Trabalho Gastronomia Design de Superfície
Por: renatogaiao • 30/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.363 Palavras (6 Páginas) • 94 Visualizações
Design de Superfície - Primeira Avaliação 2021.2
Avaliação escrita da primeira unidade
1) O design de superfície não se limita à inserção de desenhos, cores e texturas sobre um substrato, cuja função principal seria apenas conferir qualidades às superfícies por meio de projetos de revestimento. Já é possível pensar a superfície além da parte externa dos corpos e objetos, ou relacionada à repetição e combinação de módulos em estamparia contínua. O design têxtil é a maior área de aplicação do design de superfície e com maior diversidade de técnicas. Relacione a primeira com a segunda coluna. A opção CORRETA é:
[pic 1]
- 2 – 1 –4 – 3 – 5
- 3 –4 –2 – 1 - 5
- 3 – 4 – 5 – 1 – 2
- 4 –3 – 5 –1 - 2
- 5 –2 – 1 – 4 –3
2) Existe uma variedade de possibilidades de encaixe dos módulos, diferentes sistemas de repetição. Porém, existem tipos de sistemas básicos pelos quais o módulo pode ser repetido dentro do processo industrial. Analisando-se as figuras I, II e III, é CORRETO afirmar que:
[pic 2]
- Da esquerda para a direita: não-alinhado vertical, sistema alinhado, não alinhado horizontal.
- Da esquerda para a direita: repetição formal, sistema alinhado, repetição super informal.
- Da esquerda para a direita: sistema de colunas, sistema de linhas, sistema de tijolo.
- Da esquerda para a direita: sistema alinhado, não-alinhado vertical, não alinhado horizontal.
- Da esquerda para a direita: não alinhado horizontal, sistema alinhado, não-alinhado vertical.
3)Todas as áreas do design, com maior ou menor apelo visual, utilizam recursos da linguagem visual como meio de expressão, trabalham com o mesmo material, mas fazem coisas diferentes, porque têm objetivos e metodologias diferentes. A sintaxe visual do design de superfície identifica funções dos elementos visuais no padrão da estamparia, quais sejam:
I. Elementos de análise parcial da substituição primária – são elementos que podem ocorrer de forma isolada ou não, com revestimento do tipo ‘casca de ovo’.
II. Figuras ou motivos – são formas ou conjuntos de formas recorrentes na composição, apresentando variações de tamanho, posição e até pequenas alterações formais. São o tema da mensagem visual da composição.
III. Elementos de preenchimento – são texturas, grafismos, etc., que preenchem planos e/ou camadas, responsáveis pela ligação visual e tátil dos elementos.
IV. Elementos de ritmo – são elementos com mais força visual que os demais. A força ou tensão é conseguida pela configuração, posição, cor, dentre outros aspectos conferidos aos elementos no espaço.
V. Figuras do discurso de pacto velado – são elementos da semiótica constitucional daquilo que se decide anteriormente à atividade projetual do design de estamparia.
A opção CORRETA é:
- I – II – III – IV – V
- I – III – IV – V
- IV – V
- II –IV – V
- II – III – IV
4) O design de superfície herdou da arte a liberdade de criação que é materializada pelo domínio da linguagem visual e de lógicas criativas. Os princípios básicos clássicos incorporam elementos de construção da atividade projetual em DS e suas articulações. A partir dessa abordagem, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira. A opção CORRETA é:
[pic 3]
- 2 – 1 – 4 – 3 – 5
- 5 – 3 – 1 – 2 – 4
- 4 – 3 – 1 – 5 – 2
- 3 – 4 – 2 – 1 – 5
- 3 – 4 – 5 – 1 – 2
5) A nomenclatura Design de Superfície é associada à criação e tratamento de imagens em superfícies, sem vínculo reduzido a um material ou outro, ou mesmo, a um tipo específico de processo de impressão. É um campo, dentro do mercado de moda, que está, cada vez mais, adquirindo importância no nosso cotidiano. Considere a seguir as áreas onde o design de superfície atua:
I. Papelaria
II. Têxtil
III. Na superfície da Cerâmica
IV. Malharia
V. No interior do tecido orgânico do corpo humano
Está CORRETA a opção:
- I - II – III – IV
- I – III
- I – II – III – IV – V
- II
- III– IV – V
6) Designers de estamparia têxtil trabalham em um contexto que exige a capacidade de iniciar e interpretar uma inspiração de design – considerando-se as tendências dos consumidores, tendências de moda e as exigências de diferentes segmentos do mercado – por meio da compreensão da tradição e da história dos estilos de design. A interpretação desses elementos formará o pano de fundo ou a base para o trabalho criativo do designer e deve estar contido no briefing que dá início a atividade projetual do designer, contextualizando o projeto. Segundo Amanda Briggs, os parâmetros do briefing para o projeto são:
I. Tipo de loja onde é vendido o tecido a ser usado
II. Inspiração de design
III. Estilos de design e tradição da estampa
IV. Níveis de mercado
V. Previsão de tendências
Está CORRETA a opção:
- I – III - IV
- II – IV -V
- II – III – IV - V
- I – V
- I – IV
7) Observe a figura abaixo e responda. Todos os padrões são criados a partir de três elementos básicos. São eles: *
[pic 4]
- linha em cima – linha embaixo – linha diagonal
- bolinhas – quadrados – polígonos
- linhas – colunas – diagonais
- pontos – linhas – grids
- grade – grid – grelha
8) Em alguns projetos, a observação aos encaixes torna-se obrigatória, pois o encontro das formas entre um módulo e outro é responsável pela continuação do desenho e pela fluência visual entre os módulos. A noção de __________, no contexto de design de superfície, é a colocação dos módulos nos dois sentidos, comprimento e largura, de modo contínuo, configurando o padrão.
...