Trabalho de marketing
Por: Jonathan Julian • 6/7/2017 • Projeto de pesquisa • 2.169 Palavras (9 Páginas) • 231 Visualizações
universidade federal de pernambuco
Centro Acadêmico do agreste
núcleo de gestão
administração
indianara rafaela barros da silva
Jonathan julian da silva barros
pedro gabriel dos santos araújo
plano de marketing agreste louças sanitárias
caruaru / PE
2017
1 – Sumário Executivo
A empresa Agreste louças sanitárias cria esse plano de marketing para a inauguração, e também mostrar os nossos produtos a futuros clientes. A empresa está situada na cidade de Caruaru-PE, e tem como seu foco principal no início de suas atividades toda a região do agreste pernambucano.
A Agreste conta com serviços de fabricação e personalização de louças sanitárias no setor corporativo e de construção civil, além de fornecer nossos variados produtos para varejistas de grandes lojas que queiram disponibilizar seus produtos para seus clientes.
No segmento em que a empresa atua já existe concorrentes muito fortes que já lideram o mercado, e a proposta inicial da Agreste é conseguir uma pequena fatia do mercado nos primeiros anos de existência.
Antes de iniciar suas atividades a empresa realizou um estudo detalhado com esse plano de marketing, para analisar o mercado e identificar tendências e oportunidades para seu negócio. A Agreste pretende criar um vaso sanitário de qualidade e que também tenha um sistema que evite o desperdício de água, mas focando principalmente no seu principal diferencial que é as personalizações feitas para seus clientes.
Esse produto terá o preço de R$ 450,00 em média e está dentro de um público-alvo da classe média e classe média alta situada no agreste pernambucano. Serão utilizadas estratégias de divulgação do novo produto em feiras do segmento e mídias de comunicação.
Com esse plano de marketing a Agreste louças sanitárias espera que sua marca seja primeiramente potencialmente conhecida na região para que depois possa expandir. Espera-se também o crescimento no seu Market share dentro do mercado que possibilite por enquanto ser a quarta força no segmento de louças sanitárias, que aumente o seu faturamento e lucratividade, e oferecer um serviço pouco explorado na região que é a personalização do seu vaso e de outros produtos sanitários, oferecendo o melhor atendimento e produtos de qualidade para garantir uma continua satisfação de seus clientes.
2 – Análise Ambiental
- Fatores econômicos: Segundo dados da ABCERAM a indústria brasileira de louça sanitária apresenta um bom nível tecnológico, sendo considerado um dos maiores produtores mundiais. Em nosso estado estão alocadas quatro fábricas sendo três de nossos concorrentes, além da nossa própria. Além disso, o setor econômico da construção civil encontra-se em ligeira queda e de acordo com dados do setor deve apresentar retração de 5% este ano. Isso demonstra que de maneira positiva nossa empresa possuí a tecnologia para se inserir neste mercado, entretanto de forma negativa as vendas podem ser prejudicadas devido a crise econômica no setor de construção.
- Fatores socioeconômicos: Optou-se por instalar nossa sede no polo industrial da cidade de Caruaru, assim agregando como mercado inicial as cidades do Pólo Têxtil de confecções: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Destas três cidades Caruaru é a maior possuindo atualmente pouco mais de 350mil habitantes. Desse total estima-se que pouco mais de 80mil estejam inseridas formalmente no mercado de trabalho. Com relação ao PIB Caruaru assume a posição de número 11 dentre as 185 cidades do estado. De maneira positiva teremos um mercado inicial de pouco mais de 47mil domicílios compostos por famílias com renda média de R$1774, 19 nestas três cidades.
- Fatores político/legais: Como fatores políticos e legais deverão ser cumpridos as normas de produção de louças sanitárias e seus agregados definidas pela ABNT, as normas do código de defesa do consumidor, leis ambientais para a coleta de dejetos da produção visando emitir o mínimo possível de poluentes. Também será necessário verificar os encargos com royalties no caso de utilizarmos imagens de marcas licenciadas como personagens de filmes, séries, jogos e quadrinhos. Um fator negativo pode ser o uso de imagens relacionadas a personagens licenciados, tendo em vista que deveremos cumprir com o pagamento de direitos autorais destas marcas.
- Concorrentes: Os principais concorrentes são empresas já atuantes no mercado e com tradição em seus produtos. O principal concorrente que oferece um produto aproximado ao nosso é responsável por cerca de 35% do Market share da região.
- Fatores internos: A Agreste possui infraestrutura adequada, pessoal qualificado com nível médio e superior, pessoal de limpeza, setor de gráfica com impressoras HD, laboratório de informática e setor de fabricação das louças. Isso demonstra que teremos a capacidade necessária para oferecer aos clientes o melhor produto estimado.
2.1 – Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e Fraquezas
Analisando os fatores externos e internos da Agreste encontram-se as seguintes conclusões, levando-se em consideração suas forças e oportunidades, ameaças e fraquezas:
Forças:
| Fraquezas:
|
Oportunidades:
| Ameaças:
|
Forças e Oportunidades: Analisando em conjunto as forças e oportunidades será necessário investir em desenvolvimento de tecnologia para oferecer aos clientes produtos que não são encontrados nos concorrentes. Também será necessário ficarmos atentos aos lançamentos do cinema, revistas e etc. para saber quais personanges estão em alta e podem ser atrativos aos clientes.
...