Analises Segundo As Teorias De Maslow
Trabalho Escolar: Analises Segundo As Teorias De Maslow. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EvelynOtoni • 25/8/2013 • 1.465 Palavras (6 Páginas) • 745 Visualizações
Introdução:
O comportamento humano é um dos temas mais estudado por diferentes psicólogos, que acabaram atribuindo este aos padrões de comportamentos inatos e específicos (conhecidos como instintos). Este trabalho tem por objetivo entender os fatores psicológicos que influenciam o comportamento humano e suas decisões em relação a vida e aos seus conceitos.
Teoria de Maslow
Abraham Maslow foi um psicólogo americano que estudou profundamente, tentou compreender e explicar o que motiva e energiza o comportamento humano. Chegou à conclusão que o homem fica motivado quando suas necessidades são providas, ele nomeou esta necessidade como necessidades fundamentais, que se baseiam em dois agrupamentos: deficiente e crescimento. A necessidade de crescimento são aquelas que se fundamentam na auto realização no auto desenvolvimento dos seres humanos. Já as necessidades deficientes fundamentam-se nas necessidades fisiológicas, as de afeto, as de segurança e as de estima. O individuo se estima e estimula de acordo com a hierarquia de importância, premência para cada ser e de acordo com o momento vivido por estes.
Necessidades fisiológicas são sinônimas de necessidades biológicas: fome, sono e sede. Estas dominam o individuo pois se se não forem atendidas não possibilitam o indivíduo a pensar em outras necessidades. Quando alguém sente fome, não consegue pensar em liberdade, amor segurança, pois a necessidade básica causa no ser, desespero e tristeza e ser saciado na segurança não o traria satisfação na necessidade básica, por serem imprescindíveis para a sobrevivência humana, tornando a visão do homem limitada de acordo com o que se torna preciso para ele.
Depois de saciada as necessidades fisiológicas surgem as necessidades de segurança, protegendo-se de perigos reais ou não, levando o ser a desejar uma vida mais confortável. A terceira necessidade do ser humano é o social existentes em todos os seres humanos: “... a pessoa passa a sentir, mais intensamente do que nunca, a falta de amigos, de um namorado, de um cônjuge ou de filhos (...) seu desejo de atingir tal situação será mais forte do que qualquer coisa no mundo” (Maslow, 1975: 350). Para ele a frustação dessa necessidade levam a falta de adaptação e a psicopatologias graves.
A necessidade de auto-estima acontecem de acordo como o “próprio individuo se avalia e se enxerga sentimentos de auto apreciação social e respeito, de status de perigo e de consideração”.
A necessidade de auto realização é a que vem por ultimo a ultima na hierarquia por ser a menos imprescindível, está se relacionam com a tendência do ser humano em se realizar plenamente no seu potencial.
“Há assim, uma necessidade natural do ser humano de buscar o sentido das coisas de forma a organizar o mundo em que vive. São necessidades denominadas cognitivas e inclui os desejos de saber e de compreender, sistematizar, organizar, analisar e procurar relações e sentidos (Maslow, 1975:354)”.
Nessa avaliação de qual seria a motivação para cada tipo de ato, entra em conflito a ideia de conceituar a própria emoção. Difícil processo, já que mesmo a palavra emoção, ou ainda seus conceitos, são em geral classificados de forma diferente, sendo em determinados lugares, um termo inexistente. E ainda falando sobre emoções, ao estudar sobre, vemos o quanto se trata de algo maleável, moldável conforme convívios, portanto, mesmo a emoção pode ser algo mais racional que instintivo. Enfim, quando se fala de motivos para ações em geral do ser, estas frequentemente são a soma de razão, emoção, impulsos e instintos.
Entrevistas:
Baseando-se nestas teorias, fizemos algumas pesquisas e avaliamos nossos entrevistados de acordo com as teorias de Abraham Maslow.
Nossa primeira entrevista foi feita com uma nossa colega de classe Pamela Afonso que cursa relações publicas primeiro período.
A primeira pergunta feita a entrevistada foi: O que mais te motiva em sua vida?
Pamela: “Força de vontade, vontade de vencer, minha mãe, família, amigos, fé, Deus”.
Análise: Os primeiros dois motivos da entrevistada se se baseiam na necessidade de auto realização: força de vontade e vontade de crescer.
As outras três motivações: minha mãe, família e amigos; fundamentam-se nas necessidades sociais, estas estão presentes em todos os seres humanos.
Fé e Deus seriam necessidades cognitivas aonde o ser procura encontrar sentido e sistematizar a sua existência.
Segunda pergunta: Quais acontecimentos te desmotivam?
Pamela: “Sobrecarga, pessoas e lugares desagradáveis, falta de Money, sono, cansaço”.
Análise: Sobrecarga, sono e cansaço seriam sentimentos causados por não terem sido suprida as necessidades fisiológicas (básicas), até mesmo as necessidades de auto-estima ou auto realização, pois são sentimentos terceirizados de acontecimentos que não proveram estás necessidades. Falta de dinheiro é um acontecimento motivado por uma frustação nas necessidades de auto realização, ou auto estima que causa na pessoa uma falta de auto valorização gerando no próprio individuo um desvalimento. Pessoas e lugares desagradáveis são sentimentos que surgem no individuo com a quebra das necessidades sociais, pois geram no ser uma falta de adaptação.
Terceira pergunta: Cite cinco metas pessoais e profissionais para os próximos cinco anos de sua via.
Pamela:
1- “Terminar o curso (faculdade)”.
2- “Conseguir um bom estágio”.
3- “Conseguir um bom emprego, para poder atuar na minha área imediatamente após finalizar meu curso”.
4- “Passar mais tempo com minha família e amigos”.
5- “Viajar muito”.
Análise:
Primeira meta: Baseia-se na necessidade estima.
Segunda meta: Baseia-se na necessidade de estima.
Terceira meta: Baseia-se na necessidade de estima.
Quarta meta: Baseia-se em necessidades sociais.
Quinta meta: Baseia-se em necessidades de auto-realização.
Análise
...