Trabalho Unopar 1º Semestre
Por: amandamaio • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.200 Palavras (5 Páginas) • 870 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO: “Santa Casa de SP em crise” 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Baseado no artigo “Santa Casa de SP recua e suspende demissões”, discutir e argumentar a relação com a Gestão de Pessoas. Levando em consideração os aspectos e conteúdos trabalhos.
Demonstrando a fragilidade no setor da administração desta entidade. Apresentando os impactos nessa tomada de decisão pode gerar para sociedade de São Paulo.
2 DESENVOLVIMENTO: “SANTA CASA DE SP EM CRISE”
O valor é a relação que estabelece entre o sujeito que valora e o objeto valorado. Não existe um objeto com determinado valor. Os objetos têm o valor que o sujeito lhe atribui, ou seja, não há valor em si, mas o valor a alguém. A ação de valorar está restrita à esfera humana e está no centro de nossa vida. (ALMEIDA, OKÇANA, 2013, p. 4)
O objetivo de qualquer valoração é, sem dúvida, orientar ação prática. Se o ar é um valor para o ser vivo, é preciso evitar a poluição, que comprometa a qualidade desse bem indispensável. Se a credibilidade é um valor, não podemos mentir o tempo todo; caso contrario, as relações humanas se corrompem. Portanto diante daquilo que é, a valoração nos orienta para o que deve ser. (ARANHA, 2005, p. 198)
Como podemos observar no artigo, o superintendente da instituição Santa Casa de São Paulo, quando tomou a decisão de demitir cerca de 1100 funcionários, só considerou a redução de custos da folha de pagamento, sem levar em consideração os valores que os próprios teriam com a instituição. Sendo que esses problemas financeiros surgiram por má administração e organização quanto a distribuição dos funcionários.
Com a identificação da Secretaria da Saúde, que a instituição apresentava uma média de 21 funcionários por leito, sendo que as demais instituições, a média de 5 funcionários por leito.
Mesmo com o comunicado das demissões da instituição ao MPT – Ministério Público do trabalho, nenhum funcionário teria sido dispensado. Essas demissões teria forte influência no funcionalismo da microeconomia da entidade.
O profissional de RH dessa entidade precisam reconhecer a necessidade de mudanças e buscar caminhos que ajudem a resgatar o melhor desenvolvimento da entidade ao longo dos anos.
Para um gestor conseguir dar direcionamento ao empreendimento, é necessário também que ele enxergue a organização em sua totalidade, incluindo o mercado onde ela esta inserida. Assim, ele deve ter uma visão global, mas também a capacidade de perceber os detalhes para que possa analisar com clareza as possibilidades da empresa dentro do mercado em que esta atua (ALMEIDA; OKÇANA, 2013).
Quando a instituição demite em grande proporção, também ocorre uma grande redução de demanda de prestação de serviços dentro da instituição, tendo que fazer um direcionamento das atividades e dos cargos dos funcionários demitidos, redirecionando as responsabilidades a outros trabalhadores.
Determinar o nível de produção é o mesmo que medir o crescimento ou decréscimo da economia. A produção de um país é composta de diversos produtos e serviços. Pela impossibilidade de agregá-los, obtendo um único indicador, os economistas criaram um conceito de produto. Desta forma, com o objetivo de avaliar o nível de produção de um país, calcula-se o produto (SCATENA, 2012).
Através das tecnologias e dos sistemas de informações podemos obter dados em tempo real para assim orientar nas melhores decisões. |Com essas informações consegui se um melhor resultado na organização da entidade.
O ideal é que o sistema de informações trabalhe conjuntamente, utilizando sistemas integrados e que possam abranger todas as áreas funcionais da entidade. Utilizando aplicativos integrados a entidade torna-se mais flexível e produtiva coordenando seus processos de negócios.
Observe o quadro e as seguintes colocações do autor:
-sistemas integrados: também conhecidos como sistemas de planejamento de recursos empresariais, são utilizados para integrar processos de negócios na áreas de manufatura e produção, finanças e contabilidade, vendas e marketing e recursos humanos em um único sistema de software. Os gerentes podem usar a informação integrada para tomar decisões mais precisas no momento apropriado.
-sistemas de gestão da cadeia de suprimentos: ajudam a empresa a administrar sua relação com os fornecedores. O objetivo principal é levar a quantidade certa de produtos a fonte para o ponto e consumo, gastando o mínimo de tempo e com o menor custo possível.
-sistema de gestão do relacionamento com o cliente: ajudam as empresas a administrar sua relação e a retenção dos clientes.
-sistema de gestão do conhecimento: permitem as empresas administrar melhor seus processos a fim de capturar e aplicar conhecimentos. Esses sistemas
...