Trabalho gestão financeira unopar
Por: kelypepe • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.337 Palavras (6 Páginas) • 2.549 Visualizações
Gestão financeira e orçamento empresarial, noções de atuária e direito empresarial - unidos à contabilidade na busca da vantagem competitiva negocial
Introdução
Neste trabalho abordaremos temas importantes para uma boa administração financeira, que é uma ciência social. Estudaremos como empresas atuam no mercado e como mantém sua saúde financeira. Entenderemos conceitos e técnicas para desenvolvimento e um bom desempenho financeiro.
Veremos como o direito esta ajudando muitos empresários a se manterem legalizados e em desenvolvimento.
1. Gestão financeira e orçamento empresarial.
1.1 Conceito de Gestão financeira.
A Administração financeira são todos os totais de recursos, informações e dados importantes, utilizados em várias transações, envolvendo finanças relacionadas ao gerenciamento de uma empresa objetivando a maximização de lucros, trazendo decisões eficazes para a organização.
Suas funções básicas são:
-analisar, planejar e controlar
Tendo em foco a coordenação de atividades e avaliação das condições da organização, resultantes de dados contábeis, como:
- análise da produção,
- tomada de decisões,
- análise do fluxo de caixa,
-de busca do aumento de operações,
- programar e desenvolver medidas e projetos
- aproveitar oportunidades para investimentos
- busca de um retorno financeiro
1.2 Gestão financeira e fluxo de caixa.
O contador tem como principal função produzir, divulgar e mensurar o desempenho de uma empresa, é ele que avalia suas condições financeiras. É ele quem prepara demonstrações financeiras para receitas analisando o momento para venda ou pagamento de despesas e impostos.
Já o administrador financeiro dá ênfase ao fluxo de caixa, na entrada e saída de caixa. Planejando os fluxos necessários para que a empresa cumpra suas obrigações e atinja seus objetivos. Ele usa o regime de caixa reconhecendo receitas e despesas, independo de lucro ou prejuízo, precisa ter fluxo de caixa para quitar suas obrigações. O administrador baseia-se no regime de competência para descrever demonstrações financeiras para localizar problemas existentes ou futuros.
1.3 Principais decisões de investimento.
Um administrador financeiro tem como tarefa fazer a aplicação de recursos ou sua alocação em ativos correntes, longo prazo ou permanente em busca de retorno. O mercado financeiro tem várias áreas para investimentos. Para isso é importante a elaboração de um projeto, demonstrando viabilidade, através alguns índices que são fornecidos pela administração e que ajudam nas analises do retorno de investimento.
Só que alguns fatores devem ser observados, diante do planejado ele pode vir a acontecer ou não, dependendo pode-se ter prejuízo.
1.4 Risco e retorno.
Risco: é algo que é presente em qualquer atividade, esta palavra é sinônima de incerteza referindo-se a variabilidade dos retornos, ainda mais quando se fala em patrimônio de uma organização. Podemos analisar e planejar acontecimentos recentes ou até mesmo futuramente, que podem ou não serem positivos. È necessário uma boa gestão do risco, para minimizar ou mesmo anulá-lo. O risco pode ser mínimo quando é adotada uma política conservadora baseada no capital de giro. Em todos os projetos de investimentos precisam ser levado em conta a inflação, já que ela pode atrasar o crescimento econômico.
Retorno: São pontos que afetam as decisões da organização, medindo o risco com base na variabilidade dos retornos, que é o ganho ou perda total sofrido por um investimento, mas se tratando de finanças quanto maior o risco maior será a taxa de retorno e quanto menor o risco menor a taxa de retorno.
1.5 Principais tipos de orçamento.
Orçamento geral é quando uma empresa faz um plano de ação em determinado período, coordenando o que precisa ser melhorado. Ele pode cobrir aspectos financeiros ou não, a partir de demonstrações financeiras preparadas para períodos futuros. Quando uma empresa é bem administrada se tem:
- Planejamento para um bom desempenho empresarial,
- Fornecimento de uma estrutura de referência,
- Análise de variações do planejado,
- Novo planejamento, feedback,
São 2 tipos de orçamento geral:
Orçamento operacional que demonstra funcionalidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos, é a sustentação operacional da organização.
Orçamento financeiro composto pelo orçamento de dispêndio de capital, fluxo de caixa, balanço patrimonial e demonstração financeira.
Toda empresa costuma fazer orçamento para compararem os resultados alcançados para controlar seu planejamento.
1.6 Pontos positivos do orçamento para a gestão.
Orçamento contribui significativamente para o real controle de uma administração, veja:
Impulsiona o planejamento e programação de estratégias,
Proporciona a avaliação do desempenho
Motiva administradores e colaboradores
Promove coordenação e comunicação dentro da empresa.
O orçamento torna-se útil e integralizado expressando as estratégias que uma empresa pode fazer, gera compromisso e responsabilidade dos colaboradores com os ideais da empresa.
2. Noções de atuária
2.1 Conceitos de atuária
É o estudo e desenvolvimento de metodologias e técnicas com a finalidade de analisar e identificar riscos, tendo capacidade de estabelecer e prever decisões nas empresas. Tem como objetivos promover o equilíbrio financeiro e econômicos garantindo solvência das obrigações. Os cálculos atuariais derivam da matemática e estatísticas. Com o crescimento de empresas que atuam no ramo de seguros e fundos, a atuária tem ampliado seu campo de atuação.
2.2 Previdência no Brasil
No Brasil temos três tipos de previdência, a diferença entre elas são participantes, patrocinadores e beneficiários.
- RGPS Regime Geral de Previdência Social: operada pelo INSS, uma entidade pública e de filiação dos trabalhadores pela CLT;
- RPPS Regime Próprio de Previdência Social: Institutos ou entidades previdenciários e de filiação obrigatória para servidores públicos;
- Regime de Previdência Complementar: operado por entidades abertas ou fechadas de previdência complementar, regime privado, com filiação facultativa, criado com finalidade de proporcionar uma renda adicional ao trabalhador para complementar sua previdência oficial.
Tanto a pública ou privada gera altas quantias de recursos para a previdência, mas chamam à atenção as ações brasileiras voltadas para regulação e tratamento da aposentadoria.
Previdência Privada aberta: criada pela Susep, os planos são adquiridos por pessoa física ou jurídica e comercializados por bancos e seguradoras são aqueles com finalidade de beneficiar um grupo de pessoas, sindicato, empresa ou classe profissional.
...