Ti finanaças
Por: mimikah • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.959 Palavras (8 Páginas) • 399 Visualizações
FACULDADE SENAC MINAS – CONTAGEM
MERCADO DE TRABALHO: FINANÇAS
Carlos Alberto Junior Viana
Diego Alexandre Marques
Milane Cristina da Silva Batista
Philippe Filgueiras Gonçalves Batista
Sônia Regina Ribeiro
Contagem
2º semestre de 2014
FACULDADE SENAC MINAS – CONTAGEM
ADMINISTRAÇÃO
MERCADO DE TRABALHO: FINAÇAS
Trabalho apresentado no primeiro período de curso de graduação em administração, na Faculdade Senac como pré-requisito referencial teórico.
Orientadora: Shirley Maria
Por:
Carlos Alberto Junior Viana
Diego Alexandre Marques
Milane Cristina da Silva Batista
Philippe Filgueiras Gonçalves Batista
Sônia Regina Ribeiro
Contagem
2º semestre de 2014
- Introdução
O mercado de trabalho relaciona aqueles que oferecem mão de obra com aqueles que a procuram. A área administrativa é ampla e pode oferecer diferentes opções de vagas de emprego nos seguintes ramos: gestão, comércio exterior, finanças, gestão de pessoas, logística, marketing, planejamento, organização, sistemas e produção. Este trabalho pretende por meio de pesquisas bibliográficas, explicar uma dessas áreas administrativas que no caso é a “finanças”, através de um referencial teórico que contém estudos sobre o tema, desenvolvido por diferentes autores, contendo o conceito de gestão, áreas de atuação e perfil do profissional em administração, evolução da área objeto de estudo (finanças) e atribuições da área de finanças.
- Mercado de Trabalho: Finanças
- Finanças
Finança pode ser definida como a ciência de administrar fundos, visando maximizar o valor total de um negócio, aumentando o lucro e diminuindo os riscos. O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos acionistas da empresa.
“A função financeira de uma organização tem por objetivos proteger e utilizar eficazmente os recursos financeiros. Ao mesmo tempo, a função financeira busca manter certo grau de liquidez, para que a organização consiga cumprir seus compromissos.” (MAXIMIANO, 2007, p.7).
- Conceito de Gestão
A gestão compreende uma importância parte da administração financeira, pois a mesma tem a função de controlar, organizar e executar as tarefas. Administração e gestão têm praticamente o mesmo sentido, e nas palavras de Maximiano:
“Administração é uma palavra que exprime uma idéia antiga: tomar decisões que promovam o uso adequado de recursos, para realizar objetivos. A administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreendem cinco processos principais interligados: planejamento, organização, liderança (e outros processos da gestão de pessoas), execução e controle.” (MAXIMIANO, 2008, p.8)
Para Chiavenato gestão (administração) sofreu uma mudança radical em seu sentido etimológico que significa aquele que realiza uma função sob o comando de outra. O novo sentido da palavra administração para Chiavenato é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os níveis de organização, a fim de alcançar tais objetivos. Criando assim de maneira adequada a situação um ambiente competitivo em um modo de negócios. (Chiavenato, 2004, p25) “A administração é o processo de planejar, organiza, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.” Ambos os autores trazem a mesma visão para a gestão (administração) que segundo eles é controlar, organizar, planejar e liderar para obter um resultado satisfatório para a empresa em que se esta desempenhando esta gestão.
- Áreas de atuação e Perfil do Profissional
Para Lemes Júnior no setor financeiro atribuições é oque não falta. A função financeira está basicamente separada em: Gerência financeira e controladoria. Ambas as áreas exercem funções muito importantes dentro de uma empresa.
“a gerencia financeira abrange atividades de administração de caixa, crédito e cobrança, risco, cambio, investimento, financiamento, planejamento e controle financeiro, relacionamento com acionistas e investidores e relacionamentos com bancos. A controladoria engloba atividades de administração de custos e preços, auditoria interna, avaliação de desempenho, contabilidade, orçamento, controle patrimonial, planejamento tributário, relatórios gerenciais e sistemas de informação financeira (LEMES JÚNIOR, MIESSA RIGO, SZABO CHEROBIM, 2010, p.3)”
Segundo Edno as áreas de atuação do administrador financeiro são bem amplas dentro de uma empresa sendo elas:
- Capital de giro: uma empresa utiliza para seu funcionamento recursos material de renovação lenta (capitais fixo) e materiais de rápida renovação (capital circulante). Os recursos materiais de renovação rápida são o capital de giro.
- Administração de contas a receber: crédito comercial cedido a pessoas jurídicas.
- Administração de caixa: abrange as atividades de planejamento e controle das disponibilidades financeiras que é a parcela do ativo circulante representada pelos depósitos nas contas correntes bancárias e aplicações financeiras de liquidez imediata.
- Cálculos financeiros: elementos que são utilizados no calculo financeiro
- Capital: valor aplicado ou emprestado em qualquer financiamento ou investimento.
- Juro: o valor recebido pelo capital a título de remuneração;
- Taxa de juros: relação de percentual entre o juro e o capital de origem em uma unidade de tempo;
- Prazo: é o número de unidade de tempo.
- Montante: a soma do capital com juros.
- Juros simples: somente o capital inicial é remunerado em uma operação financeira.
- Financiamentos: a utilização do capital próprio ou de terceiros para a expansão da empresa. O capital de terceiros é representado por empréstimos, financiamentos e títulos emitidos pela empresa.
- Análise de investimentos: o administrador financeiro para elaborar uma analise de investimento precisa utilizar tais conceitos:
- Projeto de investimento.
- Fluxo de caixa.
- Vida útil de um ativo.
- Valor residual de um ativo.
- Período de análise.
- Administração de custos: técnicas de apuração análise e controle de custos, para o administrador ter uma apuração dos custos da empresa ele necessita utilizar:
- Contabilidade de custos.
- Apuração extracontábil de custos.
- Custo e despesa.
- Depreciação.
- Avaliação de estoques.
- Análise e formação de preços: é o processo em que uma empresa com base em seus custos, estimativas de vendas e outras variáveis relacionadas com sua produção ou operação, determina o preço ideal de venda de seus serviços e ou produtos.
Para Lemes, Rigo e Cherobim o administrador financeiro tem que ser íntegro, ter conhecimento, acompanhar as novidades do mercado financeiro e ser capaz de tomar decisões importantes dentro de uma determinada companhia é uma das principais características e pontos fortes do profissional de finanças. “o administrador financeiro necessita conhecer a estrutura de mercado em que sua empresa esta inserida para atuar melhor em negociações empresariais.” (Lemes Júnior, Miessa Rigo, Szabo Cherobim, 2010, p.37)
...