TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da Finanças Públicas

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA: TEORIA DAS FINANÇAS PUBLICAS

SEMANA 4

Aluno: Vitor Antonio Lemos do Bem

1)Você concorda com a afirmação seguinte? “A intervenção do Estado brasileiro ao longo de todo processo de industrialização representou uma tentativa constante do governo de eliminar a iniciativa privada”. Justifique sua resposta!

2) A política econômica do Estado Novo foi marcada pelo um forte intervencionismo estatal. Quais os eventos e as ações do governo naquele período considerados importantes para o processo de industrialização do Brasil?

3) qual a importância do plano de metas para a industrialização do Brasil e quais os setores que mais receberam recursos?

  1. Não Concordo. Falar que a intervenção do estado na economia foi com a ideia de tentar eliminar a iniciativa privada é incorreto. Houve alguns fatores que foram determinantes como estouro da crise de 1930 e a segunda guerra mundial as importações ficaram mais difíceis de acontecer os preços dos produtos primários aumentou aumentado a reservar nacionais. Consolidava a ideia de proteção do mercado local e a ideia de diminuir as importações com as reservar geradas pelas exportações de produtos primários o estado brasileiro começou a investir na industrialização para se consolidar o país no sistema capitalista. O sistema privado brasileiro era restrito, desinteressado e/ou incapaz e não tinha recursos adequados para investimento na industrialização. Com fala na apostila a intervenção não teve papel de eliminar o setor privado, mas ocupar espaços vazios. Esses espaços vazios são atividades essenciais para desenvolvimento econômico nacional.
  2. Neste período foram criados institutos e agencias responsáveis pela regulação de várias atividades. Iniciou o processo de industrialização baseada na forte intervenção do estado na econômica e a substituição das importações, o banco do Brasil foi um grande investidor. Nesta época houve aprovação do governo norte-americano reduzindo a divida e os juros. Foi criado o Conselho Federal de Comercio Exterior que tinha um aparato pioneiro de planejamento econômico. No início da década de 40 foram criadas as grandes empresas estatais brasileiras, responsáveis pela produção de insumos básicos.
  3. O plano de Metas que era consolidado de 30 objetivos a serem alcançados em diversos setores da econômica. Ele tinha como base o aprofundamento da estrutura industrial e a implementação da infraestrutura para isso.  O plano de metas foi realizado a partir de estudos e diagnósticos realizado por comissões e missões econômicas na década de 1940. Esses estudos mostraram que a economia brasileira tinha que excluir os pontos de estrangulamento, superar os obstáculos estruturais. O plano de metas escolheu cinco setores básicos da economia que deveriam ser direcionados recursos públicos e privados, sendo eles: transporte, energia, indústria, educação e alimentação. Os setores que mais receberam recursos foi o de transporte, energia e indústria. Esses  setores receberam 93% dos recursos disponibilizado.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com