Texto Paradigmas - reflexôes
Por: Demarco • 18/4/2016 • Resenha • 560 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
Texto Paradigmas
O artigo faz uma crítica ao paradigma que a teoria das organizações é estudada e passada aos universitários, que é baseada quase sempre nos mesmos autores e nas mesmas linhas de pensamento, deixando muitas vezes de lado obras e autores que poderiam agregar valor e fazer com que se questionasse o porque de ser sempre do mesmo jeito e não procurar inovar através de pensamentos críticos e criando talvez novas ideias.
O menhain usa até o exemplo do camponês um exemplo de que o “pensar o mundo” é mediado pelo ambiente social e tbm pode ser influenciado pela maneira de como o público daquele meio social internaliza o que é certo. Ao fazer a abordagem do objeto a partir de referencias se baseiam em suposições inquestionáveis.
Teoria das organizações segundo Morgan e burrel
Paradigma funcionalista: Seria que a sociedade deve seguir um mesmo padrão (acordar, trabalhar, dormir) mas não leva em conta o porque de fazer isso, se é uma necessidade, se é porque gosta, se é por sei lá qual motivo. Seguem um mesmo padrão e tem conhecimentos gerais comuns uns aos outros, ou seja, possuem o mesmo senso comum.
Já o paradigma interpretativista ele é mais subjetivo porque tem caráter crítico e duvidoso sobre as suposições, se coloca no lugar do sujeito ao invés do observador e acredita que aquilo faça parte em uma determinada sociedade com determinados indíviduos, nada de concreto (tudo depende).
Humanista radical- acredita que os conceitos usados pelo funcionalismo são formas de dominação ideológica. Ele defende a liberdade e que podemos ser mais do que somos e fazer coisas que não imaginamos. Como pensar de uma maneira e fazer outra?
O estruturalista radical vê a sociedade como uma força potencialmente dominante, e assimila que o ambiente é a realidade real (confuso pra caramba) acontece independente de qualquer coisa, independente de situações.
Se percebe que nós seres humanos tentamos dar uma explicação pra tudo (ciência, dos mitos, experiências ) para que ele faça algum sentido, que tenha significado.
O texto basicamente tenta passar a idéia de que os estudos estão sempre voltados para determinados comportamentos em n situações. A fim de identificar maneiras de lidar em determinados cenários por saber mais ou menos o que cada um pensa.
Metáforas seria uma falsidade construtiva como um meio de liberar a imaginação. As vezes por associarmos determinadas situações pela figura de uma metáfora acabamos esquecendo de instigar mais aquele assunto pq acreditamos que ele seja daquela maneira e somente.
Teóricos comprometidos com abordagens e conceitos específicos enxergam as outras maneiras de ação ou pensamento como mal orientadas ou ameaças ao ambiente.
Usar ideias metafóricas para compreender as teorias.
Se abordar determinado método pra investigar algo, irá se obter um resultado. Agora se usar um método diferente na mesma situação pode-se obter outro resultado.
O paradigma que predomina é o funcionalista, que é o que a atual sociedade tem como padrão. Os outros paradigmas vem mais no sentido de questionar o primeiro, fazer com que se pergunte o porque de ser daquele jeito e aquela realidade.
...