Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Aquisições
Por: vctsouza • 16/2/2019 • Relatório de pesquisa • 647 Palavras (3 Páginas) • 314 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Viviane Cerqueira Testa de Souza
Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Aquisições,
Tutor: Prof. Antônio Luis Draque Penso
Rio de Janeiro-RJ
2019
FICHAMENTO
TÍTULO: Gerenciamento de Aquisições
CASO: “ Betapharm Corp”
REFERÊNCIA: Harvard Business School. 108-P02. 25 de Agosto 2005. Betapharm. Corp .(A). Susan L. Kulp; Taylor Randall.
TEXTO:
O presente caso apresenta um estudo sobre a Betapharm Corp. (A) no ano de 2005. Ela era uma das maiores indústrias farmacêuticas do mundo, em um patamar comparável a gigantes do setor como a Pfizer, Merck e J&J Pharmaceuticals Group, com uma fatia entre 5% e 10% do mercado global de medicamentos, possuindo medicamentos em diversas áreas. Nos anos entre 1996 e 2003, a Betapharm obteve um crescimento superior a seus concorrentes, com uma média de 15% ao ano. Ela ficava instalada na América do Norte, principal e maior mercado consumidor de medicamentos (49%), logo seguido de Europa (28 %) e Japão (28%). A administração estratégica da Betapharm, esperava que com o envelhecimento da população, a demanda por medicamentos continuasse com o crescimento acima dos 10%. A demanda por fármacos aumentou, entretanto, a entrada de medicamentos genéricos mais baratos e sua indicação nos receituários aumentava cada vez mais, onerando muito o lucro das industrias como a Betapharm, especialmente a partir do ano de 2003, quando mais de 73 % das receitas prescritas foram de medicamentos genéricos.
Contudo, vale ressaltar que apenas os remédios com proteção de patente não poderiam possuir versões genéricas, por isso são os mais lucrativos para a indústria farmacêutica. A referida empresa deveria investir constantemente em P&D, marketing e vendas, ou ainda focar no aprimoramento dos processos produtivos, com isso adquiriu um sistema chamado Emptoris ePass, que facilitava a busca de fornecedores pela internet.
Para conduzir esse novo processo foi criado um grupo de Sourcing, a equipe não buscava apenas o menor preço ou o menor lance os critérios de seleção iam além dos fatores meramente dos custos diretos, mas eram aspectos como: qualidade, assistência técnica, tempo de entrega e os custos para que o fornecedor se adapte aos padrões exigidos pela empresa e era composta por profissionais de diversos setores para submeter todos os fornecedores a uma criteriosa auditoria antes da licitação.
...