Trabalho de mercadologica
Por: morganaareas • 13/5/2015 • Dissertação • 1.999 Palavras (8 Páginas) • 247 Visualizações
E.T.E João Barcelos Martins
A arte de influenciar
Morgana Arêas Moço
Pâmela Alvarenga
26 de dezembro de 2013
Campos dos Goytacazes
- INTRODUÇÃO
Durante os estudos em sala de aula podemos descobrir a importância que tem o marketing para o sucesso de uma empresa, e ampliamos nossos conhecimentos quanto ao conceito que nos é dado por livros e outros meios de pesquisas. O marketing é um processo social, por meio do qual pessoas, ou um determinado grupo de pessoas alcançam aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços, que é tudo aquilo que vai satisfazer de alguma forma as necessidades e os desejos de quem o obtem, de valor, que nada mais é do que a diferença entre o que o cliente ganha comprando e usando o produto, em cima do seu preço de produção, com outros.
O marketing é mais complexo do que se parece, e alguns fatores são essenciais para se obter sucesso, seu objetivo é conhecer e compreender o cliente, de modo que o produto ou serviço se ajuste a ele, promovendo as vendas, e tornando-as mais fáceis, e para se alcançar tal objetivo alguns itens são importantes e devem ser levados em conta, e estudados da forma devida. Deve ser antes de tudo traçado um alvo, onde o marketing vai atuar, e dentre os alvos, podemos citar; Bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, organizações, informações, e idéias. Saber a quem se quer atingir e o que se tem em mãos para promover é fundamental.
O sucesso do marketing não depende somente dos gerentes de marketing e sim de todo um conjunto, de outros grupos unidos, e para isso, deve-se conhecer, e estar a par de todo o ambiente do marketing, ao qual é dividido em Micro Ambiente; Empresa, fornecedores, intermediários, clientes, concorrentes, e o publico. Ou seja, todos aqueles ambientes que interferem de forma direta na qualidade que se pode oferecer de um determinado produto ou serviço. E também o temos o Macro Ambiente; Ambiente Demográfico, Econômico, Natural, Tecnológico, Político e Cultura. Que são ambientes que podem influenciar de forma direta, e indireta nos resultados que se deseja obter.
Ainda dentro do marketing encontramos ferramentas que fazem toda a diferença na hora de lançar seu produto no mercado, e superar a concorrência, e o Mix de marketing é uma dessas ferramentas que engloba todo um conjunto que se utiliza uma empresa na hora de alcançar seu mercado alvo e atingir seus objetivos.
O mix de Marketing se resume em: Produto – Preço – Pontos de Venda – propaganda – Pós Venda. Tendo cada qual uma função, e importância que completa a outra, e que se bem estudada, e planejada pode por a empresa bem a frente de sua concorrência.
O produto resume-se a um conjunto de características e benefícios, sendo eles reais, ou simbólicos em forma de bens, serviços, locais, organizações, idéias e pessoas, ou até mesmo em uma combinação de mais de um desses elementos que tem a capacidade de satisfazer necessidades e desejos de clientes dispostos a pagar por ele, e esse em divido em níveis como; Beneficio- núcleo, produto básico, produto esperado, produto ampliado, produto potencial. Valendo destacar que a concorrência vai estar sempre no nível de produto ampliado, mas as organizações precisam estar sempre trabalhando no nível de produto potencial, garantindo assim uma posição a frente de seus concorrentes.
Em contra partida, encontramos o preço, que deve justificar a troca, sendo levado em conta, o valor recebido x custos para se produzir, embalar, transportar x benefícios esperados.
Ainda compondo o mix de marketing encontramos outros detalhes importantes como os pontos de distribuição que devem ser estudados e friamente calculados, a propaganda e promoção, e o serviço de pós venda.
Outra forma de marketing que aprendemos que se usada de forma sabia serve de apoio as ações de propaganda e promoção e a ferramenta de comunicação: Merchandising que é uma técnica, ação, ou material promocional usado no ponto de vendas proporcionando informações e melhor visibilidade do produto, marcas, ou serviço com o propósito de motivar, e influenciar no ato da compra do consumidor.
As propagandas são utilizadas pelas empresas para o auxilio da influencia na decisão de compra, persuadido o cliente, e despertando nele o desejo e a necessidades de possuir aquele produto ou serviço. As promoções de vendas, e o merchandising funcionam como um auxilio as propagandas, porem todas as três ferramentas são de extrema importância, pois uma completa a outra. Pois se o objetivo é convencer o consumidor, precisamos das propagandas que de alguma forma vai apresentar ou expor ao publico alvo seu produto ou serviço; Das promoções de venda, que é nada além do conjunto de métodos e recursos que visam aumentar ou acelerar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um determinado período, sendo uma motivação a mais na hora do cliente optar pelo seu produto, ou marca; E por fim, porem não menos importante o merchandising que feito da forma certa, no lugar certo, e para o cliente certo é um diferencial que eleva sua marca, produto ou serviço, garantindo a preferência do cliente diante a concorrência.
- DESENVOLVIMENTO
As três propagandas selecionadas utilizam o apelo emocional como ferramenta de persuasão. Tendo em vista o predomínio do caráter pessoal e emotivo, sendo uma eficiente forma de atingir o consumidor. Segundo Golemann: “Sabemos por experiência própria, quando se trata de moldar nossas decisões e ações, a emoção pesa tanto – e às vezes muito mais – quanto a razão.” E é desta forma que essas propagandas buscam alcançar seus objetivos. E a musica no fundo das três propagandas também é uma semelhança que ajuda na hora de aprofundar ainda mais a dramatização apresentada, deixando mais claro o apelo à emoção que na verdade é um apelo a valores, onde se desenvolve um caráter argumentativo e manipulador, que através de poucas palavras conseguem influenciar diretamente no comportamento e conquista do consumidor, fazendo-o aderir a sua idéia, consumindo seu produto ou serviço.
Por outro lado, as propagandas fazem apelos emocionais diferentes.
A primeira usa o apelo afetivo, a idéia do amor incondicional, que apesar de clichê até hoje nos prende a atenção. Duas pessoas de idade, ainda casados, onde um cuida do outro, despertando aquele desejo que a grande maioria das pessoas tem, de serem bem cuidados, e encontrar um alguém com quem passar o resto da vida. Os acontecimentos, narrados por um dos “personagens” da propaganda, também se destaca entre as diferenças apresentadas pelas três propagandas.
...