Trablhos
Por: rodrigo06071981 • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.567 Palavras (7 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)
Daiane Portes Neves Cantalogo RA 1400759
Rodrigo de Oliveira e Silva RA 1419967
Jéssica Costa Arantes RA 1414540
Pólo de Uberlândia
2015
Daiane Portes Neves Cantalogo Rodrigo de Oliveira e Silva
Jéssica Costa Arantes
Projeto: Cidadania Planetária
“Vamos plantar um mundo melhor”
Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de ___________________, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola – Comunidade,
ministrada pelo (a) Prof. a)._______________________________.
Pólo de Uberlândia
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. DESENVOLVIMENTO 05
2.1 Breve Histórico da Escola 05
2.2 Marco Operativo 07
2.3 Diagnóstico 10
2.4 Programação 12
2.5 Avaliação 12
2.6 Relato de Experiência do Aluno .........13
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............. 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
- INTRODUÇÃO
- Objetivos
- Justificativa
- Desenvolvimento
- Referencial teórico sobre o tema do projeto
- Resultados esperados:
- Considerações finais:
- Referências bibliográficas
Projeto: Cidadania Planetária
“Vamos plantar um mundo melhor”
Apresentação
O projeto Cidadania Planetária iniciou em 2010 com ações que dialogam e motivam a participação da comunidade discente e docente da Escola Colibri. O Projeto parte da Educação Sócio-ambiental enquanto um conjunto de ações que contribuam com o despertar de um mundo ecologicamente correto e socialmente justo. Nenhuma mudança de postura ocorre com ações imediatistas, por isso o projeto prevê estudos e ações permanentes organizadas a curto, médio e longo prazo.
“Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz, e a alegre celebração da vida”.
(Carta da Terra, 2000).
Justificativa
Uma das preocupações do mundo contemporâneo tem sido como garantir condições de sobrevivência à humanidade e demais seres vivos, num planeta cada vez mais poluído e devastado pelo próprio homem. Diante desta problemática, a escola formal, enquanto único espaço legítimo de formação humana e produção do conhecimento possui um papel ímpar na construção de novos paradigmas de consumo e convivência.
Consideramos, portanto, imprescindível para o convívio em sociedade, o conhecimento e a prática pedagógica voltada para a Cidadania Planetária, em que o respeito pela biodiversidade e a motivação para a cultura da paz permeie e oriente nossas ações cotidianas.
Para tanto, é imprescindível que o projeto não seja pautado em ações imediatistas e superficiais, caso contrário não atingiremos o verdadeiro objetivo que rege a educação: a formação humana.
Objetivo Geral
Sensibilizar a comunidade escolar para a preservação e o equilíbrio sócio-ambiental motivando e monitorando, assim, mudanças de posturas e valores na construção de novos paradigmas de consumo e convivência.
Objetivos Específicos
- Estimular o senso crítico dos educandos para uma formação voltada para cidadania.
- Desenvolver o aluno de maneira integral e humanizadora, trabalhando valores e contribuindo para a construção da cooperação, autonomia, senso de cuidado e de responsabilidade.
- Instrumentalizar os alunos para o exercício da investigação e da pesquisa instigando sua curiosidade e sua capacidade de organizar-se, planejar-se, comprimir prazos, auto avaliar-se e trabalhar em equipe.
- Trazer conteúdos contextualizados aproximando a escola da realidade sociocultural dos educandos e desenvolvendo sua capacidade de interpretação da realidade;
- Articular conteúdos curriculares de maneira inter e transdisciplinar, possibilitando, assim, que estes conteúdos tornem-se mais significativos aos alunos;
- Utilizar das ferramentas da Língua Portuguesa (ler, escrever, ouvir e falar) para o registro das etapas do trabalho, bem como a estruturação e comunicação dos resultados alcançados.
- Utilizar das ferramentas da Matemática para mensuração em gráficos e tabelas dos resultados quantitativos alcançados.
- Aproximar pais e familiares das ações da escola a fim de fortalecer o vínculo entre a comunidade escolar, compartilhando a sua proposta pedagógica e estabelecendo possíveis parcerias.
Eixos Temáticos
- Ecologia Pessoal: cuidado com nosso corpo, emoção, mente, espiritualidade, qualidade de vida, saúde, autonomia, identidade.
- Ecologia Social: solidariedade, diálogo, solução pacífica dos problemas, justiça social, cooperação, diversidade cultural, tolerância às diferenças, ações sociais, compaixão e inclusão.
- Ecologia Ambiental: união profunda com a natureza, simplicidade voluntária, vínculo de afetividade com a natureza, preservação ambiental, poluição, percepção da Terra enquanto GAIA, os 3 R´s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), biodiversidade, animais ameaçados de extinção, tráfico de animais silvestres, abandono e maus-tratos de animais domésticos, extração sustentável das florestas, sabedoria indígena, alimentação orgânica, agrotóxicos, compostagem, tecnologias limpas, fontes de energia.
Metodologia
Os objetivos do projeto devem ser atingidos por meio da problematização de situações cotidianas em que os alunos são convidados a refletirem criticamente sobre “situações-problemas” e, assim, construírem coletivamente possíveis soluções as quais serão monitoradas e reavaliadas a partir da mediação dos professores.
Para além das situações cotidianas, cada professor elegerá, juntamente com sua turma, ao início de cada ano letivo, uma problemática para ser sistematicamente trabalhada, elencando metas para serem alcançadas ao longo do ano.
...