Trabalho Curso de Administração Aplicativo “Aprender com Você”
Por: gabrirod99 • 23/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 149 Visualizações
Curso de Administração
Aplicativo “Aprender com Você”
Belo Horizonte
2021
INTRODUÇÃO
Um projeto, segundo o PMI (2017) se trará de um “é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único”. Para que um projeto seja bem elaborado e possua um resultado positivo após o final do prazo, é necessário que se siga uma padronização para que não lide com atrasos e retrabalhos desnecessários.
Sendo assim, o presente trabalho trata da construção de um projeto de aplicativo, a “Aprender com você”, utilizando da identificação inicial do projeto e das gestões do cronograma, custos, comunicações, qualidade e monitoramento. A “Aprender com você” é um projeto que surgiu para auxiliar famílias e alunos na busca pelo conhecimento, ao disponibilizar professores voluntários para solução de dúvidas e reforço escolar.
Espera-se que a partir do planejamento do presente projeto, seja possível executar os processos para um resultado satisfatório, alcançando assim o objetivo de dar a oportunidade de uma educação melhor à população.
- NECESSIDADE
Diante da pandemia por COVID-19, todos os estudantes de ensino fundamental e médio, uma vez que tiveram que se adaptar ao ensino remoto, EAD ou sistema híbrido, tiveram dificuldades em caso de dúvidas. Além disso, aqueles que não tiveram a oportunidade de completar os estudos ainda reobtiveram o desejo pelo conhecimento, almejando certificações como o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Diante disso, a procura por monitorias e aulas particulares aumentou, seja por parte dos alunos ou até mesmo de pais com dificuldade em como auxiliar seus filhos na rotina escolar. O “Aprender com você” surgiu para auxiliar famílias e alunos na busca pelo conhecimento, disponibilizando professores voluntários para solução de dúvidas e reforço escolar.
- PRODUTO
“Aprender com você” se trata de uma plataforma, inicialmente mobile, que conecta estudantes de ensino fundamental e médio a professores voluntários (monitores). Seu funcionamento é pensado de maneira semelhante ao ClubHouse sendo que ao possuir um monitor disponível, serão criadas salas de acordo com a matéria. O App foi pensado para atender a população mais carente que não tem condição de contratar professores particulares e cursinhos, porém futuramente pode ser disponibilizada a escolas e cursinhos como uma ferramenta exclusiva de extensão da sala de aula neste momento de pandemia. Assim, será possível monetizar o aplicativo, viabilizado sua disponibilização gratuita a quem necessita. Além dessa maneira de monetização, poderão ser usados de anúncios (Google Adsense) para auxiliar no arrecadamento de recursos.
- OBJETIVO
A “Aprender com você” possui o propósito principal de auxiliar famílias e alunos que buscam pelo conhecimento e dar oportunidade de educação a elas, além disso, a empresa busca dar todo o apoio de ensino aos alunos a partir de monitorias, grupo de estudos e sala de aula virtual e conteúdos exclusivos de cada matéria
- TAP – TERMO DE ABERTURA DE PROJETO[pic 1]
NOME DO PROJETO: APRENDER COM VOCÊ
Background
Após o início da pandemia do COVID-19, todos se viram diante de um cenário completamente novo. Isto não foi diferente para aqueles que estudam; em especial estudantes de ensino fundamental e médio, uma vez que ao terem que utilizar do ensino remoto, EAD ou sistema híbrido, se viram carentes de suporte em caso de dúvidas.
Diante disso, a procura por monitorias e aulas particulares aumentou, seja por parte dos alunos ou até mesmo de pais com dificuldade em como auxiliar seus filhos na rotina escolar. O “Aprender com você” surgiu para auxiliar famílias e alunos na busca pelo conhecimento, ao disponibilizar professores voluntários para solução de dúvidas e reforço escolar.
[pic 2]
Objetivos
- Auxiliar e dar oportunidade de educação a famílias e alunos que buscam pelo conhecimento;
- Esclarecer dúvidas de assuntos apresentados nas escolas/cursinhos de ensino fundamental/médio;
- Dar a oportunidade de uma educação melhor à população.
Escopo Macro
- Contratação de desenvolvedores;
- Desenvolvimento da plataforma;
- Licenciamento;
- Capitação de professores voluntários;
- Captação de patrocinadores;
- Gerenciamento de projeto.
Estrutura Básica da Equipe
Cliente | Alunos e familiares |
Patrocinador | Instituições de ensino |
Gerente de Projeto | Caroline Bernardes Paiva |
Membros da equipe de projeto | Ana Flávia Ferreira, Bruno Berlim, Gabriel Rodrigues, Kívia Ribeiro, Laura Machado, Selton Vasconcelos e Vitoria Vilela. |
Prazos
Início: 03 de fevereiro de 2021
Final: 31 de maio de 2021
Custo
Aplicativo + suporte = R$50.000,00
Premissa e Restrições
Premissa | Interesses de patrocinadores e clientes. |
Restrições | Conexão instável, servidor inoperante |
Approval Signatures[pic 3]
Project Client | Project Sponsor | Project Manager | ||
[Name] | [Name] | [Name] |
- Gestão do Cronograma
- CRONOGRAMA
- 03/02 a 08/03 - Definição da ideia de projeto
- 08/03 a 22/03 - Análise do público-alvo
- 22/03 a 05/04 - Criação de um modelo de negócio
- 22/03 a 05/04 - Definição da equipe e dos cargos
- 29/03 a 12/04 - Contratação de desenvolvedores
- 12/04 a 26/04 - Desenvolvimento da plataforma
- 19/04 a 03/05 - Licenciamento
- 19/04 a 26/04 - Capitação de professores voluntários
- 19/04 a 26/04 - Captação de patrocinadores
- 22/03 a 31/05 - Gerenciamento de projeto
- GESTÃO DE CUSTOS
- Salários e encargos: R$ 30.000,00/mês ( 1 gerente , 7 funcionários)
- Custo Fixo: R$ 8.000,00/mês (aluguel, condomínio, energia, água, internet)
- Custo Variável: R$ 2.000,00/mês
- Licenças: R$ 1.500,00/mês
- Captação de Professores: R$ 2.500,00 (Marketing Terceirizado)
- Desenvolvimento plataforma + suporte: R$ 50.000,00
- Investimento mobiliário/equipamentos: R$ 25.000,00
Custos Mensais:
R$ 44.000,00
Investimento:
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