Termos do empreendedorismo: Crowdsourcing
Por: Laricamilo29 • 21/10/2022 • Trabalho acadêmico • 874 Palavras (4 Páginas) • 58 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade Federal de Uberlândia – UFU Faculdade de Gestão e Negócios – FAGEN Graduação em Administração
Atividade - Termos do empreendedorismo: Crowdsourcing
Larissa de Lourdes Oliveira Camilo Giovanna Mendes Santos
Fabricio Felicio Matheus Milazzo Schwindt Anna Luiza Alves Martins
Rian Oliveira
Universidade Federal de Uberlândia – UFU Faculdade de Gestão e Negócios – FAGEN Graduação em Administração
Atividade - Termos do empreendedorismo: Crowdsourcing
Larissa de Lourdes Oliveira Camilo Giovanna Mendes Santos
Fabricio Felicio Matheus Milazzo Schwindt Anna Luiza Alves Martins
Rian Oliveira
Empreendedorismo e Geração de Ideias Professora: Marcia Freire de Oliveira
Conceito de Crowdsourcing
O maior impulsionador da inovação sempre foi o aumento da conectividade e da capacidade de buscar outros contatos para a realização de um brainstorming e combiná-los com percepções individuais para gerar algo novo. Crowdsourcing é um termo recém desenvolvido, que se originou da junção de duas palavras inglesas: crowd que significa multidão e outsourcing que significa terceirização.
O Crowdsourcing é uma forma de terceirização diferente, que acontece de forma aberta a comunidade, sendo ela online ou não, com o propósito de unir pessoas em torno da execução de uma atividade ou solução de um problema.
A concepção de tal conceito é conferida aos editores da Revista Wired, Jeff Howe e Mark Robinson no ano de 2005, durante uma busca sobre como as empresas utilizavam a internet para terceirizar seus serviços.
Como funciona
A ferramenta funciona como uma ligação entre alguém que precisa criar algo novo, resolver um problema ou aprimorar um processo e quem tem condições e capacidade de realizar isso. O Crowdsourcing pode ocorrer somente em uma atividade em específica durante apenas ou período ou de forma permanente.
Para que serve
O Crowdsourcing tem como principais funções: avaliar, criar, processar e resolver. Podendo ser considerado um meio de diminuição de gastos em casos de
terceirização e também pode ser utilizado para desenvolver ou aprimorar um produto por meio de MVP (Mínimo Produto Viável).
Vantagens e desvantagens
As vantagens do Crowdsourcing são:
Custo benefício: é possível encontrar diferentes ideias, testar produtos ou construir grande projetos a partir de diversas sugestões por um custo bem menor do que uma terceirização convencional.
Sabedoria coletiva: é um conjunto de conhecimentos e experiências que pode ajudar o autor a pensar de maneira diferente, tendo várias chances de comunicação com pessoas de diferentes opiniões e pontos de vista.
As desvantagens são:
Integração de pessoas não qualificadas: como o Crowdsourcing é um convite online, não se deve sempre esperar que profissionais respondam, já que qualquer pessoa pode auxiliar, podendo resultar em um trabalho de baixa qualidade.
Crowdworkers mal-intencionados: é um risco aparecer pessoas mal intencionadas nesse projeto, por isso é importante que tenha a participação de mais pessoas para que os erros de alguns sejam corrigidos por outro.
A tendência Crowdsourcing
Como conceito intrinsecamente ligado ao ambiente Web e às tecnologias de informação, o seu crescimento enquanto prática decorrerá inevitavelmente de soluções tecnológicas advindas de fenómenos como o cloud-computing. Também o desenvolvimento dos Mídias Socias e o surgimento de comunidades colaborativas de peritos terão uma forte influência naquele que será o futuro do Crowdsourcing.
Exemplos
A Doritos promoveu um concurso para criar comerciais para batatas fritas que seriam lançadas em 2007, diversas pessoas se inscreveram, enviando filmes e vídeos com músicas e logos. A empresa conseguiu atingir um melhor reconhecimento público e gastou menos na criação do comercial, pois o vencedor ganhou apenas 10 mil dólares.
...