Trabalho Unopar 1º Semestre
Por: Andrii.dm • 29/4/2019 • Trabalho acadêmico • 2.282 Palavras (10 Páginas) • 223 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 BRF 4
A BRF tem como princípios: 5
2.2 PESQUISAS 6
2.3 COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES 7
2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 8
2.5 Fundamentos e Teoria Organizacional 8
2.6 Homem, Cultura e Sociedade 8
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
ANEXOS 12
ANEXO A – Surgimento Sadia 13
ANEXO B – Attilio Fontana 13
ANEXO C – Produção Antigamente 13
ANEXO D – Produção Atual 14
ANEXO E – Mascote 14
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos abordar sobre uma organização e o seu sistema de funcionamento, começando pelo seu histórico e a sua referencia na sociedade, demostrando o seu modo de gestão, sua visão e seus valores que são de grande importância e fazem com que ela seja uma das maiores companhias de alimentos do mundo.
A BRF cultiva vínculos. A cultura dessa organização está comprometida com relações a longo prazo e com toda a cadeia que nos envolve: produtores, consumidores, funcionários, investidores, clientes e parceiros.
Abordaremos também a evolução de equipamentos e da tecnologia na empresa, diante anos anteriores, onde hoje temos muito mais facilidade de lidar com novas tecnologias e mais rapidez na hora de realizar o processo produtivo.
Com a elaboração deste trabalho, pretendemos passar conhecimento e informações diversas sobre a empresa BRF, demonstrando suas características, suas estratégias e seu modo de lidar com as adversidades dentro da organização, para que o leitor possa conhecer e entender como a mesma funciona e qual a sua aplicabilidade.
DESENVOLVIMENTO
BRF
A empresa Sadia S.A surgiu há 80 anos, fundada em 1944, Concórdia –SC por Attílio Fontana, a história de umas das marcas de alimentos mais emblemáticas do Brasil: a Sadia, batizada a partir das iniciais de Sociedade Anônima e das três últimas letras da palavra Concórdia.
Iniciou-se através de um moinho de baixa capacidade e um frigorífico inacabado, utilizaram como a mão de obra, colonos gaúchos, a maioria descendentes de imigrantes italianos que precisaram ser treinados, além de alojados em uma precária vila operária. A matéria prima utilizada era abundante mas com uma qualidade precária. Apesar de um cenário desfavorável a empresa iniciou suas atividades produtivas, no inicio produziam-se apenas farinha e o farelo do trigo. O abatedouro começou a funcionar em 20 de novembro de 1944, com o abate de apenas 30 suínos. Havia menos de 50 funcionários.
Já em 1946 o frigorífico que através de investimentos aplicados no moinho que assim permitiu completar a construção do frigorífico e abater mais de 100 suínos por dia. A partir disto foram fabricados outros itens, como banha, toucinho, carnes salgadas, pernil, presunto, salame, lombo e lingüiça.
No inicio não existia a tecnologia dos caminhões refrigerados para produtos perecíveis, por isso a empresa sofreu vários problemas para o crescimento da produção, pois precisava de transporte aos principais centros consumidores, sendo um deles, em especial, a região sudeste. Somente em 1952 conseguiram encontrar uma solução que foi arrendar um avião da companhia aérea Panair do Brasil, para levar os produtos perecíveis e frescos da fabrica até a região sudeste. Com essa conquista, em 1955 foi criada a Sadia Transportes Aéreos. No ano 1972 além de levar produtos, a empresa oferecia a opção de transportar passageiros em suas aeronaves, com isso, se tornou uma empresa aérea independente. Em 1975, a SADIA iniciou as exportações de frango congelado para o Oriente Médio e assumiu liderança entre os exportadores nacionais.
Em 1985 o mascote da sadia ganha um nome escolhido por meio de um concurso: LEQUETREQUE. Em 1989 a empresa envolve-se em uma causa esportiva, e cria uma equipe de vôlei feminino, sendo este, o primeiro time do Brasil a ser gerenciado por uma empresa. No ano de 2001 a Sadia foi eleita por uma consultoria inglesa: A Interbrand, como uma valiosa marca de alimentos no Brasil.
As negociações para a compra da Sadia pela Perdigão tiveram inicio em 2008, com o presidente José Antônio do Prado Fay. O sucesso da fusão anunciado em 19 de maio de 2009, dando origem à BRF. A operação da fusão ocorreu por meio da troca de ações e foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Criando a gigante do setor de alimentos Brasil Foods (BRF), uma das maiores empresas do ramo no mundo.
A BRF tornou-se referência em alimentação graças aos produtos e campanhas inovadoras que ajudaram a mudar a realidade da cidade. Atualmente, é formada por mais de 105 mil funcionários em 35 unidades industriais no Brasil, 13 fábricas no exterior (oitos na Argentina, uma no Reino Unido, uma na Holanda, duas na Tailândia e uma no Emirados Árabes) e 40 centros de distribuição, responsável pelo abate diário de 290 mil frangos e produção de 426 toneladas de cortes suínos, fornecidos por um sistema integrado com mais de 1.400 produtores
...