Trabalho da disciplina Gerenciamento da Integração e Escopo
Por: selucarvalho76 • 12/6/2016 • Artigo • 986 Palavras (4 Páginas) • 560 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Sergio Luiz de Carvalho
Trabalho da disciplina Gerenciamento da Integração e Escopo,
Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos
Camaçari
2016
Estudo de Caso:
Medisys Corp.: a equipe de desenvolvimento de produto IntensCare
REFERÊNCIA:
DANNELLON, A.; MARGOLIS, J. D. Medisys Corp.: a equipe de desenvolvimento de produto IntensCare. Havard Business School, 30 de Outubro de 2009.
Neste estudo de caso os autores abordam a criação do produto IntensCare, um novo sistema de monitoramento remoto para uso em unidades de tratamento intensivo de hospitais, desenvolvido pela empresa MediSys Corp, uma empresa norte-americana, fabricante de equipamentos médicos e fundada em 2002.
A empresa Medisys Corp se prepara para lançar em Agosto de 2009 o seu mais novo produto IntensCare referente á um sistema de monitoramento remoto para uso em unidades de tratamento intensivo de hospitais.
A empresa tem uma cultura voltada á inovação. Com 1750 funcionários que em 2008 teve faturamento de U$400 milhões onde desenvolvia, fabricava e vendia sistemas de monitoramento medico para o segmento hospitalar
Inicialmente o texto relata o histórico da empresa, seus antecedentes e organização. Os principais pontos deste tópico é o sucesso inicial da empresa, considerando a organização como “bem lucrativa”, onde posteriormente a percepção da diretoria de sinais de desaceleração de seu crescimento, principalmente devido à ampla concorrência de empresas com bastante recursos e que anunciaram que entrariam no mercado da MediSys com produtos concorrente do IntensCare.
Mediante ameaças no mercado, a Medisys passou a acelerar o desenvolvimento do seu novo produto para antecipar o lançamento para no máximo Agosto de 2009 ficando á frente dos seus concorrentes.
Com isso novas medidas foram adotadas e definidas para que todo esse processo possa acontecer, desde a contratação de um novo Presidente até a formação de uma equipe multidisciplinar focada para esse fim. E as mudanças da alta direção com a contratação do novo presidente, Art Beaumont, em Janeiro de 2008 com o objetivo de aperfeiçoar o foco estratégico da organização.
O texto cita que “Em poucas semanas, Beaumont introduzira uma série de mudanças”, como por exemplo, a criação de um Comitê Executivo e o foco em acelerar o desenvolvimento de produtos.
Os autores abordaram também todo o histórico do projeto IntensCare desde a ideia inicial, partida de um colaborador da empresa Aaron Gerson em setembro de 2006, os testes da ideia para verificar interesse ou não dos clientes e o lento progresso inicial de desenvolvimento do produto, que se iniciou em julho de 2007. Em agosto de 2008, Beaumont designou uma equipe central para acelerar o desenvolvimento deste novo sistema de monitoramento, alocou mais recursos e tratou o projeto com um senso de urgência.
Contudo no desenvolvimento desse projeto algumas preocupações e problemas surgiram, sendo os principais a solicitação da área de Marketing que o sistema fosse modular para atender uma potencial necessidade de mercado e a outra foi o problema da integração complexa entre software e hardware, bem como a engenharia estava empenhada para tentar resolver o problema de espaço interno, que era fundamental para cumprir o prazo de lançamento não tendo mais tempo para refazer o design do produto.
Nesta mesma fase, os autores deixaram claro que as áreas funcionais envolvidas no projeto entram em conflito de ideias e prioridades, não estavam tendo um bom relacionamento e a comunicação entre eles estavam comprometidas de forma que não estavam mais compartilhando entre eles as informações importantes do projeto. O gerente do projeto também encontra muita dificuldade em gerenciar o projeto por não ter autoridade para fazer com que a equipe cumprisse com seus compromissos. Desta forma, o projeto foi sendo executado com falha em integração.
...