Trabalho de Gestão Financeira
Por: Arielle Gleicianne • 29/6/2022 • Trabalho acadêmico • 2.232 Palavras (9 Páginas) • 81 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
plano de marketing
05/2022
[pic 4]
Elaborado por: Arielle Glaucianne Miranda de Oliveira
Disciplina: Marketing
Turma: Marketing-0422-2_28
Introdução
O presente estudo tem como objetivo apresentar um Plano de Marketing com base nos estudos realizados, apresentando estratégias voltadas ás necessidades da empresa escolhida.
O estudo será dividido de acordo com os itens abaixo:
- Desenvolvimento
- Analise Ambiental da Empresa (Macro e Microambiente)
- Pesquisa de Mercado e Possíveis Resultados
- Análise Competitiva
- Proposta de Comunicação e Marketing
- Conclusão
Cabe ressaltar aqui, que trabalho em questão não irá abordar todas as necessidades da empresa em questão, este é um protótipo em cima do tema estudado.
Desenvolvimento
Para o desenvolvimento do trabalho em questão a empresa escolhida foi a Natura Cosméticos SA.
A Natura é uma empresa genuinamente brasileira fundada em 1969, mais precisamente no mês de agosto pelo empresário Antônio Luiz Seabra. No inicio dos anos 70, o mesmo decidiu investir no segmento de vendas diretas como forma de apresentar produtos únicos a partir de muitas vozes. Inicia aqui o projeto que viabilizaria o crescimento da empresa em nível mundial. Um dos pontos fortes da empresa, e também uma das suas principais estratégias de marketing utilizada é sua preocupação com a sustentabilidade, sendo uma empresa que trabalha fortemente seu “Green Marketing”, ou marketing verde. A Natura utiliza a sustentabilidade e a responsabilidade social desde a embalagem de seus produtos até a testagem de seus produtos que não são testados em animais.
[pic 5]
FONTE: Site Natura
Ao longo dos 53 anos de existência, a natura coleciona números impressionantes:
[pic 6]
Fonte: Relatório Anual Natura 2019
1. Análise Ambiental da Empresa
- Macroambiente:
- Forças demográficas:
Os consumidores Natura, possui um alto índice de fidelidade. O público consumidor prioritário são homens e mulheres de 20 a 50 anos. Além disso a Natura tem investido muito em produtos para o segmento infantil. 80% dos consumidores natura pertencem as classes A e B e ao estatro superior ao C
- Forças naturais:
A empresa é pioneira no Green Marketing de acordo com a ONU, pois trabalha reduzindo ao máximo o impacto no meio ambiente. É uma empresa amiga dos animais, não realizando testes de seus produtos nos mesmos. Suas embalagens sustentáveis, e em sua fabricação, 84% dos produtos possuem formulação vegana, e 93% das formulações são de origem naturais.
- Forças culturais:
A empresa possuiu atuação habitual em organizações setoriais e em movimentos de sustentabilidade e direitos humanos. A natura apoia diversos programas culturais em vários estados, além de ser integrante de vários comitês de sustentabilidade e desenvolvimento social.
- Forças políticas:
Além de Lei onde proíbe os testes em animais, a natura ainda participa do Comitê Brasileiro de Pacto Global da ONU .Também é integrante do Comitê Empresarial do estado de São Paulo, coordenando as iniciativas de estratégias e prioridades públicas.
- Forças tecnológicas:
A Natura colabora com institutos de pesquisas, faculdades e universidades, empresas e especialistas para o desenvolvimento de tecnologias para fomentar a inovação. Com a aquisição realizada em 2019 da Avon, a empresa também ganhou força em tecnologia agregando inovações para garantir APPs inovadores para consumidores e consultores, além de agilizar o processo logísticos. A Natura também lançou o &CoPay uma poderosa viabilizadora financeira para consultoras e líderes. As consultoras e líderes que abrem sua conta digital têm acesso a serviços de saldo, extrato e transferência gratuitos e podem pagar contas, fazer recarga de celular e realizar compras usando cartão de débito em um conjunto de serviços antes só disponíveis de forma fragmentada, oferecidas por diferentes plataformas e empresas. Outro serviço é a geração de links de pagamento, que permite que suas clientes paguem no crédito mesmo a distância;
- Forças econômicas:
Principalmente durante a pandemia, onde o Brasil presentou um aumento de 33,1% de desemprego, segundo o site G1, a empresa durante o mesmo período aumentou o número de consultoras buscando por uma oportunidade de renda. Ela também investiu no e-commerece durante a pandemia e viu uma oportunidade de crescimento do volume de vendas x consultoras, uma vez que o Brasil lidera na América Latina o uso de internet.
1.2 Microambiente:
- Empresa:
Multinacional brasileira que acredita no poder das relações e no poder da cosmética como ampliadora da consciência. Possui mais de 100 milhões de consumidores trabalhando em diversos canais. Possui mais de 1,7 milhões de consultoras na América Latina. A Natura celebrou 50 anos em 2019, um ano marcado por conquistas importantes em seu esforço para gerar impacto positivo nas esferas econômica, ambiental e social.
- Fornecedores:
A natura trabalha com uma avaliação rigorosa de seus novos fornecedores, avaliando a participação da empresa na socio biodiversidade, e suas padronizações dentro dos requisitos socioambientais. A Natura audita seus fornecedores considerando requisitos ambientais. Seus principais fornecedores são as indústrias químicas, indústrias de embalagens como Cartondruck, matéria-prima: Croda, fragrâncias: Givaudan, destacando também a Faber Castell, no segmento de produto acabado.
- Intermediários:
Os principais intermediários que fazem com que o produto chegue até o consumidor final são principalmente as consultoras de beleza e o e-commerce. Porém, a empresa também tem suas lojas físicas e quiosques espalhados em pontos estratégicos.
...