Trabalho Estágio Supervisionado; Educação Infantil; Formação acadêmica
Por: maianaa • 4/11/2022 • Trabalho acadêmico • 2.112 Palavras (9 Páginas) • 200 Visualizações
RESUMO
Este trabalho tem como finalidade relatar as vivências do estágio supervisionado da Educação Infantil, realizado no 5º período, no Curso de Pedagogia, da Faculdade Multivix Serra ES. O estágio foi realizado no Centro de Educação Zoe, localizado na Praia da Costa, pertencente à cidade de Vila Velha- ES. Com base em todo o desenvolvimento do trabalho, os estudos realizados e a realização da parte prática. Pude perceber que ambos contribuíram de maneira grandiosa para a minha formação enquanto profissional em formação. Além disso, enfatizo que a metodologia utilizada pelo docente diz respeito a todo o desenvolvimento da criança, e que em cima disso estará contribuindo ou afetando diretamente nos anos seguintes do percurso deste indivíduo.
Palavras – chave: Estágio supervisionado; Educação Infantil; Formação acadêmica; Prática docente.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
1 METODOLOGIA 08
1. 1 OBJETIVOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA 08
1.2 CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS 09
1.3 PROCEDIMENTOS DE PRODUÇÃO DE DADOS 09
1.4 LOCAL DA PROPOSTA 09
2 PROPOSTA PEDAGÓGICA 11
3 CONSIDERAÇÕES 13
4 REFERÊNCIAS 14
APÊNDICE 14
INTRODUÇÃO
O presente Trabalho de Avaliação do Curso de pedagogia foi realizado pelo aluno (a) Débora Barros Kapitzky do 5° período do curso de Pedagogia cuja carga horária/sala de aula totalizou 120 horas, relata as atividades realizadas durante a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I da Faculdade Multivix Serra do Espírito Santo – Setor Educação Infantil II. O estágio foi realizado na instituição Centro Educacional Zoe, sediada à Rua Travessa São Paulo n° 110, Praia da Costa, Vila Velha/ES, e sob orientação da professora Tabata, o mesmo ocorreu em dois momentos conforme cronograma, o primeiro em atividade de participação pela observância no período de 11 de maio à 24 de maio de 2022, o segundo em atividade de intervenção de 25 de maio à 03 de junho de 2022, totalizando 100 horas em campo e 20 horas de relatório.
A escolha da sala de aula foi direcionada pela própria instituição, devido já estar fazendo o estágio remunerado na turma de educação infantil II. Porém a escolha não difere o aprendizado quanto a importância de um nível de educação para o outro, o estágio obrigatório é de grande valia, pois quando foi posto de forma avaliativa se tornou diferente a visão do meu trabalho habitual como estagiário; porque pude desenvolver critérios para trazer da prática para contextualização em forma de relatório. Contudo, para que possamos ainda mais compreender a importância do estágio na compreensão do acadêmico de ensino superior, em relação ao conteúdo visto em sala de aula e como isso irá influenciar nos seus estudos e na sua vida profissional, faz-se necessário saber do que trata o conceito de estágio.
O Estágio supervisionado é uma exigência da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 nos cursos de formação de docentes. Segundo Oliveira e Cunha (2006), o Estágio Supervisionado é uma atividade que propicia ao aluno adquirir a experiência profissional que é relativamente importante para a sua inserção no mercado de trabalho. É uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelos alunos de cursos de Licenciatura e deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida pela instituição de Ensino.
O estágio é o ato educativo escolar supervisionado,desenvolvido no ambiente de trabalho e que tem por finalidade o aprendizado do estudante de competências próprias da atividade profissional, assim como na contextualização curricular, na busca do seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho. (LODI, 2010) Bianchi et al. (2009, p.07), estipula o estágio como um período de estudos práticos
para aprendizagem e experiência. Envolve supervisão e, ainda, revisão, correção, exame cuidadoso.
Para Roesch (1996) o estágio é conceituado como usar o conhecimento das aulas em um ambiente de trabalho, viabilizando se há necessidade de propor mudanças no mercado de trabalho, para ele, este momento do estágio é onde o aluno identificar quais áreas possui mais afinidade e nisso poderá ver seu desempenho no período de estágio.Levando em consideração a partir dessas definições, pode-se perceber que o estágio é importante no desenvolvimento acadêmico e no aprendizado do aluno, já que ele irá vislumbrar como funcionam na prática os conhecimentos adquiridos nas aulas.
O estágio é uma forma do estudante experimentar uma área do seu curso e poder, através dele, descobrir se de fato está no caminho certo. Através do estágio também é possível colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, porém para que isso aconteça os estudantes têm que trazer uma bagagem de conhecimento da Instituição de Ensino para que possa pôr em prática o que aprendeu em sala de aula. Nesse contexto, é necessário entender como o estágio é importante para o desenvolvimento acadêmico e profissional.
O estagiário deverá encarar o Estágio Supervisionado Obrigatório como um momento de pesquisa/reflexão/ação, seja nas etapas de observações em sala de aula, planejamento, elaboração do relatório e durante o período de regência deve priorizar o aspecto lúdico e evitando o acontecimento de reprodução de metodologias tradicionais e arcaicas , pois acaba desmotivando os estudantes a aprender.
O profissional, necessita de uma formação que priorize questões teóricas, metodológicas, e prática que, além disso, proporciona condições de refletir sobre suas ações em função da realidade escolar, a vivência do estágio não se faz só necessário para cumprir sua carga horária é uma escolha profissional.
Desse modo, o estágio é muito importante para alcançarmos diferentes realidades ao mesmo tempo, e o mesmo deverá então ser utilizado para decidir se é aquela área de atuação que o estudante irá querer para o seu futuro, se ele está satisfeito e animado para trabalhar naquela área ou se ele deverá tentar outra alternativa dentro de suas possibilidades,
...