Trabalho em grupo 6º semestre
Por: Sandra Leocadio • 4/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.465 Palavras (10 Páginas) • 386 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
Introdução | 4 |
Desenvolvimento | 5 |
Análise da entrevista | 5 |
Conclusão | 11 |
Referencias | 12 |
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar análise sobre administração financeira mediante entrevista realizada a empresa pesquisada, de acordo com as orientações nos questionários apresentados pela Instituição de Ensino.
O principal objetivo da Administração Financeira para as empresas é o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros (Braga, 1995). Os proprietários investem em suas entidades e doravante pretendem ter um retorno compatível com o risco assumido, através de geração de resultados econômico-financeiros (lucro/caixa) adequados por um tempo longo, ou seja, durante a perpetuidade da organização. Uma geração adequada de lucro e caixa faz com que a empresa contribua de forma ativa e moderna em funções sociais, ou seja, pagamentos de salários e encargos, capacitação dos funcionários, investimentos em novas Tecnologias de Informação (TI), etc. Na visão dos proprietários, uma organização pode ser conhecida como um sistema de gera lucros e maximiza os recursos nela investidos
DESENVOLVIMENTO
Atualmente existe uma grande preocupação com a gestão das pequenas empresas, uma vez que as mesmas são consideradas de grande importância no crescimento e maturação de uma economia saudável e responsáveis pela geração de oportunidades que absorve uma parte considerável da população ativamente econômica disponível no mercado de trabalho e pelo incentivo ao desenvolvimento empresarial. As pequenas empresas tem atuado em vários setores e alcançado êxito em muitos deles, principalmente quando concentra seus esforços em mercados pequenos, isolados, despercebidos ou imperfeitos, atendendo uma demanda marginal e flutuante, mas também encontra várias adversidades como problemas de ordem econômica, financeira, técnica, mercadológica, administrativa ou comportamental, e pela dificuldade de superá-los, muitas delas encerram as atividades de forma involuntária.
.
EMPRESA: CETRR
RAZÃO SOCIAL: Centro de Especialidade Técnica de Roraima
SETOR: Coordenação pedagógica
PORTE: PEQUENO
CIDADE: BOA VISTA/RR
ANÁLISE
A empresa entrevistada presta serviços ministrando cursos profissionalizantes, com o seu nome fantasia Instituto Centro de Especialidade Técnica, onde há 10 anos o CET, iniciou suas atividades localizado em um bairro da periferia com menos de 100 (cem) alunos e média de 08 colaboradores.
A empresa promove bolsas de estudo com 50% de desconto, certificados no término dos cursos.
Ao analisar a empresa, identificamos que a Gerente fez um planejamento estratégico pelo motivo de aumento pela procura dos cursos ofertados, para mudança de endereço, com um prédio maior, com outras salas disponíveis, para atender a procura, e atender a clientela. O planejamento estratégico foi colocado em prática, onde fez a mudança de endereço, que resultou no aumento de colaboradores e de alunos, e consequentemente, com aumento da lucratividade.
A empresa pesquisada, trabalha com orçamento e previsão flutuantes, mas só tem orçamento de caixa mensal, onde trabalha com promoções de acordo com a demanda dos cursos, oferecendo vantagens aos alunos, através da previsão flutuante.
Identificamos que o orçamento de caixa é elaborado com premissas conservadoras de modo a dar maior segurança para empresa, existindo um acompanhamento mensal de fluxo diário de caixa, inclusive, sendo acompanhado, monitorado diariamente, através de controle de entradas e saídas, por um colaborador capacitado para esta atividade, e a empresa não elabora orçamentos regulares.
De acordo com a gerente da empresa, “não devemos correr riscos de sofrer qualquer que seja os riscos na hora de analisar os resultados de cada mês, por isso, o orçamento é feito nos mínimos detalhes”.
De acordo com a entrevista e observação, identificamos que os orçamentos são revisados periodicamente através do fluxo de caixa, e que todos os gerentes participam das decisões da organização, e que com a gestão participativa, são realizados relatórios trimestral, e anual, como resultado do consenso das reuniões técnicas.
De acordo com a entrevista, identificamos que o detalhamento do orçamento é suficiente para orientar os gerentes nas tomadas de decisões.
A empresa faz revisão orçamentária diariamente, até mesmo pelo fato de ser uma empresa de pequeno porte, e há entrada de aluno para diversos cursos, além de transferências, pagamentos de mensalidades, entre outros.
Em relação aos custos, os colaboradores se reúnem uma vez por semana com o gerente, fazem plano de ação, e realizam as tomadas de decisão sobre o funcionamento interno da empresa, sendo estipulados dias e horários de treinamentos para o planejamento sobre os custos, os resultados nos trimestres anteriores, que servem de indicadores para o planejamento orçamentário para os trimestres seguintes.
A estratégia utilizada, é a promoção de diversos cursos, facilidade nos pagamentos, onde estes podem pagar avista, boleto ou cartão de crédito, além de cursos paralelos para complementação de carga horária, e curso de especialização na área escolhida.
...