CURSO DE ANTROPOLOGIA APRENDER ANTROPOLOGIA
Por: Dayane Araujo • 10/3/2017 • Abstract • 273 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA
CURSO DE ANTROPOLOGIA
APRENDER ANTROPOLOGIA
São Luis
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA
CURSO DE ANTROPOLOGIA
APRENDER ANTROPOLOGIA
Hellen Dayane Ferreira Araujo
São Luis
2013
Antropologia
A antropologia é uma ciência que nasceu em meio à necessidade que o homem tinha de estudar a sim mesmo. Mesmo quando ainda não era evocada com uma ciência, já despertava no homem a curiosidade por observar o comportamento humano, ainda que alguns forjassem situações para suas teorias.
A antropologia começa a sua cientificidade quando começa a observar civilizações distantes. O homem passa a ser o objeto do conhecimento, mas não é o bastante e então com o tempo descobrisse que atribui o estudo das populações ajudaria a desvendar as observações e coletas de informações.
A antropologia entra em crise ao ver o seu objeto de estudo, o primitivo “morrendo”. Então uma crise de identidade força ao cientista buscar novas soluções, para o campo. O estudo do homem inteiro contempla cinco áreas da antropologia: biológica (também física), pré-histórica, linguística, psicologia, e a social e cultural.
Quando voltamos o olhar para a diversidade do homem, entendemos que são muitos os fatores que corroboram para a diversidade cultural, é uma capacidade única do ser humano aptidão à variação cultural, comum à espécie humana. Sendo desta forma um olhar revolucionário, uma vez que essa estrutura rompe com a ideia de centralização. Agora é necessária que a antropologia investigue cada população compreendendo seu espaço, tempo e cultura.
O campo da antropologia enfrenta algumas dificuldades, como o problema do nível das palavras, o outro problema é grau de cientificidade, o homem está preparado para estudar o homem e existem outras problemáticas envolvidas neste campo.
...