TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Ford(unopar

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL        

2.1.1        Os três princípios básicos de Ford        

2.1.2        Trabalho Informal        

2.2        COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM        

2.2.1        Relação Do Homem com o Trabalho        

2.2.2        Cultura Organizacional do McDonald’s        

2.3        HOMEM CULTURA E SOCIEDADE        

2.3.1        Ideologia e Cultura        

2.3.2        Relação entre a resenha e o texto        

2.4        COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        

2.4.1        Informacionalismo        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma produção textual interdisciplinar individual criada com o objetivo de aprofundar o conhecimento teórico sobre as disciplinas do semestre a partir da leitura de um artigo científico: “Da rotina à flexibilidade: análise das características do fordismo fora da indústria”.

                             O artigo trata da transição do "fordismo" ao "pós-fordismo", ou seja, da produção em massa para a produção flexível, e das mudanças no mundo do trabalho. Dentre essas transformações tem-se que o aumento do desemprego e do trabalho informal, além da expansão do emprego no setor de serviços. O autor demonstra que as características do fordismo passam a ser verificadas, no mercado de trabalho atual, no setor de serviços e no setor informal da economia


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
  1. Os três princípios básicos de Ford

O Fordismo modificou profundamente a indústria automobilista. Trazendo com ele os três princípios básicos:

O princípio de intensificação: Foi qualificado para impulsionar a produção, fazendo com que a matéria prima entrasse mais rápido na fabrica. Com os operários perto dos equipamentos torna mais rápida a entrega do produto.

O Princípio de economicidade: Baseia-se em consumir todo estoque de matéria prima que já estava sendo modificada. Vendendo o produto antes que fosse feito. Logo o dinheiro para o custo fixos da empresa era recuperado para uma nova compra.

O Princípio da produtividade: É o aumento da produtividade do operário, ou seja, uniformizam os movimentos e os equipamentos para que diminua o tempo e aumente a produção.

  1. Trabalho Informal

                            O Trabalho informal nada mais é do que pessoas que trabalham na rua ou em casa que não possuem salario fixo e não tem carteira assinada. Assim não se privilegiam dos benefícios dados pelo contratador.

Um exemplo disso são as costureiras que trabalham em casa e tem que fazer muitas peças de roupas controlando seu tempo.

 

  1. COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
  1. Relação do Homem com o trabalho

Nas ultimas décadas houve muitas mudanças na relação do homem com o trabalho. Alguns exemplos são mulheres entrando em grande numero no mercado de trabalho, o desemprego aumentando, surgiu uma nova forma de administrar que ultrapassou o Fordismo e o Taylorismo, além da tecnologia ter se desenvolvido muito nos últimos anos.

Atualmente para se entrar em uma determinada empresa é necessário que se tenha uma escolaridade avançada. Não só para ter conhecimento, más para garantir seu futuro, pois nos dias de hoje não é seguro dizer que um funcionário vai trabalhar até o fim da vida em uma empresa.

                            Além disso, o ser humano necessita suprir suas necessidades.  Segundo a Teoria de Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em cinco níveis:

  1. Necessidades fisiológicas: São as necessidades do corpo,como se alimentar, respirar.
  2. Necessidades de segurança: Atualmente, vivemos em um mundo cheio de perigos e tentamos proteger a quem nós amamos e nos proteger.
  3. Necessidades sociais: Para se completar o ser humano necessita ter amor, ser aceito, ser compreendido por outras pessoas. Quando ele é compreendido logo ele tem a sensação de pertencer à sociedade.
  4. Necessidades de Status e Estima: O ser humano que consegue alcançar seus objetivos e ganhar méritos por isso. Ela começa se dar valor e crer em si mesma.
  5. Necessidade de auto-realização: Quando superamos desafios nos sentimos bem, pois estamos mostrando nosso potencial.

Podemos ainda afirmar dentro da teoria de Maslow que quando o ser humano completa essas cinco teorias ele consegue alcançar seus objetivos e mostrar competência no que ele vai fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (315.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com