Trabalho como ativo intangível
Artigo: Trabalho como ativo intangível. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegolos • 3/4/2014 • Artigo • 751 Palavras (4 Páginas) • 262 Visualizações
Trabalho como ativo intangível
Os estudos de Sveiby na Suécia irão aprofundar as questões relacionadas à maneira que as empresas deverão proceder no gerenciamento do conhecimento como um ativo intangível e ao perfil necessário para a classe trabalhadora e a transferência do conhecimento.
Com exemplos de diversas empresas de diversos ramos de negocio, o texto de Sveiby mostra que as tendências das últimas décadas apontam que o responsável pelo aumento dos fluxos de caixa da empresa no mercado esta a excelência do gerenciamento dos ativos intangíveis.
O ativo intangível é chamado de “invisível” pela organização, pois, não é perceptível, ele não é uma coisa suficientemente clara ou definida para ser entendido ou percebido.
A diferença entre o valor de mercado de uma empresa de capital aberto e o seu valor contábil liquido oficial, considerando o valor dos ativos intangíveis pode ser obtido dessa forma.
Os grandes conceitos de ativos intangíveis dentro de uma organização são, por exemplo, as estruturas internas e externas, a competência do funcionário e a relação com clientes, fornecedores e a imagem da organização, segundo o autor Sveiby.
O funcionário apesar de não ser propriedade, e sim um voluntario da organização, tem grande importância para criar tanto ativos tangíveis como intangíveis, analisando sua escolaridade, experiência e capacidade de lidar com problemas práticos do dia-a-dia.
Em algumas empresas, um ativo intangível pode ser mais valorizado que outro, cada vez mais o grupo dos ativos intangíveis agrega mais valor do que os ativos tangíveis. As organizações do conhecimento são aquelas que sabem gerenciar as pessoas, criadoras de seu ativo intangível.
Os produtos que não são intrinsecamente escassos, ao contrario da terra, do petróleo e do ferro é a informação e conhecimento e podem ser produzidos pela mente humana a partir do nada. A comunicação entre pessoas pode ocasionar transferência de conhecimento, proporcionando melhores resultados para as empresas.
Partes fundamentais dos ativos intangíveis é o conhecimento, pois o funcionário competente é a fonte das estruturas. As seguintes características segundo Sveiby, para o conhecimento é oculto, orientado para a ação, sustentado, por regra é estar em constante mutação.
Um dos conceitos dinâmicos e o conhecimento que remete para aprender, esquecer lembrar e compreender. A palavra competência se resume a utilização do conhecimento pratico.
Traduz-se em nível organizacional a capacidade, competência (o poder), que uma organização age em relação às outras. Cada pessoa desenvolve a sua própria competência, o grande desafio das organizações é a tentativa de transferir a competência de uma pessoa, para outra. O conhecimento pode ser transferido através de informação.
O profissional gerente, o pessoal se suporte e o líder são os atores do processo, que tem como tarefa encontrar soluções para os problemas.
As características dos profissionais são: empreendedorismo, avanços em suas profissões, buscar soluções, finanças e reconhecimento publico. Os profissionais são os verdadeiros geradores de receitas de uma organização do conhecimento, pelo fato de serem orientados pelo poder hierárquico.
A pessoa
...