maslow e McGregor
Por: Márcio Franco • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.059 Palavras (5 Páginas) • 949 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma breve exposição da vida e das obras dos estudiosos Abraham Maslow e Douglas McGregor, bem como suas principais ideologias a respeito da relação motivacional com os métodos de administração. Para que fosse possível a realização deste trabalho foi utilizado metódo de pesquisa essencialmente bibliográfico.
2.1. ABRAHAM MASLOW
Abraham Maslow nasceu em 1 de Abril de 1908, no Brooklyn, Estados Unidos e morreu em 8 de Junho de 1970, na Califórnia, Estados Unidos. Descendente de russos e judeus, teve uma infância bastante infeliz e miserável. Para fugir da situação, Maslow refugiava-se em bibliotecas. Foi um psicólogo norte-americano, com referência na psicologia humanista1, conhecido por sua teoria da hierarquia das necessidades humanas ou pirâmide de Maslow.
Segundo sua teoria, a motivação está diretamente ligada à satisfação de necessidades. Maslow concluiu que um indivíduo procura satisfazer suas necessidades dentro de uma sequência lógica, em que as necessidades de nível mais baixo dominam o comportamento do indivíduo até estarem suficiente satisfeitas, quando então entra em ação outra necessidade de nível mais elevado. Essa sequência lógica de Maslow sugere que as cinco necessidades básicas do ser humano estão organizadas em níveis de importância que as dividem em dois tipos:
Primarias: Instintivas e vinculadas existência física da pessoa, comum aos animais, como as necessidades fisiológicas e de segurança; e
Secundárias: Típicas do ser humano e decorrentes de seu processo de aprendizagem e socialização, como as necessidades sociais, de estima e de autorrealização.
Já as necessidades são:
I. Fisiológicas: Relacionadas aos impulsos básicos de sobrevivência como alimentação, bebida, repouso, sexo, abrigo, etc. Quando há insatisfação em todas as necessidades, são as fisiológicas que exercem maior pressão sobre o indivíduo.
II. De segurança: Relacionadas à necessidade de se sentir seguro e livre de ameaças, perigos, doenças, desemprego, etc. Quando insatisfeitas essas necessidades o indivíduo entre num estado de emergência para satisfazê-las.
III. Sociais: Necessidade de pertencer a um grupo social, de amor, de associação, de participação, de afeição e amizade; Quando não estão satisfeitas, levam à solidão e à hostilidade para com os outros.
IV. De estima: Relacionadas ao status e à maneira pela qual o indivíduo se vê, sua autoconfiança, independência e autonomia. Quando insatisfeitas podem produzir sentimentos de inferioridade e fraqueza.
V. De autorrealização: É a necessidade interior que o indivíduo sente de atingir seu potencial mais elevado. Refere-se a maximização das aptidões e capacidades, chegar ao ápice, ser mais do que é, ser tudo o que pode ser.
O ponto relevante no trabalho de Maslow foi seu interesse no desenvolvimento das pessoas a partir da identificação das necessidades humanas e como elas podem ser satisfeitas, ajudando os administradores e entender melhor as pessoas com que trabalham a fim de fornecer-lhe os incentivos e alicientes adequados para que possam produzir adequadamente e desenvolver todo o seu potencial.
2.2. DOUGLAS MCGREGOR
Douglas McGregor nasceu em de 1906, em Detroit, nos Estados Unidos, e morreu em 1964, também nos Estados Unidos. Economista e psicólogo social, foi um dos pensadores mais influentes na área das relações humanas. Como professor de Administração Industrial do MIT – Massachusets Institute of Technology, McGregor foi desenvolvendo suas teses numa postura crítica às concepções tradicionais ou clássicas de Taylor e Fayol.
Sua principal obra é The Human Side of Enterprise (O lado humano do negócio), onde formulou duas teorias sobre o comportamento humano em relação ao trabalho, teoria X e teoria Y.
2.2.1. Teoria X
É a concepção mais tradicional de administração. Nesta teoria, parte-se do pressuposto de que os trabalhadores possuem uma aversão à responsabilidade e às tarefas do trabalho, necessitando sempre de ordens superiores para render alguma coisa no trabalho. Estas ordens vêm sempre acompanhadas de punição, elogios, dinheiro, coação, etc.
Na Teoria X, a administração é caracterizada pelos seguintes aspectos:
A administração é responsável pela organização dos elementos produtivos da empresa – dinheiro, materiais, equipamentos, pessoas para a realização de seus fins econômicos.
Com relação às pessoas, administração é o processo de dirigir seus esforços, motivá-las, controlar suas ações e modificar seu comportamento para atender às necessidades da organização.
Sem
...